Plano de aula: A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos - recurso anafórico

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes possessivos e demonstrativos

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto: REVISTA MUNDO ESTRANHO. Como são escolhidos os números das casas de uma rua? Disponível em https://abr.ai/2PceT3P Acesso em 18 de outubro de 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Leia a finalidade da aula para os alunos.
  • Ao ler o tema, pergunte a eles o que entendem sobre o pronome funcionando como um “fio” nos textos.