Plano de Aula

Plano de aula: Desafios para a agricultura do Brasil no passado e no presente

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Cópias impressas do material sugerido; Dicionário; Dados; Marcadores (grãos de feijão, milho, etc.).

Material complementar:

Imagens do slide para o contexto, caso precise reproduzir, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KbDeVHWHHshsFr7ShfUfDfYwuZaGd8F3qaZ2buutE9AcXBZ7YpvkVvQMkbyy/his4-05und03-contexto-imagem.pdf

Imagens do slide para a problematização, caso precisa reproduzir, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FKxyrpbP4gy4sCEGMSc8FTYq9yEyeqcTsgufwG7zqRHJQpvQQYNt3UACMMMk/his4-05und03-problematizacao.pdf

Trecho do livro: O Brasil antes dos brasileiros de PROUS, se for necessário reproduzir, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SDN5FvaffdUDHFrXEJkz6RPHS2CvXpRK88WkqbYZwYnNSxp36QzRbPJAfMP3/his4-05und03-problematizacao-texto.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

Materiais para a realização da atividade:

  • Manchetes, 3 propostas com duas manchetes para cada grupo. Acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9RDpsv59B2kgXBQqCz4Dg6R9U6pHYu6t5NSg3VJZPkfVbUPAMZUNP8VdWN6f/his4-05und03-problematizacao-manchetes.pdf

  • Folha com a cartelas. Acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKjRPp3TDnGpmu3cdupDbNzbzH75rf8hVzTMWktWKqwvw7BezCZwr35wnw3/his4-05und03-problematizacao-cartelas.pdf

Frases das cartelas projetadas no slide, se for necessário reproduzir. Acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kpwgjgCEcbTBbNXRh2TqaPXTZ4gRrRpJfe2duD7MQz6gyWQNyW7C2ycRG4br/his4-05und03-problematizacao-atividade-1.pdf

Tabuleiro e regras do jogo para a sistematização, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UUxtyAxwfcTNjfJaZJXestG5hqA7M6rY2PFtGhR4g8qDUFzWd84uDskN3mS4/lhis4-05und03-sistematizacao-jogo.pdf

Para ler os textos das manchetes na íntegra:

  • Água na agricultura, EMBRAPA. Disponível em:

https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura. Acesso em 13/02/2019.

  • VEZALLI, F. Desmatamento e poluição seguem o rastro do agronegócio. Repórter Brasil. Disponível em:

https://reporterbrasil.org.br/2006/07/desmatamento-e-poluicao-seguem-o-rastro-do-agronegocio/. Acesso em 13/02/2019.

  • MORAES, F. Mudança de clima reduzem a produção de alimentos. OECO. Disponível em:

https://www.oeco.org.br/noticias/28191-mudancas-do-clima-reduzem-producao-de-alimentos/. Acesso em 13/02/2019.

  • FONSECA, B. Agência Pública. Agrotóxicos intoxicaram 26.000 brasileiros em dez anos. Brasil El País. Disponível em:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/11/politica/1533993943_113452.html. Acesso em 13/02/2019.

  • ROSA, A. Lavouras ocupam apenas 7,6 % do Brasil, mostra estudo da NASA. Gazeta do Povo. Disponível em:

https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/agricultura/lavouras-ocupam-apenas-76-do-brasil-mostra-estudo-da-nasa-88w07nbyt7fg08kfmwjng0v3m/. Acesso em 13/02/2019.

  • PEIXINHO, J. Em plena seca, famílias de Pernambuco mantêm plantação verde com “bioágua”. Disponível em:

http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2017/04/em-plena-seca-familias-do-pe-mantem-plantacao-verde-com-bioagua.html. Acesso em 13/02/2019.

Fonte das imagens:

CRUZ, A. Agricultura familiar. Wikipedia. Disponível no link:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_familiar#/media/File:Abr_horta_Antonio_Cruz.jpg. Acesso em: 24 fev. 2019.

Plantação indígena com a técnica coivara. https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4939/tecnicas-de-cultivo-tradicional-x-moderna. Acesso em: 10 jun. 2019.

Agricultura orgânica, por Elza Fiuza/ABr. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3339367. Acesso em 13 fev. 2019.

Agronegócio, por Mariordo Mario Roberto D. Ortiz. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6791384. Acesso em: 13 de fev. 2029.

Para você saber mais:

Esse plano aborda o cotidiano dos povos que chegaram no território que posteriormente foi chamado de Brasil, em um passado bem distante, antes da presença dos povos indígenas, por volta de 2,800 anos atrás, conforme pesquisas comprovadas em regiões de Santana do Riacho (MG).

Entre esses povos, enquanto alguns desenvolveram a agricultura e começaram a se fixar no local, tornando-se sedentários, outros continuaram nômades. A prática da agricultura favoreceu para que esses povos dominassem a natureza e desenvolvessem algumas técnicas que ajudassem em suas tarefas.

Já nesse tempo tiveram que superar diversas situações, algumas que perduram até os dias atuais, ainda que com outra dimensão, entre eles a questão da terra: Ter terra boa para plantar. No passado distante, nas terras que posteriormente foram denominadas de Brasil, embora havendo bastante espaço, a agricultura as hortas e roças primitivas se desenvolveram preferencialmente sobre as escassas formações florestais. Buscavam também a proximidade de rios e lagos. Como não haviam instrumentos e técnicas desenvolvidas, tendo tão somente pontas de galhos e as mãos para revolver a terra, a produtividade do solo não perdurava e, após um determinado tempo (2 a 3 anos aproximadamente), precisava buscar outros lugares férteis para o plantio.

Ter terra boa para plantar ainda é uma questão importante, e para ela busca-se diferentes soluções, algumas benéficas, outras nem tanto, como o uso de produtos químicos. Atualmente, aproximadamente 25% das terras produtivas pertencem à agricultura familiar, enquanto a grande maioria, os outros 75%, pertencem ao agronegócio, voltado para a produção em larga escala, visando sobretudo a agroexportação, com o uso de maquinário e produtos químicos para potencializar a produção.

Sobre a agricultura no Brasil, em diversos tempos:

Livro: O Brasil antes dos brasileiros de PROUS. Disponível no link:

http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/O%20Brasil%20antes%20dos%20brasileiros_%20A%20pre-hist%C3%B3ria%20do%20nosso%20pa%C3%ADs%20-%20Andr%C3%A9%20%20PROUS.pdf. Acesso em 13/02/2019.

Texto: O absurdo da agricultura moderna: dos fertilizantes químicos e agrotóxicos à biotecnologia do engenheiro José Lutzenberger. Disponível no link:

http://www.ecolnews.com.br/agrotoxico/artigo_absurdo_da_agricultura_moderna.htm. Acesso em 13/02/2019.

Livro: Novos ângulos da História da Agricultura no Brasil. Disponível no link:

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/117040/1/NOVOS-ANGULOS-DA-HISTORIA-DA-AGRICULTURA-NO-BRASIL-Baixa.pdf. Acesso em 13/02/2019.

Universidade de São Paulo. Outro lado da fronteira agrícola: breve história sobre a origem e declínio da agricultura autóctone no cerrado. Ambiente & sociedade, v.13, n.2, p.331-345, 2010. Universidade de São Paulo: Biblioteca Digital da Produção Intelectual – BDPI – 2010. Disponível no link:

https://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/2796/art_FELTRAN-BARBIERI_Outro_lado_da_fronteira_agricola_breve_historia_2010.pdf?sequence=1

Vídeo: Caminhos de quem trabalha na agricultura familiar. Disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=qvAe8Gk_CM0. Acesso em 13/02/2019.

Vídeo: Você sabe o que é a roça de coivara dos quilombolas do Vale do Ribeira (SP). Instituto Socioambiental. Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=zMtgD0hQOPM. Acesso em 10/06/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o objetivo da aula, projete ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva. Indague sobre o significado da palavra “agricultura”.

Se for necessário, chame um voluntário para fazer a busca da palavra no dicionário. Indague se alguém imagina que tempos são esses.

Solicite que a turma faça novamente a leitura coletiva do objetivo e comentem sobre o que será trabalhado na aula.

Esclareça as dúvidas do objetivo que houver.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA