GEO4_04UND05 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: As transformações nas paisagens do campo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de descrever as principais transformações ocorridas no campo principalmente a partir do uso da tecnologia.
Materiais necessários: Imagens representando diferentes paisagens do campo; Folhas brancas para representação da paisagem do campo; Cópias do quadro de “As transformações do campo e seus efeitos”. Solicite aos alunos com antecedência que tragam para a sala imagens do espaço rural (campo) do município ou de outros lugares.
Material complementar:
Contextualização - Imagens:
Ação Propositiva - Folha para representação das paisagens do campo antes e depois do uso de tecnologias avançadas:
Sistematização - Quadro “As transformações do campo e seus efeitos”:
Para você saber mais:
No artigo científico “A Modernização da Agricultura no Brasil e os Novos Usos do Território“ nas páginas de 1 - 4, você encontrará subsídio para identificar as principais alterações na agricultura brasileira.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro, em um cartaz, ou ainda falado. Após a leitura destaque com a turma que na aula eles identificarão as transformações ocorridas no espaço rural/campo e serão capazes de descrever as principais alterações.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS