Plano de Aula

Plano de aula: Combustíveis alternativos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de combustíveis e máquinas térmicas: quuestões socioambientais e econômicas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca diferenciar os tipos de combustíveis alternativos e analisar a sua viabilidade. Esta aula terá melhor resultado se antes for utilizado o plano CIE7_05ME04. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse os links: https://bit.ly/2OqmpVf, https://bit.ly/2pbx9Mj e https://bit.ly/1hjoGhO.

Desenvolvimento: Propõe-se para esta aula o uso da sala de aula invertida (flipped classroom), ou seja, um modo mais interessante de ensinar concentrando no ambiente virtual o que é informação básica e deixando para a sala de aula as atividades mais criativas e supervisionadas. “A combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam também, no seu próprio ritmo” (MORAN, 2015, p. 22). Sendo assim, em uma aula anterior, organize a sala em 7 grupos e explique que eles farão, em suas casas, um estudo sobre os Combustíveis Alternativos. Entregue um tema para cada grupo: Biogás (biometano), Eletricidade (carro elétrico), Hidrogênio (carros movidos a hidrogênio), Etanol, Biodiesel, Gás natural veicular (GNV), Energia solar (carro movido a energia solar). Explique também que eles deverão produzir um vídeo, uma apresentação em powerpoint ou uma maquete, que deverão ser apresentadas para os alunos da sala ou da escola em forma de seminário. Cada grupo deverá defender ou não o uso de combustíveis alternativos e explicar o motivo, ou seja, se é viável ou não. Após, as apresentações serão divulgadas no facebook da escola, instagram e youtube para conscientização da população. Passe no quadro ou imprima as orientações para a pesquisa, que se encontram disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vMcP5dpdKdaT5pRUe9hRN8p5mMhjb2jvg3FtqAbdZk8WXj3rHkNNT6ZHAXPk/cie7-05me05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf

Materiais necessários para a aula: Projetor, caixa de som, celular ou máquina filmadora digital.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete e leia o tema da aula ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão

diferenciar os tipos de combustíveis alternativos e analisar a sua viabilidade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO