Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens rurais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos verifiquem diferenças nas paisagens rurais, diferenciando suas técnicas de trabalho, e também verificarem de que modo a paisagem rural foi transformada pela mecanização do campo. As atividades propõem análise de imagens e confecção de um mapa conceitual.

Materiais necessários: Lápis grafite e/ou caneta esferográfica, caderno, folhas de papel sulfite, meia folha de cartolina para cada quatro alunos e régua.

Material complementar:

Arquivo com as imagens dos slides da contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf

Arquivo com orientações para a ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Arquivo para atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Link para as imagens:

Imagem 1: Lavoura - Pintura da tumba funerária de Sennudem. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 2: Arado e lavrador puxados por arado. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 3: Chácara de Avaré em São Paulo. In: Propriedade Rural. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_rural#/media/File:Horta_150706_REFON.jpg>. Acesso em: 09 jan. 2019.

Imagem 4: Arando campo de alfafas com trator, em 1921. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 5: Colheitadeira em um campo de cultivo de cereais. In: Agricultura Moderna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg>. Acesso em: 9 jan. 2019.

Mapa conceitual modelo: CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é importante que os alunos já tenham realizado alguma atividade de sistematização acerca do conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos naturais e culturais, assim como os espaços urbano e rural.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que visa verificar as diferenças entre paisagens rurais, visando as características das pequenas e grandes propriedades da terra, assim como as técnicas utilizadas e como essas paisagens se transformaram no espaço-tempo. Comente também que, após as discussões, os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO