Problematização (imagem do slide)
Plano de Aula
Plano de aula: A agricultura na antiga Mesopotâmia
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de História, EF04HI05 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Atividades impressas; dicionário; projetor.
Material complementar:
Problematização, acesso em:
Proposta da atividade disponível em:
Trechos dos textos para a proposta de leitura (problematização). Acesso em:
Fonte das imagens:
Agência Brasil. População ribeirinha do Pará, de Antonio Cruz. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29920077. Acesso em: 15 fev. 2019.
GALEGO. Mapa do crescente fértil de EINSTEIN DERIVATIVE (adaptado). Disponível no link:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26169754 . Acesso em: 10 fev. 2019.
TARUR, A. Mapa dos Continentes, obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.
REFON. Horta, CC BY 2.5.(adaptada). Disponível no link:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925. Acesso em: 02 mar. 2019.
Para você saber mais:
Este plano de aula propõe o trabalho de aproximação com os povos que viveram no passado distante na Mesopotâmia. A Mesopotâmia é uma das regiões do chamado Crescente Fértil, por estarem próximas aos rios: Tigre, Eufrates e Nilo, que possuem vazantes em determinados períodos do ano, fertilizando o solo. O “desenho” de sua localidade no mapa assemelha-se à uma Lua crescente, derivando desse fato o termo.
Os povos que viveram na localidade se beneficiaram da fertilidade do solo para a prática da agricultura, e para solucionar os desafios para o plantio em alguns lugares desenvolveram técnicas importantes (barragens, reservatórios e canais de irrigação). Inventaram o arado e a roda e tiveram a ideia de utilizar animais na atividade.
A atividade agrícola estabeleceu a divisão do trabalho: as mulheres semeavam, e cuidavam da plantação e da alimentação; aos homens cabia a colheita. Faziam uso dos recursos hídricos para navegação e o comércio. O excedente da produção agrícola era alguns dos produtos que eram comercializados com os povos vizinhos.
ABRIL. Arado, Super Interessante. 31 ago. 2006. Disponível no link:
https://super.abril.com.br/comportamento/arado/ . Acesso: 15 fev. 2019.
MORIN, Júlia. Ribeirinho. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível no link:
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r . Acesso em: 10 fev. 2019.
RODRIGUES, P.E. Crescente Fértil. InfoEscola. Disponível no link:
https://www.infoescola.com/geografia/crescente-fertil/. Acesso em: 14 fev. 2019.
SILVA, D.N. Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. História do mundo. Disponível no link:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm. Acesso em: 14 fev. 2019.
SÓ HISTÓRIA. "Mesopotâmia: o berço da civilização". Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2019. Consultado em 14/02/2019 às 15:28. Disponível no link:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/. Acesso em: 14 fev. 2019.
TURCI, E. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Educação UOL. Disponível no link:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 14 fev. 2019.
Vídeo: Mesopotâmia De nômades a agricultores 15. Disponível no linK:
https://www.youtube.com/watch?v=uP3HBHNUb-g. Acesso em: 14 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para a turma, projete o slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva. Pergunte o significado da palavra mesopotâmia. Convide um voluntário para ler o significado no dicionário. Segundo o dicionário Michaelis significa “região que fica entre rios”.
Faça o registro da definição no quadro. Pergunte quando eles acham que esses povos eram. Ajude a turma a explorar suas hipóteses temporais para que percebam que se trata de povos do passado distante. Peça que releiam o objetivo e abra para comentarem o que entenderam.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a imagem para a turma, ou faça um cartaz. Solicite que a observem e comentem o que desperta a atenção. Peça que observem a proximidade do rio.
Indague como seria viver nessa situação. Indague se as águas do rio sofrem alteração; o que os moradores fazem quando isso acontece. Indague se é possível eles se alimentarem e trabalharem neste ambiente.
Informe que a imagem é de povos ribeirinhos do Pará na atualidade, e que depois de algum tempo eles passaram a entender e respeitar o “ritmo” do rio e as condições do meio ambiente local. Pergunte se essa situação acontece apenas no Brasil, apenas nesse tempo. Ajude a turma a relacionar com o objetivo da aula.
Peça que levante hipóteses sobre a relação dos povos da Mesopotâmia com os rios. Faça o registro no quadro.
Fonte da imagem:
Agência Brasil. População ribeirinha do Pará, de Antonio Cruz. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29920077. Acesso em: 15 fev. 2019.
Como adequar à sua realidade: se na localidade houver cidades ou povoados que vivem nas proximidades dos rios e nele realizam suas atividades, substitua a imagem ou utilize como referência.
Para você saber mais:
MORIN, J. Ribeirinho. Disponível em:
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r. Acesso em: 10 fev. 2019.
O texto apresenta o cotidiano dos povos ribeirinhos, a convivência com o rio e como ele influencia as suas atividades.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente para a turma o mapa, projete ou imprima. Oriente que observem atentamente. Chame a atenção para as áreas demarcadas em vermelho e verde. Indague por que ela está em destaque e o que tem próximo à ela.
Chame a atenção para a localização da região do Crescente Fértil no mapa dos continentes. Retome com a turma as colocações sobre a área demarcada em vermelho: Crescente fértil. Pergunte quais povos serão estudados na aula, e se for necessário retome oralmente a região em destaque no mapa e o objetivo da aula.
Peça que reflitam sobre a importância do rio para os povos que viveram no passado distante na região destacada em verde. Chame a atenção para a localização da região do Crescente Fértil no mapa dos continentes.
Retome com a turma as colocações sobre a área demarcada em vermelho: Crescente fértil. Convide um voluntário para fazer a leitura dos quadrinhos explicativos do slide. Indague a relação do Crescente Fértil com a área destacada em verde. Oriente que identifiquem os rios: nomes, percursos; que pensem na relação dos rios com os povos que moram nas proximidades. Estimule que reflitam sobre as limitações e as possibilidades nessas condições, assim como acontece com os povos Ribeirinhos.
Convide um voluntário para comentar o que compreendeu. Incentive o grupo a complementar as colocações do colega. Espera-se que a turma perceba que a Mesopotâmia faz parte da região denominada de crescente fértil, portanto se beneficia com as cheias do rios que circundam a região, não de todos, mas de dois rios deles: Tigre e Eufrates. As cheias fertilizavam o solo, favorecendo a agricultura; Destaque os aspectos que foram observados e chame a atenção aos que não foram percebidos.
Imagem do Mapa do Crescente Fértil para impressão se for necessário, acesso em:
Fonte das imagens:
GALEGO. Mapa do crescente fértil de EINSTEIN DERIVATIVE (adaptado). Disponível no link:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26169754 . Acesso em: 10 fev. 2019.
TARUR, Azunuak. Mapa dos Continentes. Obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.
Para você saber mais:
Arado, Super Interessante. 31 ago. 2006. Disponível no link:
https://super.abril.com.br/comportamento/arado/ . Acesso: 15 fev. 2019.
Vídeo: Mesopotâmia De nômades a agricultores 15. Disponível no linK:
https://www.youtube.com/watch?v=uP3HBHNUb-g. Acesso em: 14 fev. 2019.
Problematização
Orientações: Organize a turma em 4 grupos produtivos. Eles irão trabalhar com uma proposta de leitura de fragmentos de textos sobre o tema. Cada grupo terá um texto diferente. Posteriormente estarão socializando o texto para os demais grupos, socializando seus saberes. Se preferir que a turma realize a proposta com trechos maiores, acesse os links dos textos na seção: Para saber mais.
Apresente para a turma a imagem do slide, projete ou reproduza no quadro.
Informe que irão realizar uma proposta de leitura em grupo, e conforme a imagem sugere, cada grupo ficará com um texto para ler e realizar as reflexões que o texto irá sugerir. Serão trabalhados 4 textos diferentes e, ao término, a socialização ocorrerá por meio de um rodízio.
Entregue para os grupos os trechos dos textos. Oriente que escolham o orador, e façam a leitura e as propostas do texto. Durante a realização da atividade, circule nos grupos, esclareça as dúvidas, retome as orientações necessárias, provoque e problematize.
Observe com mais atenção os grupos com os alunos que possuem mais dificuldades; se necessário motive e provoque a interação entre eles.
Ao término abra para a socialização entre os grupos por meio do rodízio. Combine que ao seu sinal o orador irá para outro grupo e lá farão socialização dos textos: o orador de cada grupo irá até o grupo seguinte e terá alguns minutos para expor as reflexões do texto lido em seu grupo de origem e, posteriormente, o grupo irá comentar seu próprio texto para ele (orador). O rodízio irá se repetir até que todos os grupos tenham trocados as reflexões de todos os quatro textos.
Faça um fechamento destacando os pontos mais relevantes.
Trechos dos textos para a proposta de leitura, acesso em:
Para você saber mais:
Os textos na íntegra:
- RODRIGUES, P.E. Crescente Fértil. InfoEscola. Disponível no link:
https://www.infoescola.com/geografia/crescente-fertil/. Acesso em: 14 fev. 2019.
- "Mesopotâmia: o berço da civilização" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2019. Consultado em 14/02/2019 às 15:28. Disponível no link:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/. Acesso em: 14 fev. 2019.
- TURCI, E. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Educação UOL. Disponível no link:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 14 fev. 2019.
- SILVA, D.N. Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. História do mundo. Disponível no link:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm. Acesso em: 14 fev. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: a turma deve permanecer nos grupos. Informe que irão realizar uma atividade de análise com base no mapa da região da Mesopotâmia. Entregue para os grupos a proposta da atividade. Faça a leitura coletiva da consigna. Esclareça as dúvidas.
Oriente que conversem e busquem no coletivo a proposta de solução e depois façam o registro na folha. Durante o processo circule nos grupos, observe as reflexões, auxilie-os na compreensão, na realização da proposta e nas dúvidas.
Realize a socialização.
Proposta da atividade disponível em:
Fonte da imagem
REFON. Horta, CC BY 2.5. (adaptada) Disponível no link:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925. Acesso em: 02 mar. 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer e analisar os desafios para o desenvolvimento da agricultura na antiga Mesopotâmia. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou virtual (internet). Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise da imagem.
Indique o link (disponível aqui) para os alunos, para que eles conheçam um pouco do cotidiano de crianças ribeirinhas na Amazônia.
Problematização
Siga as orientações definidas, informando que a atividade será de análise de alguns textos sobre a Mesopotâmia. Envie todo o material para os alunos antecipadamente. Peça para os alunos lerem os textos antes de iniciar a aula, para que o andamento desta dinâmica seja mais eficaz. Permita que todos se manifestem e não só um "orador". Você deverá ter mais controle nesse momento, pois a tendência é de que todos queiram falar ao mesmo tempo, por isso, elabore com eles regras para esse debate.
A atividade poderá ser feita através do Whastapp, visto que os alunos já estarão com o material.
Se achar interessante, encaminhe para os alunos o link do vídeo sobre a Mesopotâmia, indicado nesta etapa.
Sistematização
Siga as orientações definidas, informando aos alunos que a atividade será de análise com base no mapa da Mesopotâmia e com as informações analisadas por eles. A atividade poderá ser feita através do Whastapp, visto que os alunos já estarão com o material.
Para conhecer:
email: https://www.youtube.com/watch?v=tzeC14NfwB8
Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be
hangouts: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Convite às famílias
Proponha que os familiares assistam, junto com os alunos, ao vídeo indicado na Problematização: Mesopotâmia: de nômades a agricultores (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiane de Oliveira Moura
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Palavras-Chave: Mesopotâmia; primeiras civilizações; revolução agrícola.