Democracia na Antiguidade
Plano de Aula
Plano de aula: Democracias
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Computador e equipamento de projeção
Folhas brancas, cartolinas
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
2- Pergunte à turma: - O que você entende por Democracia?
3- Registre as respostas em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.
4- Apresente o conceito de Democracia e o seu surgimento na Grécia, além de seu desenvolvimento ao longo do tempo.
5- Faça uma abordagem sobre a Democracia Moderna e a Democracia Contemporânea.
6 - A partir da leitura do Preâmbulo da Constituição Brasileira, divida-o por expressões ou palavras chaves, discutindo uma a uma, como forma de detalhar que entendimento os alunos têm das garantias básicas presentes em nossa Constituição e o papel do Estado Brasileiro.
7- Registre o entendimento dos alunos em áudio, vídeo ou anotando em uma folha
8 - Revise os conceitos de Democracia Direta e Democracia Indireta.
9 - Proponha aos alunos a aprovação de um Contrato (Regras para alunos e para o professor) para turma durante as atividades na sala de aula. Conduza o processo elencando as sugestões, liste-as no quadro e posteriormente coloque em votação cada item. (limite o número de ítens de 3 a 5)
10 - Proponha aos alunos uma eleição de representante de turma. Liste os candidatos enumerando-os, dê 30 segundos para que cada um se apresente.
11- Distribua as cédulas, onde cada aluno deverá escrever o número de seu candidato.
12 - Recolha as cédulas e inicie a contagem dos votos de forma transparente.
13- Anuncie o vencedor.
14 - Solicite aos alunos que responda:
- Qual dinâmica de escolha é uma exemplo de “Democracia direta” e qual é um exemplo da “Democracia indireta”?
15- Registre por amostragem as respostas.
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.todapolitica.com/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 25/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
2- Pergunte à turma: - O que você entende por Democracia?
3- Registre as respostas em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.
4- Apresente o conceito de Democracia e o seu surgimento na Grécia, além de seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.
Para você saber mais
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.todapolitica.com/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Faça uma abordagem sobre a Democracia Moderna e a Democracia Contemporânea, utilizando datashow.
Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.todapolitica.com/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 25/03/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Apresente em slides o Preâmbulo da Constituição Brasileira, divida-o por expressões ou palavras chaves, discutindo uma a uma, como forma de detalhar que entendimento que os alunos têm das garantias básicas presentes em nossa Constituição e o papel do Estado Brasileiro.
2- Registre o entendimento dos alunos em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.
Em caso de unidade que não possuir equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.todapolitica.com/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.todapolitica.com/democracia/
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Revise os conceitos de Democracia Direta e Democracia Indireta.
2 - Proponha aos alunos a aprovação de um Contrato (Regras para alunos e para o professor) para turma durante as atividades na sala de aula. Conduza o processo elencando as sugestões, liste-as no quadro e posteriormente coloque em votação cada item. (limite o número de ítens de 3 a 5)
3 - Proponha aos alunos uma eleição de representante de turma.
Liste os candidatos enumerando-os, dê 30 segundos para que cada um se apresente.
4- Distribua as cédulas, onde cada aluno deverá escrever o número de seu candidato.
5 - Recolha as cédulas e inicie a contagem dos votos de forma transparente.
6- Anuncie o vencedor.
7 - Solicite aos alunos que responda:
- Qual dinâmica de escolha é uma exemplo de “Democracia direta” e qual é um exemplo da “Democracia indireta”?
8- Registre por amostragem as respostas.
Se a turma for muito grande, limite o número de candidatos, criando critério como ordem de chegada, entre outros.
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.todapolitica.com/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 25/03/2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a definição de democracia, legitimando-a como o poder maior da representação e participação popular.
Esse tema é complexo e deve ser bem trabalhado, para que os alunos o compreendam e façam uso deste aprendizado. Desta forma, comece esta aula tratando da explicação da definição de cidadania, para que os alunos partam do conhecimento primordial de uma sociedade para depois avançarem para a definição maior.
Em seguida, passe para a explicação do que vem a ser democracia. Agende uma videoconferência e compartilhe os vídeos abaixo com os alunos e, à medida que for exibindo os vídeos, pause-os quando necessário, para dar maiores explicações sobre o tema:
- O que é cidadania? (disponível aqui).
- O que é democracia? (disponível aqui).
Após assistirem os vídeos, faça o questionamento proposto no Plano, compartilhe os documentos e dê seguimento às orientações definidas nesta etapa.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos o slide definido para esse momento e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Caso ache interessante, substitua alguns dos textos indicados no Plano pelos vídeos abaixo:
- Democracia ateniense (disponível aqui);
- O que é democracia representativa? (disponível aqui);
- O que é democracia participativa? (disponível aqui).
Sistematização
Após todas as explicações dadas sobre o processo democrático em uma sociedade, questione os alunos sobre a criação de regras democráticas para a turma. Sugira que, além de definirem estas regras, façam uma eleição para eleger um representante que tratará de todos os assuntos relacionados à turma junto à direção e coordenação da escola e com os professores.
Siga as orientações definidas nesta etapa: peça aos alunos que listem as regras que querem que constem no Contrato. Explique que os alunos que quiserem ser candidatos a representante deverão elaborar um texto pequeno para pedirem os votos aos colegas.
Agende uma videoconferência para fazerem a escolha das regras e os candidatos se apresentarem. Defina, também, o dia (e o horário) em que acontecerá a eleição do representante.
Até o dia da eleição, incentive os candidatos a fazerem propaganda das candidaturas, usando o Whatsapp. Converse com os candidatos em relação ao respeito que devem ter uns com os outros neste processo.
No dia da eleição, peça que os alunos enviem o voto de forma privativa para o seu celular. Ao final da tarde, faça a apuração e declare quem foi o representante escolhido.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, mantendo uma conversa sobre o processo democrático no nosso país e a importância de serem participativos e ativos em relação aos direitos e deveres de cada um.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: As formas de organização social e política:a noção de Estado
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.,
Palavras-Chave: Democracia; Poder; Povo; Estado