Tempestade de ideias
Plano de Aula
Plano de aula: Diversidade de povos na formação de Roma
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação de Roma antiga
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão conhecer e identificar alguns povos que habitaram a península itálica e contribuíram cultural e politicamente para a formação de Roma.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades, dos textos, projetor, mapa impresso em um tamanho maior e post-its.
Material complementar:
Vídeo: Conheça os motivos pelos quais Roma é a cidade mais visitada
https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM
Documento para a Tempestade de ideias:
Textos sobre os povos que habitaram a Península Itálica:
Tabela para preenchimento:
Mapa da Península Itálica:
Para você saber mais:
BONFÁ, Douglas Cerdeira. Antiguidade, identidade e os usos do passado. Disponível para baixar em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/download/2676/2090. Acesso em: 16 mar. 2019.
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
DIAS, Carolina Kesser Barcellos. Colonização grega e contato cultural na Magna Grécia: o testemunho dos vasos lucânicos. Revista do corpo discente do PPG- História da UFFRGS. Num. 5, vol. 2, Julho-Dezembro 2009. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/10267/7315, Acesso em: 31 mar. 2019.
GRIMAL, Pierre. A civilização Romana. Lisboa: edições 70, 2009.
SEIXAS. Natália Tavares. COTIDIANO NA ANTIGUIDADE ROMANA: enfrentando o desafio da construção do conhecimento histórico escolar a partir da cultura material. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D09_gevaerd.pdf, Acesso em: 1º de abr. 2019.
Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.
GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
POLLINI, Urbanismo regular, ocupação das terras e relações interétnicas na Magna Grécia. Pelotas: Cadernos do LEPAARQ, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/download/13844/8525. Acesso em: 1º abr. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que havia uma diversidade de povos ocupando a Península Itálica e que esses povos contribuíram para a formação de Roma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO