Nomes das cidades
Plano de Aula
Plano de aula: Narrativas míticas x Dados arqueológicos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação de Roma antiga
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão fazer uma análise comparativa entre os mitos de formação de Roma: Enéias e Rômulo e Remo e os achados arqueológicos que indicam que na região de Roma já havia povos vivendo há muito tempo. Historiadores e arqueólogos afirmam que Roma começou a se formar antes desta data, no decorrer do segundo milênio antes de Cristo, com base em algumas aldeias de agricultores e pastores. Estes primeiros habitantes construíram suas cabanas no Monte Palatino, perto do Rio Tibre. Roma era, então, apenas uma das várias povoações onde viviam os latinos, povos da planície do Lácio. Sua população cresceu e se espalhou pelas sete colinas vizinhas, levando os romanos a construir uma primeira muralha protetora.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades, dos textos, lápis de cor ou hidrocor, lápis ou caneta e projetor.
Material complementar:
Placas com os nomes das cidades
Placas com as histórias das cidades:
Documento com a resolução da atividade história das cidades:
Texto 1: Eneias
Texto 2: Rômulo e Remo
Texto 3: Dados arqueológicos
Tabela para preenchimento
Charge:
Para você saber mais:
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
LEÃO, Delfim; BRANDÃO, José Luís. As origens da urbe e o período da monarquia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
COSTA, Alex Aparecido. Revisando a História Antiga: identidade, integração e outras abordagens contemporâneas. Disponível em: https://docplayer.com.br/70218417-Com-este-livro-norberto-luiz-guarinello-apresenta-um-panorama-da-historia-antiga.html. Acesso em: 16 mar. 2019.
BONFÁ, Douglas Cerdeira. Antiguidade, identidade e os usos do passado. Disponível para baixar em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/download/2676/2090. Acesso em: 16 mar. 2019.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. 9-23. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que a origem de Roma está relacionada a um mito e a dados arqueológicos e que há pontos de convergência importantes entre os dois, mas o principal de divergência é que já havia populações que ocupavam aquela região.
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