Plano de Aula

Plano de aula: Organizando conceitos: pronomes

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes pessoais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome

Materiais necessários:

Cartelas com charadas para que adivinhem o nome da classe gramatical que ajuda na construção da articulação textual; (pode ser projetada em slide ou escrita no quadro)

Caderno, lápis para registro em dupla do cartaz sobre pronome;

Cartaz com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a análise das características deles.

Questões (no datashow ou colocadas no quadro) para refletir, a partir do texto e do cartaz sobre as características dos pronomes.

Dificuldades antecipadas:

Podem ficar com uma visão parcial da função dos pronomes;

Podem sentir dificuldade em conceituar “pronome” sem ser apenas por exemplos.

Referências sobre o assunto:

Daniel Munduruku é um marco histórico do povo indígena acessando a universidade (ele é doutor pela USP), divulgando e preservando sua cultura, que também é nossa enquanto povo brasileiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku

vídeo com Daniel Munduruku sobre a importância das histórias

https://www.youtube.com/watch?v=aEdGxYVXXFE

Cultura indígena

https://www.youtube.com/watch?v=O0FVVscNn8A

entrevista com Daniel Munduruku

https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/como-nascem-estrelas-uma-lenda-indigena-para-criancas/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a sala previamente em duplas, com lápis, caderno e borracha à disposição e apresente o tema da aula.