Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: O professor apresentará o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Pergunte se já ouviram falar do termo ¨polígono¨.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor deve apresentar essas quatro figuras geométricas na lousa ou em projeção e propor aos alunos que as nomeiem e apresentem algumas de suas características. O professor pergunta aos alunos quais as figuras planas que eles conhecem e pede para que dêem exemplos de figuras planas.
Propósito: Promover a familiaridade com as figuras geométricas planas e suas características.
Discuta com a turma:
Questionar se as figuras apresentadas são formadas por linhas retas ou curvas.
Propor que os alunos verbalizem as diferenças entre o triângulo, o quadrado e o retângulo quanto ao número de lados.
Propor que os alunos verbalizem as diferenças entre o quadrado e o retângulo já que as duas figuras têm quatro lados.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Professor, distribua as imagens individualmente para que cada aluno possa fazer as suas próprias observações. Depois de um tempo, proponha que a turma divida-se em grupos de 2 ou 3 alunos. Entregue fichas das imagens impressas de figuras formadas por linhas curvas e retas, linhas poligonais simples e não simples, abertas e fechadas. Em seguida, deixe que discutam entre eles os critérios para fazer os agrupamentos.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Propósito: Observar características próprias das figuras, como : linhas abertas ou fechadas, linhas curvas ou retas, linhas que se cruzam ou não se cruzam
Discuta com a turma:
Vocês identificam as figuras planas formadas por linhas curvas e or linhas retas?
Vocês identificam as figuras planas formadas por linhas abertas e linhas fechadas?
Vocês identificam as figuras formadas por linhas que se cruzam e linhas que não se cruzam?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente as suas soluções. Os outros grupos observarão as soluções apresentadas e irão verbalizar o critério de cada um. É esperado que apareçam critérios diferentes. É importante deixar claro que não existe a solução certa ou errada na realização da atividade, mas sim várias maneiras de pensar na organização dos agrupamentos. A partir da discussão das soluções encontradas, passaremos para o próximo slide, no qual poderemos observar alguns critérios possíveis de agrupamento.
Propósito: Fazer com que o aluno entenda que existem várias formas diferentes de classificar as figuras planas dependendo dos critérios utilizados.
Discuta com a turma:
- As soluções encontradas pelos grupos foram sempre as mesmas?
- Quais foram as soluções encontradas pelos grupos?
- Podem existir outros critérios diferentes desses que foram apresentados?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Mostre os grupos de figuras e desafie os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por linhas curvas, sejam estas abertas ou fechadas. O grupo da direita é formado apenas por linhas retas, sejam estas abertas ou fechadas. A partir desse slide o professor inicia a conceituação de polígonos. Os próximos 2 slides também fazem parte desse processo de conceituação de polígonos.
Propósito: Estimular o senso de observação e atenção a fim de que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.
Discuta com a turma:
- O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
- O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Mostre esses grupos de figuras e desafia os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por figuras abertas, sejam estas formadas por linhas retas ou curvas. O grupo de direita é formado por figuras fechadas, sejam estas formadas por linhas retas ou curvas. No próximo slide poderemos observar um outro critério de agrupamento . Por meio desse processo o professor conceituará polígono.
Propósito: Estimular o senso de observação e atenção a fim de que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.
Discuta com a turma:
- O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
- O que tem em comum no grupo das figuras da esquerda?
Título: Discussão das soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: O professor mostra esses grupos de figuras e desafia os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por figuras que apresentam linhas que se cruzam, sejam estas curvas ou retas. O grupo da direita é formado por figuras que apresentam linhas que não se cruzam, sejam estas retas ou curvas.
Propósito: Estimular o senso de observação e atenção para que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.
Discuta com a turma:
O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
O que tem em comum no grupo das figuras da esquerda?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: O professor, depois de, junto com os alunos, ter observado e classificado as figuras planas como abertas, fechadas, formadas por linhas curvas ou retas, formadas por linhas que se cruzam ou não se cruzam, introduz o conceito de polígono.
Propósito: Introduzir o conceito de polígono
Discuta com a turma:*
Observem essas figuras e digam se apresentam as características de um polígono.
Vocês podem dar exemplos de outras figuras que podemos chamar de polígonos?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Fazer uma retomada do conteúdo apresentado e discutido no plano de aula.
Orientação: Encerrre a aula comentando que eles aprenderam a reconhecer as figuras geométricas planas classificadas como polígonos.
Faça um resumo da atividade falando que, a partir da observação de possíveis agrupamentos feitos em grupo durante a atividade principal, eles tiveram a oportunidade de perceber que há vários tipos de figuras planas: formadas por linhas retas ou curvas, abertas ou fechadas, formadas por linhas que se cruzam ou não se cruzam.
As figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam conceituamos como polígonos.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Oriente aos alunos que, individualmente, construam 2 polígonos diferentes. Pode usar um papel quadriculado para que desenhem sobre a malha quadriculada.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar