Plano de Aula

Plano de aula: Concordância Nominal

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Materiais necessários:

Pequeno conto para análise; datashow.

Caderno e lápis para fazer as modificações nos textos (trabalho com reescritas).

Dificuldades antecipadas:

É importante que os alunos compreendam que as modificações em gênero e número sejam feitas com base na reescrita anterior e não no texto original para perceberem o impacto na construção do sentido do texto. Apesar de o verbo modificar-se na variação em número, ele não é o foco desta aula. Pode-se falar que são palavras que variam em tempo e o objetivo é refletir apenas sobre os grupos nominais .

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 04/11/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro o título da fábula “O RATINHO, O GATO E O GALO”.
  • Proponha que alterem o gênero: (a ratinha, a gata e a galinha).
  • Levante questionamentos:
  • Essa mudança altera o sentido?
  • E como ficaria se mudássemos o número? (As ratinhas, as gatas e as galinhas)
  • Também modifica o sentido?
  • Explique que faremos este exercício na aula, pensando sempre no contexto e em como as alterações provocam mudanças de sentido.
  • Chame a atenção de que a mudança será feita da 1ª versão (o original) para a segunda (gênero) e da 2ª para a 3ª versão (número - singular e plural) a fim de observar a concordância nominal e os efeitos de sentido provocados.

A partir da leitura de textos, explore aspectos relacionados à concordância nominal e sua função na construção textual. Socialize as descobertas por meio de cartazes, fichas e outros suportes.