Plano de aula: Concordância Nominal

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Materiais necessários:

Pequeno conto para análise; datashow.

Caderno e lápis para fazer as modificações nos textos (trabalho com reescritas).

Dificuldades antecipadas:

É importante que os alunos compreendam que as modificações em gênero e número sejam feitas com base na reescrita anterior e não no texto original para perceberem o impacto na construção do sentido do texto. Apesar de o verbo modificar-se na variação em número, ele não é o foco desta aula. Pode-se falar que são palavras que variam em tempo e o objetivo é refletir apenas sobre os grupos nominais .

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 04/11/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Escreva no quadro o título da fábula “O RATINHO, O GATO E O GALO”.
  • Proponha que alterem o gênero: (a ratinha, a gata e a galinha).
  • Levante questionamentos:
  • Essa mudança altera o sentido?
  • E como ficaria se mudássemos o número? (As ratinhas, as gatas e as galinhas)
  • Também modifica o sentido?
  • Explique que faremos este exercício na aula, pensando sempre no contexto e em como as alterações provocam mudanças de sentido.
  • Chame a atenção de que a mudança será feita da 1ª versão (o original) para a segunda (gênero) e da 2ª para a 3ª versão (número - singular e plural) a fim de observar a concordância nominal e os efeitos de sentido provocados.

A partir da leitura de textos, explore aspectos relacionados à concordância nominal e sua função na construção textual. Socialize as descobertas por meio de cartazes, fichas e outros suportes.