Plano de aula: Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes pessoais

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto - conto original “A bruxa e o lenhador”

Pode ser projetado em datashow ou escrito em papel A3 com espaçamento 1,5 entre linhas (fixado no quadro).

Caneta colorida, lápis e cópias do texto por duplas/trios.

Papel de cartaz;

Caneta grossa.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem substituir o referente por um mesmo pronome, gerando o mesmo tipo de problema: a perda da literariedade. Instigá-los a buscar outras soluções possíveis.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das idéias simples”. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2014. (Especialmente as págs 133- 146).

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. 1 ed, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017 (Especialmente as págs 121 a 133).

FÁVERO, L.L. Coesão e coerência textuais. 9ª ed, São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula

Orientações: Apresente o título da aula.