Plano de aula: A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes possessivos e demonstrativos

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Cartaz com o texto, texto impresso Por que um copo com água gelada "transpira"? , copo com água bem gelada.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

_______________. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1ª. edição, 3ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.

LERNER, Delia. A autonomia do leitor. Uma análise didática. Porto Alegre, 2002. Disponível em http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf. Acesso em 06 de outubro de 2018.

SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2015.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a finalidade da aula e questione-os sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
  • Quais palavras podem substituir os nomes repetidos em um texto? O que são pronomes?
  • Quem lembra os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos? Escreva os nomes no quadro branco dentro de uma tabela. Neste momento, perceba as dificuldades e os conhecimentos da turma.