Nomes das cidades
Plano de Aula
Plano de aula: Narrativas míticas x Dados arqueológicos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação de Roma antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão fazer uma análise comparativa entre os mitos de formação de Roma: Enéias e Rômulo e Remo e os achados arqueológicos que indicam que na região de Roma já havia povos vivendo há muito tempo. Historiadores e arqueólogos afirmam que Roma começou a se formar antes desta data, no decorrer do segundo milênio antes de Cristo, com base em algumas aldeias de agricultores e pastores. Estes primeiros habitantes construíram suas cabanas no Monte Palatino, perto do Rio Tibre. Roma era, então, apenas uma das várias povoações onde viviam os latinos, povos da planície do Lácio. Sua população cresceu e se espalhou pelas sete colinas vizinhas, levando os romanos a construir uma primeira muralha protetora.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades, dos textos, lápis de cor ou hidrocor, lápis ou caneta e projetor.
Material complementar:
Placas com os nomes das cidades
Placas com as histórias das cidades:
Documento com a resolução da atividade história das cidades:
Texto 1: Eneias
Texto 2: Rômulo e Remo
Texto 3: Dados arqueológicos
Tabela para preenchimento
Charge:
Para você saber mais:
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
LEÃO, Delfim; BRANDÃO, José Luís. As origens da urbe e o período da monarquia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
COSTA, Alex Aparecido. Revisando a História Antiga: identidade, integração e outras abordagens contemporâneas. Disponível em: https://docplayer.com.br/70218417-Com-este-livro-norberto-luiz-guarinello-apresenta-um-panorama-da-historia-antiga.html. Acesso em: 16 mar. 2019.
BONFÁ, Douglas Cerdeira. Antiguidade, identidade e os usos do passado. Disponível para baixar em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/download/2676/2090. Acesso em: 16 mar. 2019.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. 9-23. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que a origem de Roma está relacionada a um mito e a dados arqueológicos e que há pontos de convergência importantes entre os dois, mas o principal de divergência é que já havia populações que ocupavam aquela região.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, projete ou imprima
para a turma as placas com nomes de cidades e com histórias das origens de cada cidade. Caso prefira imprimir, as placas com os nomes das cidades estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D7P7sYwPfHPDrkHF9jCCr7g5E5CDWMxJ325cB5B82kzhTxseD4hTnRj6NQpG/his6-11und01-nomes-das-cidades.pdf e as placas com as histórias estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JrD63a2PHjrAF8AgA7x6B2fFhU9qPcJkr2wrVTgCWFD3twdJZgEH28zfjyK8/his6-11und01-historias-das-cidades.pdf. Entregue um jogo de placas para cada trio e peça que eles leiam as histórias e tentem relacionar a cidade e a sua história. Deixe que os alunos levantem hipóteses e circule pela sala para verificar como os grupos estão trabalhando, mas sem dar respostas. Nesse momento é interessante que os alunos discutam entre si e busquem solucionar a atividade juntos.
Coloque as placas com os nomes das cidades no quadro e peça para que um aluno de cada grupo traga a história que foi escolhida, sem mostrar para a turma, neste momento. Quando todos estiverem perto do nome da cidade, peça que virem as placas e que comparem para verificar se chegaram na mesma conclusão ou não. Solicite que um dos alunos explique o que levou seu grupo a achar que era aquela história a da cidade em questão. Se houver mais do que uma história, peça que os alunos que divergirem expliquem o porquê da sua escolha.
Faça a atividade com todas as cidades das placas.
A resolução da atividade encontra-se disponível no documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUTZwxPdbNJs9cZ9t3CvP2AvDTE5aT4aKqy4N6XRuBfBTurrZmeGwQDZ7jBu/his6-11und01-historias-das-cidades-resolucao.pdf
Pergunte aos grupos: Todas as cidades têm uma história? Como estas histórias chegaram até nós?
Espera-se que os alunos percebam que sim, todas as cidades apresentam histórias sobre as suas origens que podem ser mitológicas ou documentadas.
Para você saber mais:
SILVA, Rafael. O Rio antes do Rio. Rio de Janeiro: Babilônia Cultura Editorial, 2015.
SAMPAIO. Theodoro. História da fundação da cidade de Salvador. Rio de Janeiro: IHGB, 1949.
PORTA. Paula. História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
KOURY, Jussara Rocha. História do Recife. REcife: Bagaço, 2012.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, projete ou imprima
para a turma as placas com nomes de cidades e com histórias das origens de cada cidade. Caso prefira imprimir, as placas com os nomes das cidades estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D7P7sYwPfHPDrkHF9jCCr7g5E5CDWMxJ325cB5B82kzhTxseD4hTnRj6NQpG/his6-11und01-nomes-das-cidades.pdf e as placas com as histórias estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JrD63a2PHjrAF8AgA7x6B2fFhU9qPcJkr2wrVTgCWFD3twdJZgEH28zfjyK8/his6-11und01-historias-das-cidades.pdf. Entregue um jogo de placas para cada trio e peça que eles leiam as histórias e tentem relacionar a cidade e a sua história. Deixe que os alunos levantem hipóteses e circule pela sala para verificar como os grupos estão trabalhando, mas sem dar respostas. Nesse momento é interessante que os alunos discutam entre si e busquem solucionar a atividade juntos.
Coloque as placas com os nomes das cidades no quadro e peça para que um aluno de cada grupo traga a história que foi escolhida, sem mostrar para a turma, neste momento. Quando todos estiverem perto do nome da cidade, peça que virem as placas e que comparem para verificar se chegaram na mesma conclusão ou não. Solicite que um dos alunos explique o que levou seu grupo a achar que era aquela história a da cidade em questão. Se houver mais do que uma história, peça que os alunos que divergirem expliquem o porquê da sua escolha.
Faça a atividade com todas as cidades das placas.
A resolução da atividade encontra-se disponível no documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUTZwxPdbNJs9cZ9t3CvP2AvDTE5aT4aKqy4N6XRuBfBTurrZmeGwQDZ7jBu/his6-11und01-historias-das-cidades-resolucao.pdf
Pergunte aos grupos: Todas as cidades têm uma história? Como estas histórias chegaram até nós?
Espera-se que os alunos percebam que sim, todas as cidades apresentam histórias sobre as suas origens que podem ser mitológicas ou documentadas.
Para você saber mais:
SILVA, Rafael. O Rio antes do Rio. Rio de Janeiro: Babilônia Cultura Editorial, 2015.
SAMPAIO. Theodoro. História da fundação da cidade de Salvador. Rio de Janeiro: IHGB, 1949.
PORTA. Paula. História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
KOURY, Jussara Rocha. História do Recife. Recife: Bagaço, 2012.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, projete ou imprima
para a turma as placas com nomes de cidades e com histórias das origens de cada cidade. Caso prefira imprimir, as placas com os nomes das cidades estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D7P7sYwPfHPDrkHF9jCCr7g5E5CDWMxJ325cB5B82kzhTxseD4hTnRj6NQpG/his6-11und01-nomes-das-cidades.pdf e as placas com as histórias estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JrD63a2PHjrAF8AgA7x6B2fFhU9qPcJkr2wrVTgCWFD3twdJZgEH28zfjyK8/his6-11und01-historias-das-cidades.pdf. Entregue um jogo de placas para cada trio e peça que eles leiam as histórias e tentem relacionar a cidade e a sua história. Deixe que os alunos levantem hipóteses e circule pela sala para verificar como os grupos estão trabalhando, mas sem dar respostas. Nesse momento é interessante que os alunos discutam entre si e busquem solucionar a atividade juntos.
Coloque as placas com os nomes das cidades no quadro e peça para que um aluno de cada grupo traga a história que foi escolhida, sem mostrar para a turma, neste momento. Quando todos estiverem perto do nome da cidade, peça que virem as placas e que comparem para verificar se chegaram na mesma conclusão ou não. Solicite que um dos alunos explique o que levou seu grupo a achar que era aquela história a da cidade em questão. Se houver mais do que uma história, peça que os alunos que divergirem expliquem o porquê da sua escolha.
Faça a atividade com todas as cidades das placas.
A resolução da atividade encontra-se disponível no documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUTZwxPdbNJs9cZ9t3CvP2AvDTE5aT4aKqy4N6XRuBfBTurrZmeGwQDZ7jBu/his6-11und01-historias-das-cidades-resolucao.pdf
Pergunte aos grupos: Todas as cidades têm uma história? Como estas histórias chegaram até nós?
Espera-se que os alunos percebam que sim, todas as cidades apresentam histórias sobre as suas origens que podem ser mitológicas ou documentadas.
Para você saber mais:
SILVA, Rafael. O Rio antes do Rio. Rio de Janeiro: Babilônia Cultura Editorial, 2015.
SAMPAIO. Theodoro. História da fundação da cidade de Salvador. Rio de Janeiro: IHGB, 1949.
PORTA. Paula. História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
KOURY, Jussara Rocha. História do Recife. Recife: Bagaço, 2012.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, projete ou imprima
para a turma as placas com nomes de cidades e com histórias das origens de cada cidade. Caso prefira imprimir, as placas com os nomes das cidades estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D7P7sYwPfHPDrkHF9jCCr7g5E5CDWMxJ325cB5B82kzhTxseD4hTnRj6NQpG/his6-11und01-nomes-das-cidades.pdf e as placas com as histórias estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JrD63a2PHjrAF8AgA7x6B2fFhU9qPcJkr2wrVTgCWFD3twdJZgEH28zfjyK8/his6-11und01-historias-das-cidades.pdf. Entregue um jogo de placas para cada trio e peça que eles leiam as histórias e tentem relacionar a cidade e a sua história. Deixe que os alunos levantem hipóteses e circule pela sala para verificar como os grupos estão trabalhando, mas sem dar respostas. Nesse momento é interessante que os alunos discutam entre si e busquem solucionar a atividade juntos.
Coloque as placas com os nomes das cidades no quadro e peça para que um aluno de cada grupo traga a história que foi escolhida, sem mostrar para a turma, neste momento. Quando todos estiverem perto do nome da cidade, peça que virem as placas e que comparem para verificar se chegaram na mesma conclusão ou não. Solicite que um dos alunos explique o que levou seu grupo a achar que era aquela história a da cidade em questão. Se houver mais do que uma história, peça que os alunos que divergirem expliquem o porquê da sua escolha.
Faça a atividade com todas as cidades das placas.
A resolução da atividade encontra-se disponível no documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUTZwxPdbNJs9cZ9t3CvP2AvDTE5aT4aKqy4N6XRuBfBTurrZmeGwQDZ7jBu/his6-11und01-historias-das-cidades-resolucao.pdf
Pergunte aos grupos: Todas as cidades têm uma história? Como estas histórias chegaram até nós?
Espera-se que os alunos percebam que sim, todas as cidades apresentam histórias sobre as suas origens que podem ser mitológicas ou documentadas.
Para você saber mais:
SILVA, Rafael. O Rio antes do Rio. Rio de Janeiro: Babilônia Cultura Editorial, 2015.
SAMPAIO. Theodoro. História da fundação da cidade de Salvador. Rio de Janeiro: IHGB, 1949.
PORTA. Paula. História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
KOURY, Jussara Rocha. História do Recife. Recife: Bagaço, 2012.
Problematização
Orientações: 20 minutos.
Com os alunos ainda reunidos em trios,distribua uma cópia de cada um dos três textos para os grupos. Peça que leiam peça para que leiam os textos, conversem entre si e preencham a tabela com a ideia principal de cada texto que eram. A tabela pode ser desenhada no caderno ou impressa por meio
do arquivo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E2peXCnnnAq5apcVNutHkzHwy38vud2rZbQHrKERPRpp4yHwh89KQAZCYQN9/his6-11und01-tabela.pdf
Os textos estão disponíveis aqui:
Texto 1: Eneias
Texto 2: Rômulo e Remo
Texto 3: Dados arqueológicos
Os grupos devem destacar que no primeiro texto a fundação de Roma está baseada na história de Enéias e da Guerra de Tróia. No segundo texto, a fundação de Roma está baseada na história de Rômulo e Remo. No terceiro texto, a fundação de Roma está baseada em dados arqueológicos. Caso
os grupo tenham dificuldades, peça que sublinhem trechos do textos que mostrem dados sobre a fundação de Roma.
Após o preenchimento da tabela, faça uma tabela grande no quadro ou projete a tabela em branco e peça para cada grupo diga as conclusões a que chegaram sobre cada texto. Escreva as próximas perguntas ou projete-as no quadro.
Abra uma roda coletiva de discussão e pergunte quais das narrativas são mitológicas e quais apresentam dados arqueológicos. Os alunos devem perceber que os dois primeiros textos mostram narrativas mitológicas por contarem a história da formação de Roma baseada em histórias tradicionais ou mitológicas. tradições essas que valorizam o seu passado. Narrativas que engrandecem a formação de Roma e justificam toda a sua dominação e glória.
O texto 3 mostra dados arqueológicos que localizam temporalmente a fundação de Roma e os povos que fizeram parte desta formação.
Para você saber mais:
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
LEÃO, Delfim; BRANDÃO, José Luís. As origens da urbe e o período da monarquia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. 9-23. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios,distribua uma cópia de cada um dos três textos para os grupos. Peça que leiam peça para que leiam os textos, conversem entre si e preencham a tabela com a ideia principal de cada texto que eram. A tabela pode ser desenhada no caderno ou impressa através do arquivo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E2peXCnnnAq5apcVNutHkzHwy38vud2rZbQHrKERPRpp4yHwh89KQAZCYQN9/his6-11und01-tabela.pdf
Os textos estão disponíveis aqui:
Texto 1: Eneias
Texto 2: Rômulo e Remo
Texto 3: Dados arqueológicos
Os grupos devem destacar que no primeiro texto a fundação de Roma está baseada na história de Enéias e da Guerra de Tróia. No segundo texto, a fundação de Roma está baseada na história de Rômulo e Remo. No terceiro texto, a fundação de Roma está baseada em dados arqueológicos. Caso
os grupo tenham dificuldades, peça que sublinhem trechos do textos que mostram dados sobre a fundação de Roma.
Após o preenchimento da tabela, faça uma tabela grande no quadro ou projete a tabela em branco e peça para cada grupo diga as conclusões a que chegaram sobre cada texto. Escreva as próximas perguntas ou projete-as no quadro.
Abra uma roda coletiva de discussão e pergunte quais das narrativas são mitológicas e quais apresentam dados arqueológicos. Os alunos devem perceber que os dois primeiros textos mostram narrativas mitológicas por contar a história da formação de Roma baseada em histórias tradicionais ou mitológicas. tradições essas que valorizam o seu passado. Narrativas que engrandecem a formação de Roma e justificam toda a sua dominação e glória.
O texto 3 mostra dados arqueológicos que localizam temporalmente a fundação de Roma e os povos que fizeram parte desta formação.
Para você saber mais:
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
LEÃO, Delfim; BRANDÃO, José Luís. As origens da urbe e o período da monarquia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. 9-23. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios,distribua uma cópia de cada um dos três textos para os grupos. Peça que leiam peça para que leiam os textos, conversem entre si e preencham a tabela com a ideia principal de cada texto que eram. A tabela pode ser desenhada no caderno ou impressa através do arquivo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E2peXCnnnAq5apcVNutHkzHwy38vud2rZbQHrKERPRpp4yHwh89KQAZCYQN9/his6-11und01-tabela.pdf
Os textos estão disponíveis aqui:
Texto 1: Eneias
Texto 2: Rômulo e Remo
Texto 3: Dados arqueológicos
Os grupos devem destacar que no primeiro texto a fundação de Roma está baseada na história de Enéias e da Guerra de Tróia. No segundo texto, a fundação de Roma está baseada na história de Rômulo e Remo. No terceiro texto, a fundação de Roma está baseada em dados arqueológicos. Caso
os grupos tenham dificuldades, peça que sublinhem trechos do textos que mostrem dados sobre a fundação de Roma.
Após o preenchimento da tabela, faça uma tabela grande no quadro ou projete a tabela em branco e peça para cada grupo diga as conclusões a que chegaram sobre cada texto. Escreva as próximas perguntas ou projete-as no quadro.
Abra uma roda coletiva de discussão e pergunte quais das narrativas são mitológicas e quais apresentam dados arqueológicos. Os alunos devem perceber que os dois primeiros textos mostram narrativas mitológicas por contarem a história da formação de Roma baseada em histórias tradicionais ou mitológicas. tradições essas que valorizam o seu passado. Narrativas que engrandecem a formação de Roma e justificam toda a sua dominação e glória.
O texto 3 mostra dados arqueológicos que localizam temporalmente a fundação de Roma e os povos que fizeram parte desta formação.
Para saber mais:
Nesta etapa da aula é importante que você conheça bem a definição do termo “invenção de tradição”. Segundo Hobsbawm e Ranger “Inventar tradições,
isto é assumido aqui, é essencialmente um processo de formalização e ritualização, caracterizado pela referência ao passado [...] [ressalte-se] para todas as tradições inventadas, é importante notar que, tanto quanto seja possível, elas usam a história como legitimadora de ações e cimento da coesão grupal”. HOBSBAWM, Eric ; RANGER, Terence. The invention of tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 1983, p.12.
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
LEÃO, Delfim; BRANDÃO, José Luís. As origens da urbe e o período da monarquia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. 9-23. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua aos grupos a folha com o quadro para a charge ou entregue uma folha de papel sulfite
para cada trio. O quadro para a charge está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EE4BDUYpX2MvBg2HdBcR3YVJwYE82EeRkJyM54yuy8p84ZpnCS8NjypgUYA6/his6-11und01-charge.pdf. Relembre com os grupos o que é uma charge: uma ilustração humorística que pode envolver a caricatura de um ou mais personagens. Seu objetivo é ironizar ou satirizar um acontecimento. Oriente os grupos a pensarem sobre uma charge mostrando as situações mostradas na aula: o mito de criação
e os dados arqueológicos.
Quando terminarem, peça que compartilhem suas charges com os outros grupos e as coloquem em exposição no painel da sala de aula.
Para saber mais:
HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. 9-23. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Editor de fotos do celular, Canva, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é comparar o mito de origem romano e os dados arqueológicos pertencentes a sua formação.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Proponha as seguintes perguntas para reflexão:
- Todas as cidades têm uma história?
- Como essas histórias chegaram até nós?
- Você conhece a história da sua cidade?
Para que os alunos interajam, a atividade com as placas das cidades e as correspondentes histórias de fundação pode ser proposta como um desafio complementar, como um quiz a ser realizado por meio do grupo de Whatsapp ou do Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução).
Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análise de documentos: “Texto 1: Eneias”, “Texto 2: Rômulo e Remo” e “Texto 3: Dados arqueológicos”. Planeje a disponibilização e o prazo adequado para que os alunos realizem as atividades e te deem as devolutivas. Oriente-os quanto ao ponto central a ser analisado em cada um deles e preenchido na tabela:
- Com base em que este texto explica a fundação de Roma?
- Quais das narrativas são mitológicas e quais apresentam dados arqueológicos?
A tabela pode ser feita no caderno ou em mídias que já utilizam, como o Google sala de aula ou Google Formulários (veja como usá-lo aqui). Considere também a opção de organizar um quiz virtual baseado nestas questões, utilizando os grupos de Whatsapp ou o Mentimeter, para que os alunos interajam sobre o tema estudado.
Sistematização
Oriente os alunos a retomarem as análises e conclusões e, com base nelas, elaborar representações das narrativas baseadas em mitologia e em dados arqueológicos. Dê opções de como podem realizar a atividade: desenhando manualmente ou utilizando fotografias pesquisadas em livros ou na internet. Sugira que acrescentem verbetes explicativos às imagens.
Para editar as imagens, podem utilizar o próprio editor do celular ou o Canva (veja como usá-lo aqui). É interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo) e disponibilize para que os alunos possam postar os trabalhos e comentar os dos colegas.
Convite às famílias
É interessante que organizem em família um momento de contação de mitologias. Para começar, podem se inspirar na fundação mitológica de Roma, com o interessante vídeo educativo:
“Rômulo: O Lendário Fundador da Cidade de Roma - Dicionário Mitológico #36”. Foca na História. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisa Vilalta
Mentor: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI11 Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
Palavras-chave: Roma, mito de origem, arqueologia.