Tempestade de ideias
Plano de Aula
Plano de aula: Diversidade de povos na formação de Roma
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação de Roma antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão conhecer e identificar alguns povos que habitaram a península itálica e contribuíram cultural e politicamente para a formação de Roma.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades, dos textos, projetor, mapa impresso em um tamanho maior e post-its.
Material complementar:
Vídeo: Conheça os motivos pelos quais Roma é a cidade mais visitada
https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM
Documento para a Tempestade de ideias:
Textos sobre os povos que habitaram a Península Itálica:
Tabela para preenchimento:
Mapa da Península Itálica:
Para você saber mais:
BONFÁ, Douglas Cerdeira. Antiguidade, identidade e os usos do passado. Disponível para baixar em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/download/2676/2090. Acesso em: 16 mar. 2019.
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
DIAS, Carolina Kesser Barcellos. Colonização grega e contato cultural na Magna Grécia: o testemunho dos vasos lucânicos. Revista do corpo discente do PPG- História da UFFRGS. Num. 5, vol. 2, Julho-Dezembro 2009. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/10267/7315, Acesso em: 31 mar. 2019.
GRIMAL, Pierre. A civilização Romana. Lisboa: edições 70, 2009.
SEIXAS. Natália Tavares. COTIDIANO NA ANTIGUIDADE ROMANA: enfrentando o desafio da construção do conhecimento histórico escolar a partir da cultura material. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D09_gevaerd.pdf, Acesso em: 1º de abr. 2019.
Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.
GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
POLLINI, Urbanismo regular, ocupação das terras e relações interétnicas na Magna Grécia. Pelotas: Cadernos do LEPAARQ, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/download/13844/8525. Acesso em: 1º abr. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que havia uma diversidade de povos ocupando a Península Itálica e que esses povos contribuíram para a formação de Roma.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, passe o vídeo: Conheça os motivos pelos quais Roma é a Cidade mais visitada, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM. Acesso em: 1º abr. 2019. Caso não tenha recursos audiovisuais para passar o vídeo, imprima trechos da reportagem “Se for a Roma, visite o papa”, disponível em: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/turismo/496047-se-for-a-roma-visite-o-papa.html. Acesso em: 1º de abril de 2019.
Pergunte:
- Vocês sabem onde a cidade de Roma está localizada? Espera-se que os alunos saibam que Roma é a capital da Itália, na Europa. Caso não saibam, projete ou mostre um mapa-múndi e destaque a Europa, a itália e, finalmente, Roma. Planisfério, disponível aqui: https://www.google.com/search?q=mapa+mundi+ibge&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi5oKC4lL7hAhXjGLkGHRxfALIQ_AUIDigB&biw=1366&bih=625#imgrc=6R5y_vw6uiXc_M.
- De acordo com a reportagem, por que Roma é uma das cidades mais visitadas na Europa e no mundo? Os alunos irão discutir e responder de acordo com seus conhecimentos prévios ou de acordo com o que viram ou leram nas reportagens. Podem dizer que é por causa de sua história, seus monumentos, pelo calor no verão.
Depois, projete para que os alunos copiem no caderno ou imprima uma folha com a palavra ROMA centralizada e peça que os alunos dos grupos escrevam nas setas o que eles sabem ou perceberam sobre Roma.
Documento com a Tempestade de ideias disponível aqui:
Caso os alunos tenham dificuldades pergunte sobre pontos turísticos (eles podem citar o Coliseu, o Circo Romano) ou filmes, moda, comida. O importante é começar a introduzir o tema da aula com base no que os alunos já sabem sobre o assunto.
Neste momento de Tempestade de ideias, é importante não interferir e deixar que os alunos escrevam suas ideias.
Desenhe ou projete no quadro a palavra ROMA e peça que cada grupo envie um representante para escrever uma palavra que seu grupo escreveu e explicar por que ela foi escolhida.
Depois que todos tiverem completado o esquema do quadro, pergunte:
- Somente um povo formou a cultura brasileira?
- Que povos formaram a cultura brasileira? Espera-se que os alunos respondam que vários povos formaram a cultura brasileira: os indígenas, os europeus e os negros africanos.
Pergunte se esta mistura de povos somente aconteceu no Brasil. Espera-se que os alunos respondam que não ou fiquem em dúvida. Pergunte se Roma também pode ter sido formada por vários povos. Deixe que os alunos discutam e levantem hipóteses sobre essa questão. Anote as hipóteses dos alunos
no quadro ou em um papel 40kg ou papel pardo para posterior comprovação ou não das hipóteses.
Para você saber mais:
Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.
Contexto
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, passe o vídeo Conheça os motivos pelos quais Roma é a cidade mais visitada, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM. Acesso em: 1º abr. 2019. Caso não tenha recursos audiovisuais para passar o vídeo, imprima trechos da reportagem: Se for a Roma, visite o papa, disponível em: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/turismo/496047-se-for-a-roma-visite-o-papa.html. Acesso em: 1º de abril de 2019.
Pergunte:
- Vocês sabem onde a cidade de Roma está localizada? Espera-se que os alunos saibam que Roma é a capital da Itália, na Europa. Caso não saibam, projete ou mostre um mapa-múndi e destaque a Europa, a itália e, finalmente, Roma. Planisfério, disponível aqui: https://www.google.com/search?q=mapa+mundi+ibge&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi5oKC4lL7hAhXjGLkGHRxfALIQ_AUIDigB&biw=1366&bih=625#imgrc=6R5y_vw6uiXc_M.
- De acordo com a reportagem, por que Roma é uma das cidades mais visitadas na Europa e no mundo? Os alunos irão discutir e responder de acordo com seus conhecimentos prévios ou de acordo com o que viram ou leram nas reportagens. Podem dizer que é por causa de sua história, seus monumentos, pelo calor no verão.
Depois, projete para que os alunos copiem no caderno ou imprima uma folha com a palavra ROMA centralizada e peça que os alunos dos grupos escrevam nas setas o que eles sabem ou perceberam sobre Roma.
Documento com a Tempestade de ideias disponível aqui:
Caso os alunos tenham dificuldades pergunte sobre pontos turísticos (eles podem citar o Coliseu, o Circo Romano) ou filmes, moda, comida. O importante é começar a introduzir o tema da aula com base no que os alunos já sabem sobre o assunto.
Neste momento de Tempestade de ideias, é importante não interferir e deixar que os alunos escrevam suas ideias.
Desenhe ou projete no quadro a palavra ROMA e peça que cada grupo envie um representante para escrever uma palavra que seu grupo escreveu e explicar por que ela foi escolhida.
Depois que todos tiverem completado o esquema do quadro, pergunte:
- Somente um povo formou a cultura brasileira?
- Que povos formaram a cultura brasileira? Espera-se que os alunos respondam que vários povos formaram a cultura brasileira: os indígenas, os europeus e os negros africanos.
Pergunte se esta mistura de povos somente aconteceu no Brasil. Espera-se que os alunos respondam que não ou fiquem em dúvida. Pergunte se Roma também pode ter sido formada por vários povos. Deixe que os alunos discutam e levantem hipóteses sobre esta questão. Anote as hipóteses dos alunos
no quadro ou em um papel 40kg ou papel pardo para posterior comprovação ou não das hipóteses.
Para você saber mais:
Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf
Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf
Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.
Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.
Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf
Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.
Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.
Para você saber mais:
GRIMAL, Pierre. A civilização romana. Lisboa: edições 70, 2009.
GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
Problematização
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf
Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf
Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.
Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.
Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf
Abra a discussão em um grande grupo e questione:
- Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.
Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.
Para você saber mais:
GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
Problematização
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf
Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf
Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.
Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.
Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf
Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.
Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.
Para você saber mais:
GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.
Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf
Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf
Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.
Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.
Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf
Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que esses povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.
Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.
Para você saber mais:
GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua a cada grupo alguns post-its. Cada grupo irá registrar informações importantes sobre o povo que trabalhou no primeiro momento e colar no mapa. Se outros grupos quiserem complementar as informações, eles podem contribuir colando outros post-its.
Coloque o mapa em exposição na sala ou nos corredores da escola para compartilhar com os outros alunos as descobertas da turma.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua a cada grupo alguns post-its. Cada grupo irá registrar informações importantes sobre o povo que trabalhou no primeiro momento e colar no mapa. Se outros grupos quiserem complementar as informações, eles podem contribuir colando outros post-its.
Coloque o mapa em exposição na sala ou nos corredores da escola para compartilhar com os outros alunos as descobertas da turma.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a diversidade de povos presentes na Península Itálica antes e durante a formação de Roma.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o vídeo ou a reportagem escrita a respeito de Roma. Proponha as seguintes perguntas para reflexão:
- O que você sabe sobre Roma?
- Por que Roma é uma das cidades mais visitadas da Europa?
- Assim como o Brasil, Roma também pode ter sido formada por vários povos? Você sabe quais?
Para que os alunos interajam, a atividade de Tempestade de ideias sobre “Roma” pode ser feita por meio dos grupos de whatsapp ou de um site gratuito próprio para construção de nuvens de palavras, no qual podem mapear visualmente as percepções da turma quanto ao tema (veja como fazer utilizando o Mentimeter aqui - ative a tradução).
Problematização
Nesta etapa, os alunos deverão analisar seis trechos de texto a respeito de diferentes povos que contribuíram para a formação dos romanos. Para auxiliá-los, há uma tabela de análise, que aponta as informações que devem ser identificadas e registradas a partir de cada trecho. Disponibilize os materiais e estabeleça um prazo que julgar adequado para que realizem a atividade.
A tabela pode ser feita no caderno ou em mídias que já utilizam, como o Google sala de aula ou Google Formulários (veja como usá-lo aqui).
Disponibilize o mapa dos povos pré-romanos na Península Itálica e oriente-os a identificar os povos estudados e registrados na tabela. Você pode promover a interação nesta atividade, disponibilizando tal mapa em um mural virtual colaborativo, no qual os alunos podem acessar e adicionar comentários. O Padlet pode ser utilizado para isso (veja aqui como usá-lo).
Sistematização
Oriente os alunos a elaborarem uma conclusão para a pergunta:
- Que contribuições esses povos trouxeram para Roma?
Incentive que compartilhem as percepções com os colegas por meio de trocas de mensagens nos grupos de Whatsapp ou marcando um momento de videoconferência para isso.
Para a realização da atividade com o mapa, a inserção de post-its também pode ser feita no mural virtual criado no Padlet.
Convite às famílias
Para que compreendam mais a respeito dos povos que contribuíram com a formação da Roma Antiga, assistam ao interessante vídeo educativo:
“O mundo Romano: da Monarquia à República”. Telecurso, 26/10/2012. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisa Vilalta
Mentor: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma. Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
Palavras-chave: Roma, povos, Península Itálica, mapa.