Plano de aula: Exercitando: pronomes no texto

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes pessoais

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto no quadro do gênero fábula, autêntico (de um aluno anônimo, da mesma faixa etária, com questões a serem resolvidas pelos processos referenciais).

Datashow ou papel A4 grande, com o texto escrito com espaçamento 1,5.

Canetas coloridas: uma para cada referente a ser explorado.

Cópias dos textos para cada dupla.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos precisarão fazer adaptações no texto a partir da mudança do referente.

Poderão repetir um mesmo pronome exageradamente.

Poderão usar os pronomes demonstrativos e possessivos, ou mesmo uma expressão referencial que evidencie alguma marca do personagem. Aceitar, mas sempre chamar a atenção para o objetivo da aula.

Para o professor:

Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].

Para saber mais sobre Esopo clique aqui

Pronomes pessoais no texto

Orientações:

Apresente o tema da aula, explicando que será uma aula procedimental, de realização de exercícios. Divida a sala em duplas ou trios, e explique que trabalharão com um texto a ser analisado por cada equipe. Peça que cada um deixe lápis e borracha à disposição e o caderno para anotações ao final da aula.