Plano de Aula

Plano de aula: As transformações nas paisagens do campo

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de descrever as principais transformações ocorridas no campo principalmente a partir do uso da tecnologia.

Materiais necessários: Imagens representando diferentes paisagens do campo; Folhas brancas para representação da paisagem do campo; Cópias do quadro de “As transformações do campo e seus efeitos”. Solicite aos alunos com antecedência que tragam para a sala imagens do espaço rural (campo) do município ou de outros lugares.

Material complementar:

Contextualização - Imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPu76P6KquD25FHr3V6M4hmbdPnRXKWkMWrWhcTwtYTaXFC5SByrbepcpchN/geo4-04und05-contextualizacao-imagens.pdf

Ação Propositiva - Folha para representação das paisagens do campo antes e depois do uso de tecnologias avançadas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2hdMXmdQJmSQjsDrGCHdBT5mAK9yJGfxTEfKRUPWPMmAHpJ3eBtQKGbYmZDc/geo4-04und05-acao-propositiva-representacao-antes-e-depois.pdf

Sistematização - Quadro “As transformações do campo e seus efeitos”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UeAQdDUHBkb8rS7x8jvgefRgGzzwMuKj7zDbcGp6RKjX5tdQGPSr8c6SNr5t/geo4-04und05-sistematizacao-quadro-de-atividade.pdf

Para você saber mais:

No artigo científico “A Modernização da Agricultura no Brasil e os Novos Usos do Território“ nas páginas de 1 - 4, você encontrará subsídio para identificar as principais alterações na agricultura brasileira.

Link do artigo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ryg84ygA2un4bpykWhcNrBpJcQaQ4GzsbQUYavg3y8te5RkAd9GX3cAyhhay/geo4-04und05-material-de-apoio-ao-professor-artigo-modernizacao-da-agricultura.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro, em um cartaz, ou ainda falado. Após a leitura destaque com a turma que na aula eles identificarão as transformações ocorridas no espaço rural/campo e serão capazes de descrever as principais alterações.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados