Plano de Aula

Plano de aula: A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes possessivos e demonstrativos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Cartaz com o texto, texto impresso Por que um copo com água gelada "transpira"? , copo com água bem gelada.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

_______________. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1ª. edição, 3ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.

LERNER, Delia. A autonomia do leitor. Uma análise didática. Porto Alegre, 2002. Disponível em http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf. Acesso em 06 de outubro de 2018.

SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2015.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente a finalidade da aula e questione-os sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
  • Quais palavras podem substituir os nomes repetidos em um texto? O que são pronomes?
  • Quem lembra os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos? Escreva os nomes no quadro branco dentro de uma tabela. Neste momento, perceba as dificuldades e os conhecimentos da turma.