Texto para impressão - A visita dos Gigantes
Plano de Aula
Plano de aula: Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas sobre a variação de artigos, substantivos e adjetivos no texto, atentando para seu sentido e sistematizando a identificação das formas de flexão das palavras.
Materiais necessários:
Texto do gênero conto para ser explorado coletivamente e em dupla.
Slide com a solução de cada etapa a ser socializada após a correção coletiva.
Lápis vermelho e verde (ou outras duas cores, iguais para todas as duplas).
Cartaz disponível para consulta - variação de palavras.
Dificuldades antecipadas:
Podem aparecer palavras de outras classes gramaticais que variam em gênero ou número, como muitos. Pode-se considerar correta, mas sem abrir para discussão, pois não é o foco desta aula. Na discussão das soluções, enfoque será sempre para o sentido do texto em questão. A palavra só poderá variar se o sentido ficar preservado.
Referências sobre o assunto:
MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf
Sobre o autor do conto: Belmar, Cícero. A visita dos gigantes, 2018. Conto criado especialmente para o plano de aula da Nova Escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de quatro alunos.
- Leia o título da aula para os alunos: o que esperam fazer na aula? Deixar que se posicionem.
- Escreva no quadro as palavras-chave: marcar/ variação/ número/ gênero/ grupos nominais, em formato lista.
- Escreva, com a ajuda dos alunos um sinônimo/ explicação para cada uma:
MARCAR: sublinhar, circular.
VARIAÇÃO: mudança.
NÚMERO: singular/ plural.
GÊNERO: masculino e feminino.
GRUPOS NOMINAIS: artigo, adjetivo e substantivo.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS