Plano de Aula

Plano de aula: Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes pessoais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto - conto original “A bruxa e o lenhador”

Pode ser projetado em datashow ou escrito em papel A3 com espaçamento 1,5 entre linhas (fixado no quadro).

Caneta colorida, lápis e cópias do texto por duplas/trios.

Papel de cartaz;

Caneta grossa.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem substituir o referente por um mesmo pronome, gerando o mesmo tipo de problema: a perda da literariedade. Instigá-los a buscar outras soluções possíveis.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das idéias simples”. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2014. (Especialmente as págs 133- 146).

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. 1 ed, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017 (Especialmente as págs 121 a 133).

FÁVERO, L.L. Coesão e coerência textuais. 9ª ed, São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula.