Democracia na Antiguidade
Plano de Aula
Plano de aula: Democracias
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Computador e equipamento de projeção
Folhas brancas, cartolinas
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
2- Pergunte à turma: - O que você entende por Democracia?
3- Registre as respostas em áudio, vídeo ou anotando em uma folha.
4- Apresente o conceito de Democracia e o seu surgimento na Grécia, além de seu desenvolvimento ao longo do tempo.
5- Faça uma abordagem sobre a Democracia Moderna e a Democracia Contemporânea.
6 - A partir da leitura do Preâmbulo da Constituição Brasileira, divida-o por expressões ou palavras chaves, discutindo uma a uma, como forma de detalhar que entendimento os alunos têm das garantias básicas presentes em nossa Constituição e o papel do Estado Brasileiro.
7- Registre o entendimento dos alunos em áudio, vídeo ou anotando em uma folha
8 - Revise os conceitos de Democracia Direta e Democracia Indireta.
9 - Proponha aos alunos a aprovação de um Contrato (Regras para alunos e para o professor) para turma durante as atividades na sala de aula. Conduza o processo elencando as sugestões, liste-as no quadro e posteriormente coloque em votação cada item. (limite o número de ítens de 3 a 5)
10 - Proponha aos alunos uma eleição de representante de turma. Liste os candidatos enumerando-os, dê 30 segundos para que cada um se apresente.
11- Distribua as cédulas, onde cada aluno deverá escrever o número de seu candidato.
12 - Recolha as cédulas e inicie a contagem dos votos de forma transparente.
13- Anuncie o vencedor.
14 - Solicite aos alunos que responda:
- Qual dinâmica de escolha é uma exemplo de “Democracia direta” e qual é um exemplo da “Democracia indireta”?
15- Registre por amostragem as respostas.
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.todapolitica.com/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.mundovestibular.com.br/articles/4272/1/A-DEMOCRACIA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html
https://www.infoescola.com/politica/democracia/
(Acessado em 25/03/2019)
https://www.infoescola.com/politica/democracia-participativa/
(Acessado em 25/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS