Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Povos agrícolas da África antiga
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Cópias impressas dos materiais sugeridos; dicionário.
Material complementar:
Atividade do desafio da plantação (sistematização), acesso em:
Cópia do diagrama para desenvolvimento da atividade, acesso em:
Infográfico, acesso em:
Tabela para a análise do infográfico, acesso em:
Fonte das imagens:
Continente Africano de Matin (Adaptado). Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/África#/media/File:Africa. Acesso: 09 de fev. 2019.
Mapa das áreas agrícolas da antiguidade. Disponível no link:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Centres_of_origin_and_spread_of_agriculture.svg. Acesso: 06 de fev. 2019.
Paisagem de Santo Antônio do Rio Abaixo, por Csandrocampos - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, . Disponível no link:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9669370. Acesso em: 20 fev. 2019.
Pé de berinjela, José Cruz. Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_no_Brasil#/media/File:P%C3%A9_de_berinjela.jpg. Acesso em: 28 fev. 2019.
Xícara de café, Por Julius Schorzman. Disponível no linK:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=107645. Acesso em 20 de jan. de 2019.
Para você saber mais:
Nesse plano abordaremos como era a agricultura no continente africano no passado bem distante, e dessa forma trazendo parte da história pouco conhecida desse rico e vasto continente.
Será um momento de entender o conhecimento que esses povos tinham sobre o plantio e as invenções importantíssimas que oportunizaram essa atividade; invenções essas que perduram até nossos tempos e se disseminaram por diversas partes do mundo. Elas foram modernizadas e dessa forma evidenciam a contribuição africana junto a outras civilizações. A África é o terceiro continente mais extenso (depois da Ásia e da América), possui 54 países e é o segundo continente mais populoso da Terra, atrás apenas da Ásia.
Por ter uma geografia física extremamente diversificada, com extensas áreas de deserto sem água e densas florestas, a distribuição da população é bastante desigual, concentrando-se nas regiões mais próximas dos locais em que há água disponível, entre eles o Vale do Nilo e o Golfo da Guiné. Essa característica também influenciou os locais de desenvolvimento da atividade agrícola que veremos no plano.
Texto: As sociedades africanas. Disponível no link:
http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/253990.pdf. Acesso em 22 jan. 2019.
Texto: Africa - lugar das primeiras descobertas e invenções. Disponível no link:
https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/. Acesso em 22 jan. 2019.
Tecnologias desenvolvidas por alguns povos africanos que foram trazidos para o Brasil. Programa Mojubá, antigo “A cor da Cultura”. Programa Mojubá II - Ciência e Tecnologia. Disponível no link:
http://antigo.acordacultura.org.br/mojuba/programa/ci%C3%AAncia-e-tecnologia. Acesso em 08 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo para a turma, reproduza o slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva. Indague sobre o que sabem sobre o continente africano e seus povos, como chegaram na América (principalmente no Brasil) e o que vieram fazer no país. Retome o objetivo e peça para a turma verificar se as colocações vão de encontro a ele.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Apresente a imagem para a turma, projete, imprima ou faça um cartaz. Faça a primeira leitura coletiva. Peça que reflitam sobre as questões e registrem no caderno as hipóteses. Abra para a socialização.
Conversando sobre a imagem:
- O que ela representa?
- Do que é feito?
- De onde veio?
- Qual a relação dessa imagem com o objetivo?
- Como chegou ao Brasil?
- Quando iniciou seu plantio?
Fonte da imagem:
Xícara de café, Por Julius Schorzman. Disponível no linK:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=107645. Acesso em 20 de jan. de 2019.
Como adequar à sua realidade:
Se na região houver algo tradicional que tenha como ingrediente o café seja ele em grão ou em pó, substitua a imagem.
Para você saber mais:
O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se por todo o mundo. Ele não era utilizado como bebida na África. Seu cultivo foi propagado para outros países. Foi a Arábia que difundiu a cultura do café. A planta chegou no Brasil no começo do século XVIII, seu cultivo marcou um dos ciclos mais relevantes do Brasil: “ O ciclo do café”. O cultivo do café favoreceu o acúmulo de capital, desenvolvimento de novas técnicas de produção e o ampliação das atividades econômica e comerciais, dando condições para o processo de modernização da economia no país (industrialização).
Com o tempo a produção do produto superou o açúcar, se tornou o produto de exportação do Império, enriquecendo os grandes produtores que ficaram conhecidos como os “Barões do Café”. O ciclo do café favoreceu o desenvolvimento do sistema bancário e a urbanização de algumas cidades do Brasil, entre elas o Rio de Janeiro e São Paulo. Sustentou a economia do país na Primeira República e tem um papel importante até os dias de hoje. É uma preferência nacional, presente em praticamente todos os lares independente da classe social. Um cafezinho é a boas vindas tradicional do país.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos. Apresente a imagem para a turma, projete, imprima ou faça um cartaz. Faça a leitura coletiva da consigna.
Chame a atenção da turma para o mapa-múndi: peça para que observem atentamente e digam sobre o que ele trata, quais informações ele traz. Peça que localizem o continente africano. Chame a atenção para as informações do continente, como traços e as diferentes cores. Informe que as cores verdes são locais de origem de plantio e a azul a movimentação dos produtos.
Leve o grupo a refletir sobre os primeiros cultivos no continente africano.
Peça que observem atentamente o mapa maior e identifiquem os produtos mais cultivados. Informe que há outros com menor produção, entre eles o milho e a soja. Questione o grupo o porquê do plantio estar marcado apenas em algumas regiões e não em todo o continente. O que os povos precisariam ter para realizar o plantio agrícola.
Ajude a turma a levantar hipóteses sobre o que eles poderiam ter criado para desenvolver a agricultura. Informe a turma sobre a diversidade geográfica do continente africano, com extensas áreas de deserto que dificultam o plantio.
Fonte das imagens:
Continente Africana, de Matin (Adaptado). Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/África#/media/File:Africa. Acesso: 09 de fev. 2019.
Mapa das áreas agrícolas da antiguidade. Disponível no link:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Centres_of_origin_and_spread_of_agriculture.svg. Acesso: 06 de fev. 2019.
Para você saber mais:
Nesse plano abordaremos como era a agricultura no continente africano no passado bem distante, e dessa forma trazendo parte da história pouco conhecida desse rico e vasto continente.
Será um momento de entender o conhecimento que esses povos tinham sobre o plantio e as invenções importantíssimas que oportunizaram essa atividade; invenções essas que perduram até nossos tempos e se disseminaram por diversas partes do mundo. Elas foram modernizadas e dessa forma evidenciam a contribuição africana junto a outras civilizações. A África é o terceiro continente mais extenso (depois da Ásia e da América), possui 54 países e é o segundo continente mais populoso da Terra, atrás apenas da Ásia.
Por ter uma geografia física extremamente diversificada, com extensas áreas de deserto sem água e densas florestas, a distribuição da população é bastante desigual, concentrando-se nas regiões mais próximas dos locais em que há água disponível, entre eles o Vale do Nilo e o Golfo da Guiné. Essa característica também influenciou os locais de desenvolvimento da atividade agrícola que veremos no plano.
Sobre as sociedades africanas.
http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/253990.pdf. Acesso em 22 jan. 2019.
Texto: Africa - lugar das primeiras descobertas e invenções. Disponível no link:
https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/. Acesso em 22 jan. 2019.
Problematização
Orientações: Organize a turma em pequenos grupos. Apresente o infográfico para a turma, projete ou imprima. Faça a leitura do título do infográfico. Levante as hipóteses sobre o assunto que será tratado.
Realize a primeira leitura coletiva e questione o assunto tratado no texto. Destaque que no texto há informações sobre a agricultura e que irão se deter um pouco mais sobre esse assunto.
Informe a turma que irão realizar uma segunda leitura nos grupos para saberem mais sobre a agricultura nesse período.
Entregue para eles a atividade com os pontos a serem levantados a partir da leitura. Realize a leitura coletiva.
Durante a realização da proposta, estimule os grupos a discutirem as explicações do texto e esclareça as dúvidas que houverem.
Os registros dos grupos serão utilizados na proposta seguinte:
Materiais para a atividade:
Infográfico, acesso em:
Tabela para a análise do infográfico, acesso em:
Para você saber mais:
Tecnologias desenvolvidas por alguns povos africanos que foram trazidos para o Brasil. Programa Mojubá, antigo “A cor da Cultura”. Programa Mojubá II - Ciência e Tecnologia. Disponível no link:
http://antigo.acordacultura.org.br/mojuba/programa/ci%C3%AAncia-e-tecnologia. Acesso em 08 fev. 2019.
Problematização
Orientações: Apresente o diagrama para a turma, projete ou faça um cartaz. Informe a turma que ele será elaborado com a participação dos grupos, diante das anotações do que viram no infográfico.
Inicie a preenchimento com a participação dos grupos. Faça a leitura coletiva de um dos itens. Convide um dos grupos para socializar suas análises. Faça o registro no cartaz ou no quadro.
Chame os demais grupos que tiverem algo a acrescentar, ampliar ou discordar das colocações do primeiro grupo. Repita a ação para os demais itens.
Ao término, faça uma leitura analítica do diagrama. Provoque os grupos para refletirem sobre o que contribuiu para que esses povos desenvolvessem a agricultura.
Se necessário, chame a atenção para a geografia, principalmente a proximidade ou acesso à água, terreno (condições naturais essenciais), desenvolvimento de técnicas e ferramentas. Se for preciso, retome com a turma as diferenças físicas do continente para que relacionem a atividade às características geográficas do local.
Pergunte para a turma: esses conhecimentos ficaram o tempo todo somente com esses povos? Como esse conhecimento chega a outros locais e povos? Como esses conhecimentos chegaram até nós? Espera-se que a turma perceba que a circulação dos seres humanos e das informações permitiram que as técnicas, ferramentas e produtos chegassem a outros lugares das proximidades, e também a lugares mais distantes, como o Brasil.
Informe que a movimentação dos povos africanos nem sempre aconteceu por vontade deles: o processo de escravidão forçou essa migração de seres humanos, e junto, seus conhecimentos e suas habilidades.
Realize o fechamento, retomando as questões mais relevantes, esclarecendo os pontos conflitantes e os equívocos.
Entregue para eles a cópia da atividade para realizarem seus registros ou peça que registrem no caderno.
Cópia do diagrama para desenvolvimento da atividade, acesso em:
Para você saber mais:
Texto: As sociedades africanas. Disponível no link:
http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/253990.pdf. Acesso em 22 jan. 2019.
Texto: Africa - lugar das primeiras descobertas e invenções. Disponível no link:
https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/. Acesso em 22 jan. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Mantenha a turma nos grupos. Entregue para cada grupo a folha com o desafio. Oriente que leiam a situação problema, reflitam e encontrem uma possibilidade de solução coletivamente e façam o registro em forma de um um pequeno texto.
Se houver tempo peça para que façam a ilustração; se o tempo não for favorável ela poderá ser realizada na aula de Artes. Realize a socialização.
Atividade do desafio, acesso em:
Fonte das imagens:
Pé de berinjela, José Cruz. Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_no_Brasil#/media/File:P%C3%A9_de_berinjela.jpg. Acesso em: 28 fev. 2019.
Paisagem de Santo Antônio do Rio Abaixo, por Csandrocampos - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, . Disponível no link:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9669370. Acesso em: 20 fev. 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS4_05UND02
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf ; email; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar a importância da contribuição dos povos africanos na processos de desenvolvimento da agricultura. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo WhatsApp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Para que os alunos compreendam o significados de algumas palavras dos textos trabalhados instrua-os a utilizar o dicionário físico ou o dicionário virtual (internet). Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do email ou pela Classroom, juntamente com as orientações de observação e os questionamentos para análise da imagem.
Encaminhe para os alunos o link www.youtube.com/watch?v=GoVmCNJY8UE para que eles possam conhecer um pouco mais sobre o café no Brasil e que eles possam contribuir para o desenvolvimento do estudo e que poderá contribuir para a etapa seguinte.
Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa. Envie todo o material para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por email ou postado na Classroom. Esta atividade poderá ser feita individualmente ou no formato proposto. Caso seja no formato proposto indique a possibilidade de os alunos fazerem subgrupos no WhatsApp, trocarem as informações que farão parte da montagem do diagrama, definirem quem irá montar o diagrama para a apresentação (agende uma data para a apresentação).
No dia da apresentação do trabalha siga as orientações com relação à troca de informações entre os grupos para que todos tenham um diagrama mais rico em informações.
Sistematização
Siga as orientações propostas, mas pense na possibilidade desta atividade ser desenvolvida de forma assíncrona.
A atividade poderá ser feita através do WhastApp, visto que os alunos já estarão com o material.
Para conhecer:
email: https://www.youtube.com/watch?v=tzeC14NfwB8
Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be
hangouts: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Convite às famílias
Proponha que os familiares conheçam, juntamente com os alunos, um pouco mais sobre o povo africano e a herança deixada em nosso País:
Tecnologias desenvolvidas por alguns povos africanos que foram trazidos para o Brasil: http://antigo.acordacultura.org.br/mojuba/programa/ci%C3%AAncia-e-tecnologia.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiane de Oliveira Moura
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Palavras-Chave: Povos agrícolas da antiguidade; África antiga.