Plano de Aula

Plano de aula: Variação do artigo, substantivo e adjetivo

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar os conhecimentos de variabilidade ou não das palavras e retomar conceitos de palavra variável, invariável e os tipos de variabilidade.

Materiais necessários:

Fichas grandes com palavras coloridas;

Malha quadriculada (5X6) com espaçamento suficiente para 30 palavras;

Lápis e borracha;

2 Papéis A3 para montagem de lista coletiva.

Dificuldades antecipadas:

Terão de recorrer a um cartaz ou anotação do caderno ou escrito no quadro para pensar nos conceitos de gênero e número e analisar cada palavra, identificando as que não correspondem a essa variação.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, tendo o quadro a frente de todos.
  • Coloque no quadro ou projete o título da aula: Substantivo, adjetivo, artigo: variam em quê? Saia desse labirinto!
  • Questione após a leitura:

a) O que significam essas classes de palavras? O que as três têm em comum? Como se relacionam? (Esperamos que respondam que são grupos nominais, no qual o substantivo tem papel central, nomeando seres, o adjetivo dá-lhe características e o artigo determina ou indetermina, a depender do efeito de sentido pretendido. O velho soldado é diferente de um velho soldado.)

b) Em que podem variar? (Esperamos que respondam: em gênero e número).

c) O que esperar da frase “Saia desse labirinto!”?

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS