Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência uma vez que os planos de aula apresentam diferentes possibilidades para análise das transformações de paisagens nas cidades, utilizando fotografias e imagens de satélite.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Pinterest; Timelapse - Google Earth Engine; Google Maps e Google Earth.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, sugira aos alunos que acessem o Pinterest e busquem fotos antigas de São Paulo, clicando nas imagens para descobrir a que local e data se referem.

Fonte: disponível aqui.
Em seguida, é interessante que busquem fotos atuais de São Paulo. Assim, os alunos tomam conhecimento do tema da aula de maneira mais descontraída.
Contextualização
Sugerimos duas etapas complementares para a realização deste momento de maneira assincrônica:
Etapa 1: encaminhe o texto “O antes e o depois de diversas cidades”, disponível aqui. Este texto é recomendado no “Para você saber mais”, no plano original GEO5_08UND01.
Etapa 2: encaminhe o texto “Imagens de satélite do Google mostram 32 anos de mudanças no nosso planeta”, disponível aqui. Este artigo foi indicado no “Para você saber mais”, no plano original GEO5_08UND02.
Solicite aos alunos que registrem que mudanças conseguem observar de uma imagem para outra.
Atenção:
- em cada etapa, os textos pode ser copiados e enviados por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola para comunicação com a turma;
- os alunos devem registrar que mudanças conseguem observar de uma imagem para outra em cada etapa;
- os registros podem ser feitos no caderno e compartilhados com o professor por meio de uma foto.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, quatro questionamentos são encadeados para reflexão sobre a temática e sobre mudanças que podem estar ocorrendo em função da pandemia da Covid-19 e do isolamento social.
Questionamento 1:
Por que as paisagens das cidades se alteram?
(Problematização proposta originalmente no plano GEO5_08UND01)
Questionamento 2:
É possível observar mudanças na paisagem nesta quarentena?
Questionamento 3:
Como essas mudanças poderiam ser percebidas?
Questionamento 4:
Como as imagens de satélite nos ajudam a identificar mudanças de paisagens?
(Problematização proposta originalmente no plano GEO5_08UND02)
Peça aos alunos que anotem as respostas a cada questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguinte artigo: “Antes e depois da Covid-19: imagens de satélite mostram mudanças”, disponível aqui. Em seguida, coloque a questão original da Ação propositiva, no slide do plano GEO5_08UND02: “Que tipo de informações podem ser observadas a partir de imagens de paisagens via satélite?”
Nesta etapa, os alunos farão uma reflexão sobre onde moram.
Peça que pesquisem fotografias ou imagens de satélite do município onde moram, e colem na tabela abaixo:

A tabela pode ser feita no Word ou em um simples papel em branco, e encaminhada ao professor por foto ou mesmo em arquivo anexado por e-mail.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos devem tirar um print do local da foto da pesquisa da etapa anterior, localizando no Google Maps e ou no Google Earth o local, como nos exemplos a seguir.


Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- As cidades se transformam com o passar do tempo - disponível aqui;
- São Paulo: paisagens em transformação - disponível aqui;
- Antes e depois: veja a transformação de cidades brasileiras - disponível aqui;
- Coronavírus: o que está acontecendo no mundo após a quarentena? - disponível aqui;
- Imagens de satélite (1984-2016): 32 anos de mudanças na Terra - disponível aqui;
- Vitória: imagens de satélite - disponível aqui;
- Imagens de satélite - disponível aqui.