Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Os ngulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal de base 60.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação da noção de ângulo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Desenvolver a capacidade de realizar operações com medidas sexagesimais para resolver problemas de ângulos utilizando graus, minutos e segundos.
Conceito-chave
Operações com ângulos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, transferidor, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver a capacidade de realizar operações com medidas sexagesimais para resolver problemas de ângulos utilizando graus, minutos e segundos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Vocês lembram do Sistema sexagesimal?
- Caso perceba que os alunos não se recordam da base 60, faça uma retomada breve com os pontos essenciais sobre o tema.
- Quantos minutos tem um grau? E quantos segundos tem um minuto?
- Deixe que eles se expressem livremente até que seja comum a todos esta informação.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Alguém consegue perceber porque não continuaremos a dividir, o resto menor que o divisor?
- Não continuaremos porque é inadmissível um valor decimal no registro em sistema sexagesimal e ainda o resto representa o valor em segundos.
- Perceberam que o quociente é maior que 60? O que fazer?
- Chamar atenção dos alunos para este detalhe é importante, faça com que percebam que quando temos um valor superior a 60 na casa dos minutos e segundos é necessário que façamos adequações.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Alguém consegue perceber porque não continuaremos a dividir, o resto menor que o divisor?
- Não continuaremos porque é inadmissível um valor decimal no registro em sistema sexagesimal e ainda o resto representa o valor em minutos.
- Perceberam que o quociente é maior que 60? O que fazer?
- Chamar atenção dos alunos para este detalhe é importante, faça com que percebam que quando temos um valor superior a 60 na casa dos minutos e segundos é necessário que façamos adequações.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- O que significa um ângulo complementar? E um suplementar
- Provoque a exposição dos alunos e deixe que se expressem, sistematize e organize as ideias que surgirem entes de avançar n slide..
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Qual o complementar de 65°?
- Provoque-os para que façam mentalmente este cálculo antes de avançar no slide.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- O que fazer com a falta de números na casa dos minutos e segundos neste caso?
- Chamar atenção dos alunos para este detalhe é importante, faça com que percebam que quando temos um valor exato de grau são omitidos as casas de minutos e segundos, usa-se então a regra do sistema sexagesimal para completar as casa.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- O que fazer com a falta de números na casa dos minutos e segundos neste caso?
- Chamar atenção dos alunos para este detalhe é importante, faça com que percebam que quando temos um valor exato de grau são omitidos as casas de minutos e segundos, usa-se então a regra do sistema sexagesimal para completar as casa.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- O que fazer com a falta de números na casa dos minutos e segundos neste caso?
- Chamar atenção dos alunos para este detalhe é importante, faça com que percebam que quando temos um valor exato de grau são omitidos as casas de minutos e segundos, usa-se então a regra do sistema sexagesimal para completar as casa.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- O que fazer com a falta de números na casa dos minutos e segundos neste caso?
- Chamar atenção dos alunos para este detalhe é importante, faça com que percebam que quando temos um valor exato de grau são omitidos as casas de minutos e segundos, usa-se então a regra do sistema sexagesimal para completar as casa.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Na casa dos minutos e segundo estão apenas valores menores que 60? E agora?
- Ao realizar esta pergunta antes de avançar o slide o professor pode reforçar a ideia de que as medidas devem ser adequadas..
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Na casa dos minutos e segundo estão apenas valores menores que 60? E agora?
- Ao realizar esta pergunta antes de avançar o slide o professor pode reforçar a ideia de que as medidas devem ser adequadas..
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Na casa dos minutos e segundo estão apenas valores menores que 60? E agora?
- Ao realizar esta pergunta antes de avançar o slide o professor pode reforçar a ideia de que as medidas devem ser adequadas..
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Na casa dos minutos e segundo estão apenas valores menores que 60? E agora?
- Ao realizar esta pergunta antes de avançar o slide o professor pode reforçar a ideia de que as medidas devem ser adequadas..
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Será que podemos multiplicar esta medida da mesma maneira que fazemos no sistema decimal?
- Esta reflexão ajudará o aluno a compreender que as “casa” devem ser multiplicada separadamente pois os empréstimos não possuem o mesmo valor nos dois sistemas.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Será que podemos multiplicar esta medida da mesma maneira que fazemos no sistema decimal?
- Esta reflexão ajudará o aluno a compreender que as “casa” devem ser multiplicada separadamente pois os empréstimos não possuem o mesmo valor nos dois sistemas.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.los de ângulos.
Discuta com a turma;
- Quem lembra o que significa bissetriz de um ângulo?
- Deixe que os alunos coloquem seus conhecimentos sobre o assunto, organize os conceitos e sistematize antes de avançar o slide.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal”.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Por que separar as casas?
- Esta reflexão ajuda o aluno a memorizar e compreender o algoritmo de divisão destas medidas.
Retomada
Tempo previsto: 15 minutos (slide 3 ao slide 20).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada do sistema sexagesimal para realizar sua introdução às operações com medidas de ângulos, bem como reavivar os conceitos de ângulo complementar, suplementar e bissetriz de um ângulo. Explique aos alunos que os babilônios utilizavam um sistema de numeração de base 60, conhecido como Sistema Sexagesimal, esse sistema de numeração necessita de 60 algarismos diferentes de 0 a 59. Para melhor orientar seus alunos acesse aqui o material completo sobre “Os Ângulos e o Sistema de Numeração Sexagesimal.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e contextualizar as operações com medidas de ângulos no sistema sexagesimal como base adequada para o registro dos submúltiplos de ângulos.
Discuta com a turma;
- Por que separar as casas?
- Esta reflexão ajuda o aluno a memorizar e compreender o algoritmo de divisão destas medidas.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 21 ao 22).
Orientações: A atividade principal apresenta quatro situações onde os alunos devem encontrar as medidas de ângulos complementares. Suplementares e da bissetriz de um determinado ângulo que estão expressos em sistema sexagesimal. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 21 ao 22).
Orientações: A atividade principal apresenta quatro situações onde os alunos devem encontrar as medidas de ângulos complementares. Suplementares e da bissetriz de um determinado ângulo que estão expressos em sistema sexagesimal. Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
Discussão da solução.
Tempo previsto: 8 minutos (slide 23 ao slide 28).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 8 minutos (slide 23 ao slide 28).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 8 minutos (slide 23 ao slide 28).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 8 minutos (slide 23 ao slide 28).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 8 minutos (slide 23 ao slide 28).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 8 minutos (slide 23 ao slide 28).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem fazer a transformação entre as unidades de medida.
Materiais Complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_20GRM09
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque na etapa Retomada, Encerramento, Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe os slides dessa etapa com os alunos e explore os questionamentos propostos nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma” de cada slide.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto no Aquecimento. Os alunos devem compartilhar as respostas dos cálculos propostos em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, incentive os alunos a usar uma ferramenta de áudio ou vídeo para explicar como realizaram seus movimentos. Lance as perguntas presentes nos slides do Aquecimento para guiá-los. Lembre-se que o objetivo dessa aula é que os alunos desenvolvam a capacidade de realizar cálculos com medidas sexagesimais.
Encerramento
Professor, se sua aula for síncrona, apresente o slide do Encerramento como sistematização e proponha aos alunos um fórum para que eles possam manifestar suas aprendizagens e dúvidas sobre o que foi trabalhado nessa aula. Caso contrário, se sua aula for assíncrona, você pode gravar um podcast com o texto que está no slide.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Proponha uma roda de conversa com os alunos, explorando as ideias propostas no item “Orientações”. Você pode organizar um novo fórum para que eles possam justificar a escolha da tábua utilizada pela personagem ou tirar possíveis dúvidas. Se achar necessário, utilize também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Pricilla Cerqueira
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Objetivos específicos
Desenvolver a capacidade de realizar operações com medidas sexagesimais para resolver problemas de ângulos utilizando graus, minutos e segundos.
Conceito-chave
Operações com ângulos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, transferidor, lápis, borracha, caderno.