Plano de Aula

Plano de aula: As especiarias: ontem e hoje movimentando a História

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro, pincel, projetor, dicionário, cópias dos materiais sugerido, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera ou outro material para ilustrar e colorir.

Material complementar:

Proposta de leitura (problematização), acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4k3GkpcSnWtPKQVphEhS2wgdsKCYjzHa8RNNFTfC2FCKhUrmvR7rTVqAV2wF/his4-05und05-problematizacao.pdf

Proposta da atividade de sistematização, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jREh6ap24cTcB4pBajJxtwG4FJ9NzgAuC9eTMvMvgrfS9sTDwtGMbV4dKgBK/his4-05und05-sistematizacao.pdf

Imagem do maps para realização do cartaz, se for necessário, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdZafZQWXAv3a3jUk4r7KQCESAg7FuCaqQ7JjgWq4tuVuDA2ytbBtVegJV6z/his4-05und05-problematizacao-mapa.pdf

Fonte das imagens:

KOELKASTA OPEN. Refrigerador aberto. CC BY-SA 3.0. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=539461. Acesso em: 28 fev. 2019.

ROSMARINUS. Alecrim. 3.JPG#/media/File:Rosmarinus_3.JPG. Disponível no link:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim#/media/File:Rosmarinus_3.JPG . Acesso em: 28 fev. 2019.

FOREST & KIM STARR. Salsa , CC BY 3.0, Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6118865. Acesso em: 01 mar. 2019.

SCHATZMANN, S. F. Pimenta. Suzano, Brasil - Pimenta, CC BY 2.0. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45145137. Acesso em: 01 mar. 2019.

NATARAJA. Gengibre. CC BY-SA 3.0. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1026886. Acesso em: 01 mar. 2019.

BEHAR, R. Diferentes tipos de açúcar. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1219848. Acesso em: 01 mar. 2019.

HERBA, de Maria. Sálvia. CC BY-SA 3.0. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=157218. Acesso em: 01 mar. 2019.

YOSRI. Capim- cidreira, conhecido também por capim-limão ou campim- santo. Disponíebl no link:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cymbopogon_citratus#/media/File:YosriNov04Pokok_Serai.JPG

Kasias Andrea. Hortelã menta. Kaiser, Neu-Ulm Pfuhl, Germany. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4440991. Acesso em 01 dez, 2019.

TARUR, Azunuak. Mapa dos Continentes. Obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.

LIBRI. Livros. Disponível no link:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro#/media/File:Libri_books2.jpg. Acesso em: 04 mar. 2019.

Para você saber mais:

Este plano de aula irá abordar o comércio das especiarias no passado, mais especificamente a participação dos portugueses.

Quando os portugueses chegaram às Índias, em 1498, o comércio de especiarias já estava sendo desenvolvido há séculos. Segundo o dicionário, as especiarias são substâncias aromáticas de origem vegetal muito apreciadas, trazidas do Oriente, principalmente nos séculos XIV e XV. Elas, assim como o sal, eram importantes para a conservação dos alimentos naquela época. As especiarias também permitiam a utilização dos alimentos mesmo sem condições, elas ”mascaravam” os odores e gosto da comida que já estava estragada ou em processo de deterioração.

O comércio das especiarias foi extremamente importante para a civilização humana. Produtos como a canela, noz-moscada, gengibre, cravo, e a pimenta eram muito lucrativos, pois eram vendidos a preço de ouro pela Europa. Entre as especiarias comercializadas, a mais procurada era a pimenta, que ajudava a disfarçar o odor e o sabor dos alimentos, principalmente da carne, que é um alimento altamente perecível.

Esses produtos também eram importantes para a medicina, sendo utilizados para o controle de doenças e pragas, como a praga que assolou Londres no século XVIII e matou 30 mil pessoas.

A busca marítima por novas rotas para compra das especiarias mudaram o rumo da história com a descoberta de novas terras e disseminação de pessoas, produtos e costumes pelos continentes. Pesquisadores defendem que as terras brasileiras foram consideradas pelos portugueses como um bom local para produção de especiarias.

ARQUIVO NACIONAL. Cultivo de especiarias, por Super User. História Luso-Brasileira. Disponível no linK:

http://historiacolonial.an.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3040:cultivo-de-especiarias&catid=2031&Itemid=215. Acesso em: 05 mar. 2019.

CORREIO BRAZILIENSE. Utilizadas na cozinha desde o antigo Egito, as especiarias, quando utilizadas de forma adequada são excelentes para realçar o gosto dos alimentos. Postado em 07/01/2010 07:00 / atualizado em 07/01/2010 08:46. Disponível no link:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2010/01/07/interna_diversao_arte,164932/utilizadas-na-cozinha-desde-o-antigo-egito-as-especiarias-quando-usadas-de-forma-adequada-sao-excelentes-para-realcar-o-gosto-dos-alimentos.shtml. Acesso em: 27 fev. 2019.

CORREIO 24 HORAS. Rota Valiosa: Especiarias somam US$ 26 milhões por ano às exportações baianas. Vendas externas de cravo geraram mais de US$ 17 milhões de dólares e a de pimenta-do-reino rendeu outros US$ 9 milhões. Disponível no link:

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rota-valiosa-especiarias-somam-us-26-milhoes-por-ano-as-exportacoes-baianas/Acesso em: 06 mar. 2019.

MORTAN, F. As guerras de Portugal pelas especiarias. Disponível no link:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/guerras-portugal-especiarias.phtml. Acesso em: 27 fev. 2019.

RAMOS, Fábio Pestana. O apogeu e declínio do ciclo das especiarias: 1500-1700. Uma análise comparativa das navegações portuguesas da Carreira da Índia e da Carreira do Brasil. Volume 1: Em busca de cristãos e especiarias. 1º. Ed. Santo André: FPR/PEAH, 2012. Disponível no link:

https://docero.com.br/doc/x0nn0. Acesso em: 27 fev. 2019.

RINCÓN, M. L. Veja como o sal e as especiarias ajudaram a “temperar” a História. Mega curioso. Disponível no link: https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/74077-veja-como-o-sal-e-as-especiarias-ajudaram-a-temperar-a-historia.htm. Data de acesso: 05 mar. 2019.

RODRIGUES, Ronaldo da S.; SILVA, Roberto R. A História sob o Olhar da Química: As Especiarias e sua Importância na Alimentação Humana. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010. Disponível no link:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/05-HQ-5609.pdf. Acesso em: 05 mar. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Informe para a turma o objetivo da aula. Projete o slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Realize a leitura coletiva. Pergunte o significado da palavra especiarias. Convide um voluntário para ler o significado no dicionário. Peça que releiam o objetivo e comentem o que entenderam.

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