Plano de Aula

Plano de aula: Concordância entre artigo, adjetivo e substantivo

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as descobertas sobre a variação de artigos, substantivos e adjetivos no texto, atentando para seu sentido e sistematizando a identificação das formas de flexão das palavras.

Materiais necessários:

Texto do gênero conto para ser explorado coletivamente e em dupla.

Slide com a solução de cada etapa a ser socializada após a correção coletiva.

Lápis vermelho e verde (ou outras duas cores, iguais para todas as duplas).

Cartaz disponível para consulta - variação de palavras.

Dificuldades antecipadas:

Podem aparecer palavras de outras classes gramaticais que variam em gênero ou número, como muitos. Pode-se considerar correta, mas sem abrir para discussão, pois não é o foco desta aula. Na discussão das soluções, enfoque será sempre para o sentido do texto em questão. A palavra só poderá variar se o sentido ficar preservado.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Sobre o autor do conto: Belmar, Cícero. A visita dos gigantes, 2018. Conto criado especialmente para o plano de aula da Nova Escola.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Leia o título da aula para os alunos: o que esperam fazer na aula? Deixar que se posicionem.
  • Escreva no quadro as palavras-chave: marcar/ variação/ número/ gênero/ grupos nominais, em formato lista.
  • Escreva, com a ajuda dos alunos um sinônimo/ explicação para cada uma:

MARCAR: sublinhar, circular.

VARIAÇÃO: mudança.

NÚMERO: singular/ plural.

GÊNERO: masculino e feminino.

GRUPOS NOMINAIS: artigo, adjetivo e substantivo.