Plano de Aula

Plano de aula: Exercitando: pronomes no texto

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes pessoais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto no quadro do gênero fábula, autêntico (de um aluno anônimo, da mesma faixa etária, com questões a serem resolvidas pelos processos referenciais).

Datashow ou papel A4 grande, com o texto escrito com espaçamento 1,5.

Canetas coloridas: uma para cada referente a ser explorado.

Cópias dos textos para cada dupla.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos precisarão fazer adaptações no texto a partir da mudança do referente.

Poderão repetir um mesmo pronome exageradamente.

Poderão usar os pronomes demonstrativos e possessivos, ou mesmo uma expressão referencial que evidencie alguma marca do personagem. Aceitar, mas sempre chamar a atenção para o objetivo da aula.

Para o professor:

Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].

Para saber mais sobre Esopo clique aqui

Pronomes pessoais no texto
Pronomes pessoais no texto

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente o tema da aula, explicando que será uma aula procedimental, de realização de exercícios. Divida a sala em duplas ou trios, e explique que trabalharão com um texto a ser analisado por cada equipe. Peça que cada um deixe lápis e borracha à disposição e o caderno para anotações ao final da aula.