Plano de Aula

Plano de aula: Variação do artigo, substantivo e adjetivo

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar os conhecimentos de variabilidade ou não das palavras e retomar conceitos de palavra variável, invariável e os tipos de variabilidade.

Materiais necessários:

Fichas grandes com palavras coloridas;

Malha quadriculada (5X6) com espaçamento suficiente para 30 palavras;

Lápis e borracha;

2 Papéis A3 para montagem de lista coletiva.

Dificuldades antecipadas:

Terão de recorrer a um cartaz ou anotação do caderno ou escrito no quadro para pensar nos conceitos de gênero e número e analisar cada palavra, identificando as que não correspondem a essa variação.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, tendo o quadro a frente de todos.
  • Coloque no quadro ou projete o título da aula: Substantivo, adjetivo, artigo: variam em quê? Saia desse labirinto!
  • Questione após a leitura:

a) O que significam essas classes de palavras? O que as três têm em comum? Como se relacionam? (Esperamos que respondam que são grupos nominais, no qual o substantivo tem papel central, nomeando seres, o adjetivo dá-lhe características e o artigo determina ou indetermina, a depender do efeito de sentido pretendido. O velho soldado é diferente de um velho soldado.)

b) Em que podem variar? (Esperamos que respondam: em gênero e número).

c) O que esperar da frase “Saia desse labirinto!”?