Texto - O Passarinho e o Morcego
Texto - O Passarinho e o Morcego
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes pessoais
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto.
Materiais necessários:
Texto no quadro do gênero fábula, autêntico (de um aluno anônimo, da mesma faixa etária, com questões a serem resolvidas pelos processos referenciais).
Datashow ou papel A4 grande, com o texto escrito com espaçamento 1,5.
Canetas coloridas: uma para cada referente a ser explorado.
Cópias dos textos para cada dupla.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos precisarão fazer adaptações no texto a partir da mudança do referente.
Poderão repetir um mesmo pronome exageradamente.
Poderão usar os pronomes demonstrativos e possessivos, ou mesmo uma expressão referencial que evidencie alguma marca do personagem. Aceitar, mas sempre chamar a atenção para o objetivo da aula.
Para o professor:
Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.
Referências sobre o assunto:
CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].
Para saber mais sobre Esopo clique aqui
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresente o tema da aula, explicando que será uma aula procedimental, de realização de exercícios. Divida a sala em duplas ou trios, e explique que trabalharão com um texto a ser analisado por cada equipe. Peça que cada um deixe lápis e borracha à disposição e o caderno para anotações ao final da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).