Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens rurais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos verifiquem diferenças nas paisagens rurais, diferenciando suas técnicas de trabalho, e também verificarem de que modo a paisagem rural foi transformada pela mecanização do campo. As atividades propõem análise de imagens e confecção de um mapa conceitual.

Materiais necessários: Lápis grafite e/ou caneta esferográfica, caderno, folhas de papel sulfite, meia folha de cartolina para cada quatro alunos e régua.

Material complementar:

Arquivo com as imagens dos slides da contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf

Arquivo com orientações para a ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Arquivo para atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Link para as imagens:

Imagem 1: Lavoura - Pintura da tumba funerária de Sennudem. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 2: Arado e lavrador puxados por arado. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 3: Chácara de Avaré em São Paulo. In: Propriedade Rural. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_rural#/media/File:Horta_150706_REFON.jpg>. Acesso em: 09 jan. 2019.

Imagem 4: Arando campo de alfafas com trator, em 1921. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 5: Colheitadeira em um campo de cultivo de cereais. In: Agricultura Moderna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg>. Acesso em: 9 jan. 2019.

Mapa conceitual modelo: CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é importante que os alunos já tenham realizado alguma atividade de sistematização acerca do conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos naturais e culturais, assim como os espaços urbano e rural.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que visa verificar as diferenças entre paisagens rurais, visando as características das pequenas e grandes propriedades da terra, assim como as técnicas utilizadas e como essas paisagens se transformaram no espaço-tempo. Comente também que, após as discussões, os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.

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