Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Os polígonos e as bandeiras
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Burkardt Moreira
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .
EF04MA19 - Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.
Objetivos específicos
Identificar, nomear e caracterizar polígonos.
Conceito-chave
Polígonos.
Recursos necessários
Lousa, papel A4, régua,marcadores ( tampinhas, botões),dado e lápis de cor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar, nomear e caracterizar polígonos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: O professor apresenta o objetivo do plano de aula.
Propósito: apresentar o objetivo à turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor projeta ou desenha as cartelas na lousa. É importante que o professor estimule os alunos a verbalizarem os conceitos que eles já conhecem, por exemplo, ¨o que é um polígono?¨, ¨ vocês sabem dizer os nomes desses polígonos?¨, ¨quais os polígonos que apresentam lados paralelos?”, “quais os polígonos que apresentam ângulos retos?¨.Após essas discussões entre os alunos é esperado que eles identifiquem a primeira cartela como a resposta à questão.
Propósito: Recordar o conceito e as características de alguns polígonos .
Materiais complementares:
Resolução da atividade de retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: O professor apresenta as cartas do jogo aos alunos e pede para que eles verbalizem algumas características das figuras que formam as bandeiras.
O professor divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e explica as regras do jogo:
Material:
- 1 dado.
- Marcadores (botões, tampinhas) de cores diferentes.
- Cartela com a trilha.
- 16 cartas-perguntas.
Instruções:
- Recorte as cartas e as coloque viradas para baixo em forma de monte.
- Começa o jogo quem tirar o maior número no dado.
- Joga-se o dado e movimentam-se os marcadores de acordo com o número de pontos apresentado.
- Se o marcador cair numa casa com o desenho da bandeira do Brasil, o jogador deve pegar uma carta do monte, ler em voz alta o que está escrito e responder o que se pede.
- Se cair nos outros desenhos, o jogador deve seguir as orientações das legendas.
- Se ele souber a resposta, tem direito a jogar novamente.
- Se ele não souber, permanece no mesmo lugar.
- Vence o jogo quem chegar primeiro ao final da trilha.
O professor pode sugerir que os alunos, ao observarem as bandeiras, criem as suas próprias perguntas para o jogador que irá responder. Nas cartas já estão elaboradas algumas perguntas apenas como sugestão.
Propósito: Reconhecer os nomes dos polígonos e suas características através de um jogo que apresenta bandeiras de diversos países.
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos .
Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :
- África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.
O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.
- Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
- Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.
O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.
- Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.
- Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.
O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.
- República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.
O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.
- Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.
- Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.
O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.
- São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.
O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.
- Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.
O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.
- Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos .
Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :
- África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.
O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.
- Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
- Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.
O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.
- Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.
- Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.
O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.
- República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.
O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.
- Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.
- Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.
O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.
- São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.
O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.
- Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.
O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.
- Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, ela é formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos .
Orientações O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :
- África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.
O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.
- Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
- Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.
O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.
- Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.
- Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.
O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.
- República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.
O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.
- Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.
- Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.
O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.
- São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.
O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.
- Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.
O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.
- Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.
Discussão da Solução.
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :
- África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.
O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.
- Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
- Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.
O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.
- Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.
- Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.
O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.
- República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.
O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.
- Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.
O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.
- Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.
O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.
- Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.
O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.
- São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.
O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.
- São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.
O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.
- Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.
O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.
- Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.
O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.
Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.
Encerramento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor faz um resumo da atividade e dos conceitos apresentados durante a aula.
Propósito: Fazer um fechamento, junto com a turma, do conteúdo estudado neste plano de aula.
Encerramento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor faz um resumo da atividade e dos conceitos apresentados durante a aula.
Propósito: Fazer um fechamento, junto com a turma, do conteúdo estudado neste plano de aula.
Raio X.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor desenha ou projeta a bandeira do Kwait na lousa e pede para que eles nomeiem os quadriláteros. Em seguida propõe que eles identifiquem os lados paralelos e os ângulos retos de cada polígono.
Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da identificação e características de polígonos.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_19GEO_08
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários, Google Meet, app de lançamento de dados (link sugerido na proposta de adaptação), Google Documentos, Loom, YouTube.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Transpor a proposta presente no slide para o Google Formulários e enviar aos alunos para resolução. Sugerimos que o professor insira neste formulário outras questões que levem a turma a refletirem sobre o que estudarão na atividade principal.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode fazer o mesmo movimento em folha impressa.
Atividade principal
O professor pode disponibilizar para a turma o tabuleiro que está no slide desta etapa em um arquivo no Jamboard, como uma única imagem, propondo que os alunos criem as peças que serão movimentadas sobre o tabuleiro enquanto eles jogam. O professor pode enviar o molde de construção de um dado físico ou propor que a turma utilize algum aplicativo de lançamento de dados para que joguem o jogo aqui presente. Você pode sugerir a organização dos grupos para que eles façam a atividade via Google Meet e consigam dialogar sobre o que estão fazendo.
(Sugestão de app de lançamento de dados 3D: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.martianlab.dice.lite&hl=pt)
Discussão das soluções
O professor pode organizar uma sequência de slides usando o Google Apresentações contendo as bandeiras dispostas aqui nesta etapa. Em seguida, fazer uma gravação com o Loom explicando as características de cada uma das bandeiras, os polígonos que formam e quais não são formadas totalmente por polígonos (ver as descrições presentes nas orientações ao professor). O vídeo pode ser disponibilizado pelo YouTube para acesso dos alunos.
Caso a turma não tenha acesso aos recursos digitais, o professor pode enviar o tabuleiro e as bandeiras para que os alunos possam fazer um registro escrito das características delas, principalmente em relação aos polígonos ou outras formas que as compõem.
Sistematização
Não há.
Encerramento
O professor pode usar o vídeo a seguir para que os alunos consultem as informações e saibam a nomenclatura utilizada em relação aos polígonos formados: https://www.youtube.com/watch?v=PmSEId2EN4g
Raio X
O professor pode pedir para que os alunos resolvam as atividades presentes nesta etapa, incluindo as complementares, tanto de forma impressa quanto digital (via Google Documentos).
Convite às famílias
Convide a família a construir junto ao aluno uma bandeira que represente a casa onde eles vivem, usando das discussões presentes nesta aula e dos polígonos estudados. Isso pode ser feito usando o Jamboard ou ainda no próprio papel.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Burkardt Moreira
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .
EF04MA19 - Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.
Objetivos específicos
Identificar, nomear e caracterizar polígonos.
Conceito-chave
Polígonos.
Recursos necessários
Lousa, papel A4, régua,marcadores ( tampinhas, botões),dado e lápis de cor.