Plano de Aula

Plano de aula: As pessoas como parte da paisagem

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Durante a execução desse plano, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre sua presença na paisagem, considerando o tempo e o espaço, em comparação com o tempo da natureza. Além disso, os alunos refletirão sobre como as pessoas e suas escolhas, atitudes e ações interferem no processo de construção das paisagens culturais.

Materiais necessários: projetor multimídia, cópia dos slides em pendrive, caderno, lápis, borracha, câmera de vídeo e/ou gravador de voz ou aparelho celular (caso a escola autorize o uso dos equipamentos em sala de aula).

Material complementar:

Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf

Fontes:

Vídeo 1: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 15 de janeiro de 2019.

Vídeo 2: Fique por dentro das 7 dicas para fazer uma boa entrevista. Fernanda Félix - Editora Chefe/Ceo do Jornal Dialogado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JSDwRZqOhaI. Acesso em 05 de janeiro de 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, fale aos alunos ou escreva no quadro o tema da aula, explicando que nessa aula irão estudar e refletir sobre como cada um pode influenciar a construção de paisagens - mudando ou conservando espaços -, através de suas escolhas e atitudes e que, ao final, irão elaborar um roteiro de entrevista que farão a pessoas da família e/ou da comunidade para descobrir quais foram suas atitudes e escolhas de vida que influenciaram nesse processo.

Contextos prévios: Os alunos já deverão ter dominado os conceitos de paisagem natural e paisagem construída ou cultural, tempo do homem e tempo da natureza.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados