Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Conflitos sociais: patrícios e plebeus
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação de Roma antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão perceber as lutas da plebe em busca de direitos e como este processo foi importante para começar a quebrar a divisão social entre patrícios e plebeus.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos e atividades, um projetor, caderno, folhas de papel sulfite, lápis de cor e canetas.
Material complementar:
Imagens
Imagem 1 - Manifestação na Câmara dos Deputados pelas eleições diretas para a Presidência da República. Abril de 1984, disponível em: By Senado Federal - Diretas Já!, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=48272575 Acesso em: 21 abr. 2019.
Imagem 2 - Rei da Inglaterra abdica do trono para se casar com plebeia divorciada, em 1936, disponível em: ttps://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/rei-da-inglaterra-abdica-do-trono-para-se-casar-com-plebeia-divorciada-em-1936-11016956#ixzz5lx1Lyq4I , Acesso em: 21 abr. 2019.
Imagem 3 - Greve dos caminhoneiros - disponível em: https://www.causaoperaria.org.br/wp-content/uploads/2018/06/caminhao1-foto-reuters-1024x683-1024x585.jpg. Acesso em: 21 abr. 2019
Documento 1 - Leis
Documento 2 - A sociedade romana
Tabela
História em quadrinhos
Para você saber mais:
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Roma antiga. 7. Ed. São Paulo: Moderna, 1997
FREITAS, Gustavo de. 900 Textos e documentos de História. vol.1. Santa Maria dos Corroios: Ed. Plátano, 1975.
FUNARI, Pedro Paulo A. Antiguidade Clássica, História e cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.
PINSKY, Jaime. Cem textos de História Antiga. São Paulo: Contexto,
PINTO, Tales. Patrícios e plebeus na República Romana. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/patricios-e-plebeus-na-republica-romana.htm, Acesso em: 21 abr. 2019.
FINLEY, Moses. A política no mundo antigo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no final da aula, espera que os alunos tenham compreendido que durante a República Romana havia conflitos entre plebeus e patrícios.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Projete o slide ou imprima as imagens para iniciar uma discussão sobre mecanismos de pressão que a população tem para conseguir seus direitos e sobre o casamento entre classes sociais.
Imagens disponíveis aqui:
Explore as imagens com os alunos para contextualizá-las um pouco:
A primeira imagem mostra uma manifestação na Câmara dos Deputados a favor das eleições diretas para presidente. Explique que, após um período de ditadura militar em que os presidentes eram eleitos de forma indireta, a população organizou uma série de manifestações pressionando o governo para
o voto direto para presidente.
A segunda imagem mostra a abdicação do rei da Inglaterra Eduardo VIII que queria casar com uma mulher do povo (plebeia) que já era divorciada. Este fato não foi aceito pelo Parlamento Inglês e ele abdicou do trono para casar com ela.
A terceira imagem mostra a greve dos caminhoneiros de 2018 em protesto pelo aumento do óleo diesel estabelecido pelo governo.
Escreva ou projete as questões de discussão no quadro. Com base nas imagens e nas legendas das imagens, os alunos devem discutir com seu grupo e fazer anotações no caderno sobre as seguintes questões:
- Quem escolhe os deputados e os senadores no Brasil?
- Qual é a função destes políticos?
- Que mecanismos o povo tem para pressionar o governo para atender suas reivindicações?
- Na Inglaterra, o que impediu o rei de continuar no trono?
- No Brasil há impedimentos para o casamento entre as pessoas?
Os alunos devem perceber que cabe a deputados e senadores a elaboração e aprovação de leis e que quem escolhe estas pessoas para essas funções é a própria população por meio do voto. Questione os alunos sobre como os cidadãos devem escolher os políticos para que correspondam às suas expectativas. O voto é o principal instrumento que o cidadão tem para a elaboração de leis que beneficiem a toda a população e não somente uma minoria. Além do voto, os cidadão têm a greve e as manifestações para pressionar o governo e os parlamentares a atender as reivindicações dos cidadãos.
Quanto à imagem do rei inglês, os alunos devem perceber que, além de plebeia, a mulher ainda era divorciada, o que agravou a situação, forçando o rei a abdicar do trono. Se for necessário, comente que hoje em dia os reis e os príncipes podem se casar com plebeias a exemplo do príncipe Harry da Inglaterra, que se casou com a atriz Meghan Markle, e do rei da Espanha Felipe VI, que se casou com a jornalista Letícia Ortiz. Eles devem ressaltar que no Brasil não existem impedimentos para o casamento entre as pessoas.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Projete o slide ou imprima as imagens para iniciar uma discussão sobre mecanismos de pressão que a população tem para conseguir seus direitos e sobre o casamento entre classes sociais.
Imagens disponíveis aqui:
Explore as imagens com os alunos para contextualizá-las um pouco:
A primeira imagem mostra uma manifestação na Câmara dos Deputados a favor das eleições diretas para presidente. Explique que, após um período de ditadura militar em que os presidentes eram eleitos de forma indireta, a população organizou uma série de manifestações pressionando o governo para o voto direto para presidente.
A segunda imagem mostra a abdicação do rei da Inglaterra Eduardo VIII que queria casar com uma mulher do povo (plebeia) que já era divorciada. Este fato não foi aceito pelo Parlamento Inglês e ele abdicou do trono para casar-se com ela.
A terceira imagem mostra a greve dos caminhoneiros de 2018 em protesto pelo aumento do óleo diesel estabelecido pelo governo.
Escreva ou projete as questões de discussão no quadro.Com base nas imagens e nas legendas das imagens, os alunos devem discutir com seu grupo e fazer anotações no caderno sobre as seguintes questões:
- Quem escolhe os deputados e os senadores no Brasil?
- Qual é a função destes políticos?
- Que mecanismos o povo tem para pressionar o governo a atender suas reivindicações?
- Na Inglaterra, o que impediu o Rei de continuar no trono?
- No Brasil há impedimentos para o casamento entre as pessoas?
Os alunos devem perceber que cabe a deputados e senadores a elaboração e aprovação de leis e que quem escolhe estas pessoas para essas funções é a própria população por meio do voto. Questione os alunos sobre como os cidadãos devem escolher os políticos para que correspondam às suas expectativas. O voto é o principal instrumento que o cidadão tem para a elaboração de leis que beneficiem a toda a população e não somente uma minoria. Além do voto, os cidadão têm a greve e as manifestações para pressionar o governo e os parlamentares a atender as reivindicações dos cidadãos.
Quanto à imagem do rei inglês, os alunos devem perceber que, além de plebeia, a mulher ainda era divorciada, o que agravou a situação, forçando o rei a abdicar do trono. Se for necessário, comente que hoje em dia os reis e príncipes podem se casar com plebeias a exemplo do príncipe Harry da Inglaterra, que se casou com a atriz Meghan Markle. e o rei da Espanha Felipe VI, que se casou com a jornalista Letícia Ortiz. Eles devem ressaltar que no Brasil não existem impedimentos para o casamento entre as pessoas.
Problematização
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientações: Mantenha os alunos em trios. Imprima e distribua os documento dois documentos. Explique que o primeiro documento são dois textos de Tito Lívio, que escreveu sobre a história romana. Ele mostra duas leis: a Lei Licínia e a Lei Canuleia. O segundo documento é do historiador, antropólogo e arqueólogo Pedro Paulo Funari e fala sobre a sociedade romana e as conquistas da plebe. Os documentos estão disponíveis aqui:
Documento 1 - Leis
Documento 2 - A sociedade romana
Peça que os grupos leiam os documentos e, primeiramente, analisem as informações comuns e diferentes entre os dois documentos. Depois, escreva as questões no quadro ou projete-as para que os alunos as discutam e escrevam suas respostas nos cadernos.
- Como a sociedade romana estava organizada?
- Era uma sociedade igualitária?
- Que mecanismo os plebeus utilizaram para pressionar os patrícios a atender as suas reivindicações?
- Que conquistas os plebeus obtiveram com as duas leis apresentadas no documento 1?
- E no documento 2?
Espera-se que, com base na leitura do documento 1, os alunos percebam que a sociedade romana estava organizada em classes sociais não igualitárias. Uma classe (os patrícios) tinha mais privilégios e direitos do que as outras (plebeus e clientes). Peça que os alunos descrevam as classes sociais presentes no texto.
Já no documento 1, os alunos devem observar nos textos de Tito Lívio que, a partir de pressões dos plebeus, como por exemplo, se retirarem da cidade de Roma e deixando os patrícios sem soldados, os patrícios cederam e instituíram um representante desta classe social no governo: o Tribunato da Plebe e que, por meio da Lei Canuleia, os plebeus conseguiram o direito de casar-se com patrícios. Antes patrícios somente poderiam se casar com patrícios e plebeus com plebeus.
No documento 2, aparece a “A Lei das Doze Tábuas”, em que os plebeus conseguiram que as leis segundo as quais as pessoas seriam julgadas fossem registradas por escrito, numa tentativa de evitar injustiças do tempo em que as leis não eram escritas e os cônsules, sempre da nobreza de sangue, administravam a Justiça como bem entendiam.
Após a discussão em grupos, os alunos deverão preencher a tabela de comparação entre os dois documentos.
Tabela disponível aqui:
Os alunos devem comparar os documentos e verificar que os documentos têm em comum a apresentação dos conflitos entre plebeus e patrícios e a apresentação das leis. O documento 1 complementa o 2 por mostrar o contexto em que os plebeus conseguiram pressionar os patrícios para conseguir
um tribuno da Plebe. O texto 2 complementa o 1 mostrando o contexto social de diferenças de direitos entre plebeus e patrícios. Os alunos devem chegar
a conclusões sobre as leis que deram direitos aos plebeus após alguns conflitos e, de acordo com o documento 2, por causa da prosperidade de alguns plebeus. Desenhe uma tabela no quadro ou projete a do modelo e peça que os grupos apresentem as suas conclusões completando a tabela.
Para você saber mais:
O fato de a sociedade romana estar em constante guerra com seus vizinhos levou os patrícios a convocar os plebeus para ser soldados de seus exércitos. Além disso, os impostos cobrados dos plebeus aumentavam, garantindo a riqueza dos patrícios. Por outro lado, aumentava o endividamento de muitos plebeus, o que acarretava a mudança de situação social, passando a ser escravos de seus credores. Conscientes de sua importância militar e buscando superar a exclusão política e a exploração econômica, os plebeus resolveram se rebelar.
Em 494 a.C., os plebeus retiraram-se para um dos sete montes de Roma, o monte Aventino, recusando-se a defender a cidade enquanto não fossem cedidos direitos políticos a eles. Sabendo que não poderiam se defender sem a participação dos plebeus, os patrícios resolveram ceder à pressão e criaram o Concilium Plebis, o Tribunato da Plebe.
PINTO, Tales. Patrícios e plebeus na república romana. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/patricios-e-plebeus-na-republica-romana.htm, Acesso em: 21 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Mantenha os alunos em trios. Imprima e distribua os documento dois documentos. Explique que o primeiro documento são dois textos de Tito Lívio que escreveu sobre a história romana. Ele mostra duas leis: a Lei Licínia e a Lei Canuleia. O segundo documento é do historiador, antropólogo e arqueólogo Pedro paulo Funari e fala sobre a sociedade romana e as conquistas da plebe. Os documentos estão disponíveis aqui:
Documento 1 - Leis
Documento 2 - A sociedade romana
Peça que os grupos leiam os documentos e, primeiramente, analisem as informações comuns e diferentes entre os dois documentos. Depois, escreva as questões no quadro ou projete-as para que os alunos as discutam e escrevam suas respostas nos cadernos.
- Como a sociedade romana estava organizada?
- Era uma sociedade igualitária?
- Que mecanismo os plebeus utilizaram para pressionar os patrícios a atender as suas reivindicações?
- Que conquistas os plebeus obtiveram com as duas leis apresentadas no documento 1?
- E no documento 2?
Espera-se que, com base na leitura do documento 1, os alunos percebam que a sociedade romana estava organizada em classes sociais não igualitárias. Uma classe (os patrícios) tinha mais privilégios e direitos do que as outras (plebeus e clientes). Peça que os alunos descrevam as classes sociais presentes
no texto.
Já no documento 1, os alunos devem observar nos textos de Tito Lívio que, a partir de pressões dos plebeus, como por exemplo, se retirarem da cidade de Roma e deixando os patrícios sem soldados, os patrícios cederam e instituíram um representante desta classe social no governo: o Tribunato da Plebe e que por meio da Lei Canuleia, os plebeus conseguiram o direito de casar-se com patrícios. Antes patrícios somente poderiam se casar com patrícios e plebeus com plebeus.
No documento 2, aparece a “A Lei das Doze Tábuas” em que os plebeus conseguiram que as leis segundo as quais as pessoas seriam julgadas fossem registradas por escrito, numa tentativa de evitar injustiças do tempo em que as leis não eram escritas e os cônsules, sempre da nobreza de sangue, administravam a justiça como bem entendiam.
Após a discussão em grupos, os alunos deverão preencher a tabela de comparação entre os dois documentos.
Tabela disponível aqui:
Os alunos devem comparar os documentos e verificar que os documentos têm em comum a apresentação dos conflitos entre plebeus e patrícios e a apresentação das leis. O documento 1 complementa o 2 por mostrar o contexto em que os plebeus conseguiram pressionar os patrícios para conseguir
um Tribuno da Plebe. O texto 2 complementa o 1 mostrando o contexto social de diferenças de direitos entre plebeus e patrícios. Os alunos devem chegar
a conclusões sobre as leis que deram direitos aos plebeus após alguns conflitos e, de acordo com o documento 2, por causa da prosperidade de alguns plebeus. Desenhe uma tabela no quadro ou projete a do modelo e peça que os grupos apresentem as suas conclusões completando a tabela.
Para você saber mais:
O fato de a sociedade romana estar em constante guerra com seus vizinhos levou os patrícios a convocarem os plebeus para ser soldados de seus exércitos. Além disso, os impostos cobrados dos plebeus aumentavam, garantindo a riqueza dos patrícios. Por outro lado, aumentava o endividamento de muitos plebeus, o que acarretava a mudança de situação social, passando a ser escravos de seus credores. Conscientes de sua importância militar e buscando superar a exclusão política e a exploração econômica, os plebeus resolveram se rebelar.
Em 494 a.C., os plebeus retiraram-se para um dos sete montes de Roma, o monte Aventino, recusando-se a defender a cidade enquanto não fossem cedidos direitos políticos a eles. Sabendo que não poderiam se defender sem a participação dos plebeus, os patrícios resolveram ceder à pressão e criaram o Concilium Plebis, o Tribunato da Plebe.
PINTO, Tales. Patrícios e plebeus na República Romana. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/patricios-e-plebeus-na-republica-romana.htm, Acesso em: 21 abr. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos, nos trios, devem criar uma história em quadrinhos mostrando de que forma os plebeus conseguiram seus direitos, que direitos foram esses (Lei das Doze Tábuas, Licínia e Canuleia) e que imaginem o que pode ter acontecido depois. No último parágrafo do documento 2, fala um pouco sobre isso: “As vitórias plebéias mais significativas ocorreram quando[...] vários plebeus começaram a prosperar exercendo atividades comerciais minando a hegemonia aristocrática. Uma nova distinção social estabeleceu-se lentamente, fundada principalmente na riqueza. Havia, de um lado, os romanos mais ricos, patrícios e plebeus enriquecidos e, de outro, a grande massa da plebe. As diferenças entre patrícios e plebeus ricos nunca foram totalmente abolidas, mas se formou uma nobreza monetária que englobava patrícios — nobres de sangue — e os plebeus enriquecidos, naquilo que se pode chamar de uma nobreza patrício-plebeia”.
Circule pela sala enquanto os alunos elaboram a História em quadrinhos e veja se eles apresentam alguma dificuldade.
Coloque as histórias em quadrinhos em exposição na sala ou nos corredores para que possa atingir outras turmas também.
Modelo de história em quadrinhos:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender os conflitos entre plebeus e patrícios e algumas conquistas da plebe.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens 1, 2 e 3 da contextualização e proponha as questões para reflexão:
- O que as pessoas das imagens fizeram para defender seus interesses?
- Quem escolhe os deputados e senadores no Brasil? Qual é a função deles?
- Como o povo pode pressionar o governo para atender as reivindicações?
- Na Inglaterra, o que impediu o rei de continuar no trono?
- No Brasil, há impedimentos para o casamento entre as pessoas?
Problematização
Disponibilize os dois documentos com textos. Os alunos devem fazer a leitura, analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Documento 1 - “Leis”: Como a sociedade romana estava organizada? Era uma sociedade igualitária? Que conquistas os plebeus obtiveram com as duas leis apresentadas?
- Documento 2 - “A sociedade romana”: que mecanismo os plebeus utilizaram para pressionar os patrícios a atender às reivindicações? Que conquistas os plebeus obtiveram?
Após estas etapas de análises, os alunos devem elaborar uma conclusão considerando:
- Quais avanços foram conquistados pelos plebeus? Como eles conseguiram isso?
É interessante que você promova a interação dos alunos para compartilharem as conclusões, seja por meio de uma enquete virtual pelo Whatsapp, Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução) ou em um momento de videoconferência.
Sistematização
Oriente os alunos a se expressarem acerca das conquistas da plebe com a Lei das Doze Tábuas, Licínia e Canuleia. Devem retratar como foi o processo para a conquista e o que aconteceu depois disso.
Uma opção aos quadrinhos é a elaboração de um diálogo entre plebeus ou entre plebeus e patrícios. Para isso, poderão utilizar o Whatsapp, trocando mensagens (textuais ou áudios), sendo cada aluno o intérprete de um deles (forme grupos de até 3 alunos). Peça para compartilharem a conversa com você e com os colegas (tirando prints, no caso de mensagens de texto). Diga que eles poderão se divertir com as interpretações!
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito das conquistas da plebe em meio a República romana, além de outras características daquele contexto, sugira que assistam a vídeo aula: Roma Antiga: República (política e conquistas plebeias). Brasil Escola, 15/10/2019. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisa Vilalta
Mentor: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. • Domínios e expansão das culturas grega e romana. • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI11 Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
Palavras-chave: Roma, Sociedade romana, monarquia, patrícios, plebeus, escravos.