Plano de aula: Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas sobre a variação de artigos, substantivos e adjetivos no texto, atentando para seu sentido e sistematizando a identificação das formas de flexão das palavras.

Materiais necessários:

Texto do gênero conto para ser explorado coletivamente e em dupla.

Slide com a solução de cada etapa a ser socializada após a correção coletiva.

Lápis vermelho e verde (ou outras duas cores, iguais para todas as duplas).

Cartaz disponível para consulta - variação de palavras.

Dificuldades antecipadas:

Podem aparecer palavras de outras classes gramaticais que variam em gênero ou número, como muitos. Pode-se considerar correta, mas sem abrir para discussão, pois não é o foco desta aula. Na discussão das soluções, enfoque será sempre para o sentido do texto em questão. A palavra só poderá variar se o sentido ficar preservado.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Sobre o autor do conto: Belmar, Cícero. A visita dos gigantes, 2018. Conto criado especialmente para o plano de aula da Nova Escola.

Tema da aula

Orientações:

• Organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Leia o título da aula para os alunos: o que esperam fazer na aula? Deixar que se posicionem.
  • Escreva no quadro as palavras-chave: marcar/ variação/ número/ gênero/ grupos nominais, em formato lista.
  • Escreva, com a ajuda dos alunos um sinônimo/ explicação para cada uma:

MARCAR: sublinhar, circular.

VARIAÇÃO: mudança.

NÚMERO: singular/ plural.

GÊNERO: masculino e feminino.

GRUPOS NOMINAIS: artigo, adjetivo e substantivo.