Plano de Aula

Plano de aula: Impactos Culturais da Imigração na Paisagem

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE0 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, esta habilidade será contemplada considerando os aspectos culturais presentes nas paisagens. Utilizaremos um mapa de localização dos pontos de fixação dos principais povos imigrantes no território brasileiro, várias fotografias e uma pintura para comparar mudanças produzidas na paisagem nos tempos da colonização e ocupação do território brasileiro até os dias de hoje, identificando as características da cultura de cada povo imigrante e autóctone que participaram desse processo. Utilizaremos também, um mapa mudo para as atividades de sistematização.

Nas fotos essas características podem ser identificadas nas construções e seus usos, na organização de casas, fazendas, vilas e cidades de acordo com os materiais e as tecnologias disponíveis naquele momento histórico. Por exemplo: uso da taipa de pilão e cobertura de sapé, nas áreas de terreno sedimentar como costas do sudeste e nordeste e caminho das bandeiras; o uso de pedras e madeira nas regiões serranas do sul.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, lápis de cor, pincel atômico, cola, tesoura, papel metro (kraft ou branco) e fita colante. Revistas jornais, panfletos, imagens da internet mostrando diversas regiões do Brasil pedidos com antecedência aos alunos. Se não for possível juntar as imagens para recorte, os alunos poderão apenas escrever os nomes dos povos imigrantes “dentro” de cada estado ou região no mapa mudo ampliado, porém as imagens deixarão a atividade muito mais rica. Este material será usado na ação propositiva e na sistematização. É importante que o professor também leve imagens para que os alunos tenham opções para realização do trabalho. Lápis, canetas hidrocor e/ou pincéis atômicos preto e vermelho, papel metro e projetor que você usará para ampliar o mapa mudo do Brasil e fita colante.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva: Mapa: Brasil Imigração. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FvDDkZHKW6ZAq2K54pYE4VXKV933EPY8P6Z399VUVVhNrWw9CAdmzgfmHf4D/geo6-1und03-acao-propositiva-mapa.pdf

Mapa mudo do Brasil, Estados. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JVmeTUG3t7P5w8Ak4qWDck4fqCDp3Nr3YkYmz6PcVjdFnR3Ht7sGrr9UM5Ua/geo6-01und03-sistematizacao-mapa.pdf

O mapa mudo ampliado deve ser feito por você com antecedência. A seguir uma técnica de ampliação rápida.

Como fazer uma cópia ampliada de 1,5 X 1,0m do Mapa Mudo do Brasil - Estados, disponível no link: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf. Se você não conhecer outras técnicas de ampliação, sugerimos a seguinte:

1 - Projete o mapa mudo numa parede regular, regulando a distância de forma que preencherá área do papel metro preparado por você.

2 - Pegue o papel metro e ajuste-o à projeção deixando um espaço de 20cm para o título do mapa. Vá ajustando até conseguir o tamanho que quiser.

3 - Contorne as linhas com lápis, depois de retirar o papel metro da parede, reforce o contorno com caneta hidrocor ou pincel atômico.

Pregue em uma parede da classe à altura das crianças, para facilitar-lhes o acesso e terem uma visão mais aproximada do mapa. Ajude-os a colar as imagens que escolherem de acordo com a localização. Por exemplo: fotos de japoneses no Sudeste e de alemães no Sul.

Fonte dos mapas:

1 - Mapa mudo do Brasil, Estados. IBGE. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf, Acesso em 16 de dezembro de 2018.

2 - Brasil Imigração. História da Imigração no Brasil. Enciclopédia Global. Disponível em: http://www.megatimes.com.br/2013/12/historia-da-imigracao-no-brasil.html. Acesso em 09 de janeiro de 2019

Para você saber mais:

Sobre imigração portuguesa:

A Casa do Butantã:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_do_Butant%C3%A3#cite_note-:6-14

Sobre técnicas de construção da arquitetura colonial: https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtivas-do-periodo-colonial-ii/

Sobre cidades coloniais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_colonial_do_Brasil

Sobre imigração italiana:

Casa de Pedra. Ricardo André Frantz. https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2824230. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

Sobre a cultura quilombola: O Quilombo de Valença - RJ. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Valen%C3%A7a_(Rio_de_Janeiro). Acesso em 16 de dezembro de 2018.

-Comunidades quilombolas. Wikipédia.Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombolas. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

Sobre imigração alemã: Wikipedia. Disponívem em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blumenau. Acesso em 17 de dezembro de 2018.

Sobre a colonização holandesa: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%B5es_holandesas_no_Brasil. Acesso em 17 de dezembro 2018.

Sobre imigração japonesa: Wikipedia. Imigração japonesa no Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil. Acesso em 17 de dezembro de 2018.Casa do Japão em Curitiba - Paraná. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil#/media/File:Praca_do_Japao_Curitiba_Brasil.jpg . Acesso em: 16 de dezembro de 2018.

Bairro da Liberdade - São Paulo: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9924804. Acesso em 14 de dezembro de 2018.

Sobre os povos nativos no Brasil:

Povos Indígenas do Brasil. Disponivel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

Construções indígenas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_ind%C3%ADgena_do_Brasil. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

Sobre integração entre povos indígenas:

Indígenas desfilam tradição em forma de pintura nos JMPI - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-10/indigenas-desfilam-tradicao-em-forma-de-pintura-nos-jmpi. . Acesso em 16 de dezembro de 2018.

Fontes das imagens:

1 - Casa do Bandeirante. Dornicke. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_do_Butant%C3%A3. Acesso em 14 de dezembro de 2018

2 - Casario, Olinda. Lyssuel Calvet. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Olinda_-_Pernambuco_-_Brasil.jpg

3 - Vida Nova. Pedro Weingärtner. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedro_Weing%C3%A4rtner_-_Vida_nova_-_1893.jpg . Acesso em 14 de dezembro de 2018.

4 - Casa de Taipa Quilombo: Valença - RJ. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Valen%C3%A7a_(Rio_de_Janeiro)#/media/File:Quilombo_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_da_Serra_03.jpg . Acesso em 16 de dezembro de 2018.

5 - Cidade Colonial– Recife – Pernambuco – Nassau. Portal da Copa/ME. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ground_Zero_-_Recife_-_Pernambuco_-_Brazil.jpg. Acesso em 14 de dezembro de 2018.

6 - Blumenau, Santa Catarina - Colonização Alemã. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blumenau#/media/File:Foto_a%C3%A9rea_Blumenau.jpg . Acesso em 14 de dezembro de 2018.

7 - Casa do Japão em Curitiba - Paraná. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil#/media/File:Praca_do_Japao_Curitiba_Brasil.jpg . Acesso em: 16 de dezembro de 2018.

8 - Bairro da Liberdade - São Paulo: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9924804. Acesso em 14 de dezembro de 2018.

9 - Oca Kaikuro -Alto Xingú - Goiás - MARCO AURÉLIO ESPARZ… Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/71/Oca_dos_%C3%8Dndios_Kuikuros._Encontro_Cultural_Ind%C3%ADgena%2C_Fazenda_Santa_Luzia%2C_Sales_Oliveira_-_panoramio.jpg acessado em 14 de dezembro de 2018.

10 - Maloca Tukano. Ras 1193. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_ind%C3%ADgena_do_Brasil#/media/File:Tukano_maloca.jpg. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

Contextos prévios: Os alunos devem dominar os conceitos de paisagem urbana, paisagem rural, paisagem natural, paisagem construída.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Fale, escreva no quadro ou projete para os alunos o tema da aula. Explique que verão fotografias, uma pintura, mapas do Brasil, e textos para interpretar as características culturais das paisagens do Brasil deixadas pelos povos imigrantes e nativos. Comente que ao final da aula eles irão fazer uma colagem, num mapa ampliado, recortando figuras nos jornais e revistas que trouxeram para apresentar aspectos culturais das paisagens pelo país.

Organize a classe em quartetos para melhor conduzir os trabalhos e permitir o diálogo e troca de conhecimento entre os alunos.

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