Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas aditivos com a ideia de juntar

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.



Conhecimentos prévios  

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Juntar quantidades distintas, seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas;
  2. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  3. Socializar as possíveis representações feitas pelos alunos na resolução de problema com cálculo aditivo.



Conceito-chave

Adição com a ideia de juntar.



Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o problema da atividade principal
  3. Fichas numéricas (conjuntos de 0 a 9)
  4. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas;
  2. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  3. Socializar as possíveis representações feitas pelos alunos na resolução de problema com cálculo aditivo.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA