Plano de Aula

Plano de aula: Organizando conceitos: pronomes

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes pessoais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome

Materiais necessários:

Cartelas com charadas para que adivinhem o nome da classe gramatical que ajuda na construção da articulação textual; (pode ser projetada em slide ou escrita no quadro)

Caderno, lápis para registro em dupla do cartaz sobre pronome;

Cartaz com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a análise das características deles.

Questões (no datashow ou colocadas no quadro) para refletir, a partir do texto e do cartaz sobre as características dos pronomes.

Dificuldades antecipadas:

Podem ficar com uma visão parcial da função dos pronomes;

Podem sentir dificuldade em conceituar “pronome” sem ser apenas por exemplos.

Referências sobre o assunto:

Daniel Munduruku é um marco histórico do povo indígena acessando a universidade (ele é doutor pela USP), divulgando e preservando sua cultura, que também é nossa enquanto povo brasileiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku

vídeo com Daniel Munduruku sobre a importância das histórias

https://www.youtube.com/watch?v=aEdGxYVXXFE

Cultura indígena

https://www.youtube.com/watch?v=O0FVVscNn8A

entrevista com Daniel Munduruku

https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/como-nascem-estrelas-uma-lenda-indigena-para-criancas/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a sala previamente em duplas, com lápis, caderno e borracha à disposição e apresente o tema da aula.