Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.
Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.
Discuta com a turma:
Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).
Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.
Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.
Discuta com a turma:
Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).
Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade. Instrua que os alunos respondam as perguntas. A resposta pode ser oral ou você pode pedir para que a escrevam em folha ou no caderno.
Propósito: Conhecer a soma dos ângulos internos de triângulos.
Discuta com a turma:
Existe relações entre as somas dos ângulos dos triângulos? (sim, pois todas devem se aproximar ou ser exatamente 180º).
Será que existe algum triângulo em que a soma dos ângulos internos vai ser diferente de 180º? (Todos em os triângulos na geometria euclidiana a soma dos seus ângulos internos é 180º.)
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Separe os alunos em trios, que podem ser escolhidos pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos, para resolverem a atividade.
Propósito: Identificar a soma dos ângulos internos de polígonos com mais de três lados.
Discuta com a turma:
Quais as diferenças entre os polígonos? (A diferença é a quantidade de lados ou de ângulos).
Existe relação entre o número de lados e de ângulos dos polígonos? Qual? (Sim, a quantidade de ângulos é a mesma quantidade de lados)
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Discuta com a turma:
Como vocês resolveram as questões?
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.
Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.