Imagem da capa da Constituição brasileira e sua legenda
Plano de Aula
Plano de aula: Roma Antiga, a Lei das Doze Tábuas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12 “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas
podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Mapa político do Brasil e Material complementar impresso para cada trio ou projetor multimídia.
Material complementar:
Imagem da Constituição brasileira com legenda
Modelo de tábuas para apresentação
Grupo 1 - Lei das XII Tábuas, tábuas 1 e 2.
Grupo 2 - Lei das XII Tábuas, tábuas 3 e 4
Grupo 3 - Lei das XII Tábuas, tábuas 5 e 6
Grupo 4 - Lei das XII Tábuas, tábuas 7 e 8
Grupo 5 - Lei das XII Tábuas, tábuas 9 e 10
Grupo 6 - Lei das XII Tábuas, tábuas 11 e 12
Para você saber mais: A Lei das Doze Tábuas foi promulgada no século V a.C. e foi o primeiro conjunto de leis registradas na Roma Antiga. Acredita-se que a Lei das Doze Tábuas foi fruto da luta de tribunos da plebe, entre eles Gaio Arsa. As 12 tábuas ficavam expostas no Senado romano, possibilitando que qualquer pessoa alfabetizada tivesse acesso às leis. Com o passar do tempo, as leis contidas na Lei das Doze Tábuas foram se alterando.
ALVES, José Carlos Moreira. Direito romano. Forense, 1987.
ANTIQUEIRA, Moisés. Pátrio poder e poder estatal na Roma das XII Tábuas. Universidade de São Paulo, disponível em https://www.tjrs.jus.br/export/poder_judiciario/historia/memorial_do_poder_judiciario/memorial_judiciario_gaucho/revista_justica_e_historia/issn_1677-065x/v7n13/PATRIO_PODER_E_PODER_ESTATA__NA_ROMA_DAS_XII_TABUAS.pdf Acesso em: 4/4/2019.
COSTA, Divanir José. Quarenta séculos de codificação civil. Senado Federal, disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/988/R163-13.pdf?sequence=4 Acesso em: 4/4/2019.
CAMPOS, José Antônio Segurado. No tempo dos Decênviros: Reflexões em relação a Lei das XII Tábuas e suas relações com o direito grego. Universidade de Coimbra, disponível em https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/34656/1/Nomosdireitosociedade_artigo17.pdf Acesso em: 4/4/2019.
MADEIRA, Eliane Maria Agati. A Lei das XII Tábuas. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Disponível em https://www.academia.edu/9136320/A_LEI_DAS_XII_T%C3%81BUAS Acesso em: 4/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO