Como conversar sobre autoestima e aceitação com crianças do Fundamental 1?
O que fazer quando mais da metade dos alunos não gostam do próprio corpo? Veja e ouça aqui dicas para enfrentar esse problema
PorFlavia NogueiraPedro Annunciato
03/11/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorFlavia NogueiraPedro Annunciato
03/11/2019
Quando o professor Luiz Gustavo Bonatto Rufino recebeu de volta os questionários de seus alunos no projeto “Ressignificando as visões sobre o corpo”, observou uma tendência inquietante: mais da metade dos meninos e meninas mostraram uma visão depreciativa do próprio corpo.
No entanto, o que leva crianças de 8 e 9 anos a terem essa visão de si mesmas? Como o professor pode detectar a baixa autoestima de seus alunos? O que fazer nesses casos?
“Esses necessitam de um trabalho interdisciplinar mais intenso e, às vezes, até intervenções efetivas fora da escola, como encaminhamentos médicos, possibilidades de trabalhos com psicólogos especialistas. É importante procurar desvendar as possíveis origens da baixa autoestima e atuar no desenvolvimento de competências que permitam ao aluno se enxergar de diferentes formas”, explica o professor.
E quando um ou mais alunos não são aceitos pelos outros estudantes por causa da aparência? Como o professor pode convencer as crianças de que é preciso aceitar os outros?
Ouça, abaixo, cinco dicas de Ana Carolina D’Agostini, psicóloga e pedagoga com especialização em psicologia, sobre como enfrentar esses problemas em sala de aula e como conversar com os alunos sobre autoestima e aceitação do outro.
Últimas notícias