Plano de Aula

Plano de aula: Explorando Sólidos Geométricos e Simetria

mais ações

Descrição

Este plano de aula apresenta duas sugestões de aulas com duração de 50 minutos, cada. A proposta integra matemática, linguagem e tecnologia, com foco no uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoiar a análise e compreensão das propriedades de sólidos geométricos.

O plano tem como objetivo principal incentivar as crianças a desenvolverem habilidades de observação, raciocínio lógico e colaboração ao usarem a IA para elaborar perguntas sobre sólidos geométricos, que serão utilizadas e respondidas ao longo das atividades. Na primeira aula, os estudantes exercitam a criação de perguntas que explorem as propriedades dos sólidos geométricos (como faces, arestas e vértices). Na segunda aula, eles ampliam o conceito de geometria ao manipular peças geométricas do Tangram para formar figuras simétricas.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

    Lousa e/ou projetor para apresentação inicial.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

    Plataforma digital com suporte a Tangram (como um app ou site de Tangram).

  • Materiais diversos:
    Conjuntos de Tangram para cada dupla (disponíveis online ou impressos em papel).

    Folhas de papel e lápis para anotação de resultados.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Simetria.

  • Sólidos Geométricos reconhecimento e características.

  • Uso de tecnologias educacionais.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer e nomear sólidos geométricos como cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e cone, identificando suas características principais (faces, arestas e vértices).

  • Desenvolver habilidades de questionamento e investigação ao elaborar perguntas que auxiliem na análise e identificação dos sólidos geométricos.

  • Analisar formas geométricas presentes no cotidiano, reconhecendo a presença de sólidos geométricos e simetria em objetos e situações reais.

  • Explorar o conceito de simetria por meio da manipulação de peças do Tangram, identificando e criando figuras simétricas.

  • Aplicar recursos tecnológicos para a aprendizagem, utilizando ferramentas digitais para complementar a criação e exploração de figuras geométricas, como o Tangram online.

  • Participar ativamente de discussões e reflexões sobre o processo de aprendizagem, compartilhando estratégias e descobertas realizadas durante as atividades.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

5. Cultura digital.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Acesse

Bibliografia

  • BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas. Porto Alegre: Penso.

  • SISTO, Fermino Fernandes; ABREU, Enid; MONTEIRO, Alexandrina. Cotidiano escolar: questões de leitura, matemática e aprendizagens. Petrópolis: Editora Vozes.

  • FONSECA, Maria da Conceição F. R.; LOPES, Maria da Penha; BARBOSA, Maria das Graças Gomes; GOMES, Maria Laura Magalhães; DAYRELL, Mônica Maria Machado S. S. O ensino de geometria na escola fundamental. Belo Horizonte: Autêntica.

  • A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EDUFSCAR.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 min

Este plano de aula tem como objetivo favorecer a aprendizagem das crianças sobre sólidos geométricos com base em objetos reais e trabalhar o conceito de simetria e eixo de simetria. Além de explorar a criatividade ao propor a elaboração de imagens simétricas usando somente peças do Tangram, o trabalho será realizado em duplas e ou grupos para promover a aprendizagem cooperativa.

Dificuldades antecipadas:

Algumas crianças podem apresentar dificuldade em identificar características dos sólidos geométricos, assim como dificuldades em acompanhar as perguntas e respostas elaboradas durante a atividade “Qual é o sólido secreto?”.

Outra exploração importante nesta atividade consiste em manipular as peças do Tangram. Por isso, é importante apresentar o material previamente à atividade, pois algumas crianças podem não conhecer o Tangram.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 50 min

Professora ou professor, inicie esta atividade organizando as crianças em grupos com até 4 estudantes.

Mostre às crianças alguns objetos e peça para que identifiquem qual sólido geométrico eles representam.

Lista de sugestão de objeto:

Cubo

1. Caixa de presente

2. Cubo mágico (Rubik)

3. Bloco de montar (Lego)

4. Cubo de gelo

5. Dados de jogo

6. Caixa de papelão pequena

7. Caixinha de chá

Paralelepípedo (Retângulo sólido)

1. Tijolo

2. Caixa de sapato

3. Livro

4. Caixote de madeira

5. Pão de forma

6. Embalagem de cereal

7. Caixa de leite

8. Pacote de bolachas

9. Caixa de ferramentas

Esfera

1. Bola de futebol

2. Laranja

3. Bola de gude

4. Bola de tênis

5. Globo terrestre

6. Bola de basquete

7. Bolas de Natal

Cilindro

1. Lata de refrigerante

2. Rolha de vinho

3. Bateria (pilha)

4. Copo descartável

5. Garrafa de água

6. Porta-lápis cilíndrico

Cone

1. Chapéu de festa

2. Cone de trânsito miniatura

3. Casquinha de sorvete miniatura

4. Árvore de Natal pequena (de papel ou plástico)

Pirâmide

1. Pirâmide de papel

2. Embalagens no formato

3. Brinquedo de pirâmide miniatura

Em seguida, entregue a cada grupo um cartão com o nome de um sólido geométrico: CUBO, PARALELEPÍPEDO, ESFERA, CILINDRO OU CONE.

Explique que vocês vão organizar juntos uma brincadeira para adivinhar qual é o sólido secreto de cada grupo, com base nas respostas às perguntas que serão feitas.

Inicie a atividade apresentando a ferramenta de IA à turma. Explique de forma simples que a IA pode ajudar a criar perguntas e ideias com base no que escrevemos, como se fosse um "parceiro digital". Mostre na tela ou descreva um exemplo prático: peça à IA que crie uma pergunta sobre um objeto ou um tema de interesse das crianças, como “Que perguntas podemos fazer sobre uma esfera?”. Em seguida, mostre as respostas geradas, destacando como a ferramenta pode sugerir ideias criativas e úteis.

Explique que, para usar a IA, precisamos escrever instruções claras e específicas, chamadas de prompts. Estimule as crianças a pensarem em como escrever seus prompts, usando palavras que descrevem bem o que querem saber. Por exemplo: “Faça 3 perguntas que ajudem a descobrir o que é uma esfera”.

Oriente os estudantes a sugerirem suas próprias perguntas ou prompts que desejam explorar. Enquanto trabalham, incentive a interação em grupo, mostrando como as ideias podem ser combinadas para criar perguntas melhores. Enfatize que o objetivo é aprender a usar a IA como uma ferramenta de apoio para pensar e explorar temas de forma criativa e colaborativa.

Nesta atividade, as crianças irão elaborar com a IA as perguntas que descrevem o sólido indicado pela professora. Alguns exemplos abaixo:

10 perguntas para um cubo sem dizer diretamente seu nome:

1. Este objeto tem todas as suas faces iguais em forma e tamanho?

2. Quantas faces planas possui este objeto?

3. Todas as arestas deste objeto têm a mesma medida?

4. Cada uma das faces deste objeto é um quadrado perfeito?

5. Se eu empilhar vários destes objetos, eles formariam uma torre estável?

6. Quantas arestas encontram-se em cada vértice deste objeto?

7. Cada face deste objeto tem quatro lados e quatro ângulos retos?

8. Todas as faces deste objeto são congruentes (iguais)?

9. Quando visto de qualquer lado, este objeto mantém o mesmo formato?

10. Este objeto pode ser girado em qualquer direção e ainda parecer igual?

10 perguntas para uma esfera, sem mencionar seu nome diretamente:

1. Este objeto tem a mesma forma em todas as direções?

2. Todos os pontos na superfície deste objeto estão à mesma distância do centro?

3. Este objeto rola facilmente em qualquer direção?

4. Você pode encontrar alguma face plana neste objeto?

5. Se você cortar este objeto ao meio, cada metade será um círculo?

6. Este objeto é perfeitamente redondo e não possui arestas ou vértices?

7. Você pode segurar este objeto e girá-lo sem mudar sua forma?

8. É possível calcular o volume deste objeto usando a fórmula para o volume de um sólido perfeitamente redondo?

9. Este objeto é semelhante a uma bola usada em esportes como futebol ou basquete?

10. Se você colocar este objeto sobre uma superfície plana, ele irá rolar em vez de ficar parado?

Após cada grupo organizar as suas perguntas em uma folha de papel, daremos início à brincadeira Qual é o sólido secreto?

Para este momento, cada grupo terá um objeto representando um sólido escondido em uma caixinha ou sacolinha. O professor define com as crianças uma ordem para saberem qual grupo faz perguntas e qual grupo responde de acordo com o seu sólido secreto. Vencerá o grupo que identificar o sólido secreto.

Orientações para os estudantes:

- Cada grupo planejou perguntas com o apoio da IA, agora vocês irão escolher e fazer algumas perguntas ao grupo que está com o sólido secreto. Cada vez que o grupo acertar a resposta ganhará 20 pontos. Vocês poderão realizar outras rodadas escolhendo outro objeto. Lembre-se de alternar os papéis nos grupos, uma hora um grupo pergunta, enquanto o outro responde. Na próxima rodada invertem os papéis.

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