Plano de aula: A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes possessivos e demonstrativos

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Folhas de sulfite ou A4 em quantidade suficiente para os grupos de quatro alunos, dicionários.

Dificuldades antecipadas: Não-reconhecimento dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

A Superlua explicada. vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U . Acesso em 12 de outubro de 2018.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula

Orientações:

• Relembre o conhecimento acerca dos pronomes e qual o papel deles na retomada de palavras, expressões ou trechos dentro do texto. Espera-se que cheguem à conclusão de que os pronomes são recursos importantes para a conexão, reiteração e associação de elementos relevantes à continuidade de sentido no texto (ANTUNES, 2005).