Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Povos agrícolas da África antiga
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Cópias impressas dos materiais sugeridos; dicionário.
Material complementar:
Atividade do desafio da plantação (sistematização), acesso em:
Cópia do diagrama para desenvolvimento da atividade, acesso em:
Infográfico, acesso em:
Tabela para a análise do infográfico, acesso em:
Fonte das imagens:
Continente Africano de Matin (Adaptado). Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/África#/media/File:Africa. Acesso: 09 de fev. 2019.
Mapa das áreas agrícolas da antiguidade. Disponível no link:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Centres_of_origin_and_spread_of_agriculture.svg. Acesso: 06 de fev. 2019.
Paisagem de Santo Antônio do Rio Abaixo, por Csandrocampos - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, . Disponível no link:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9669370. Acesso em: 20 fev. 2019.
Pé de berinjela, José Cruz. Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_no_Brasil#/media/File:P%C3%A9_de_berinjela.jpg. Acesso em: 28 fev. 2019.
Xícara de café, Por Julius Schorzman. Disponível no linK:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=107645. Acesso em 20 de jan. de 2019.
Para você saber mais:
Nesse plano abordaremos como era a agricultura no continente africano no passado bem distante, e dessa forma trazendo parte da história pouco conhecida desse rico e vasto continente.
Será um momento de entender o conhecimento que esses povos tinham sobre o plantio e as invenções importantíssimas que oportunizaram essa atividade; invenções essas que perduram até nossos tempos e se disseminaram por diversas partes do mundo. Elas foram modernizadas e dessa forma evidenciam a contribuição africana junto a outras civilizações. A África é o terceiro continente mais extenso (depois da Ásia e da América), possui 54 países e é o segundo continente mais populoso da Terra, atrás apenas da Ásia.
Por ter uma geografia física extremamente diversificada, com extensas áreas de deserto sem água e densas florestas, a distribuição da população é bastante desigual, concentrando-se nas regiões mais próximas dos locais em que há água disponível, entre eles o Vale do Nilo e o Golfo da Guiné. Essa característica também influenciou os locais de desenvolvimento da atividade agrícola que veremos no plano.
Texto: As sociedades africanas. Disponível no link:
http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/253990.pdf. Acesso em 22 jan. 2019.
Texto: Africa - lugar das primeiras descobertas e invenções. Disponível no link:
https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/. Acesso em 22 jan. 2019.
Tecnologias desenvolvidas por alguns povos africanos que foram trazidos para o Brasil. Programa Mojubá, antigo “A cor da Cultura”. Programa Mojubá II - Ciência e Tecnologia. Disponível no link:
http://antigo.acordacultura.org.br/mojuba/programa/ci%C3%AAncia-e-tecnologia. Acesso em 08 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo para a turma, reproduza o slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva. Indague sobre o que sabem sobre o continente africano e seus povos, como chegaram na América (principalmente no Brasil) e o que vieram fazer no país. Retome o objetivo e peça para a turma verificar se as colocações vão de encontro a ele.