Plano de Aula

Plano de aula: Composição e decomposição de polígonos através do Tangram

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Polígonos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Burkardt Moreira

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Objetivos específicos

Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Conceito-chave

Quadriláteros, triângulos, polígonos, Tangram

Recursos necessários

  • lousa;
  • papel A4;
  • tesoura;
  • lápis de cor.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.