Plano de Aula

Plano de aula: Escrita com alfabeto: marco na história da humanidade

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: quadro, pincel para quadro ou giz, mapa-mundi ou globo, 5 folhas de sulfite, lápis de escrever, borracha e projetor. Será necessário também, para a atividade de Sistematização, 5 cópias do arquivo “HIS4_02UND06 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela com códigos”.

Se não for projetar os slides será necessária 1 cópia de cada arquivo descrito abaixo no material complementar.

Material complementar:

“HIS4_02UND06 - PROBLEMATIZAÇÃO - navio fenício”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GcaQHA4U7yJbYA6cSBArxgwz89w6e7A9yFUVnT36fKMXgQYeGJvfuaXu7WCV/his4-02und06-problematizacao-navio-fenicio.pdf>.

“HIS4_02UND06 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapas da Fenícia e colônias”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gV5NyGkGvNt6Yk6uHhkVdgfF7sakg9dE5AMxPdtythAUvVP7vHvuWyuTTySw/his4-02und06-problematizacao-mapas-da-fenicia-e-colonias.pdf>.

“HIS4_02UND06 - PROBLEMATIZAÇÃO - diferentes escritas”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EYdy8EDPmA9BuM9rBnS8Udd378JCGJE54sU72GGcteGDxVmbzx2YRZ7s3Xft/his4-02und06-problematizacao-diferentes-escritas.pdf>.

“HIS4_02UND06 - PROBLEMATIZAÇÃO - quipus”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eK6qceJjCCySxKWXE2aCktvRFBsA9hqXaF8f45VjsCTMYkN2tu8fDXq2Nbbe/his4-02und06-problematizacao-quipus.pdf>.

“HIS4_02UND06 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela com códigos”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uwhjR2k2yhQmmtCraTbqEzAfgUfP37uKdHeHFmXuV3DnU9rWQFEraPxanHK6/his4-02und06-sistematizacao-tabela-com-codigos.pdf>.

Para você saber mais:

Sobre origem da linguagem escrita, assista o vídeo “Origins of written language | Computer Science | Khan Academy”, por Canal “Khan Academy Labs”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lkeXaqoXDYQ>, acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Leia “Resumo da História da Escrita”, por Marcel Cohen, disponível em <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/128945/125629>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Assista ao vídeo “TV Escola: A História da Palavra - A Revolução dos Alfabetos”, por canal Rede Catarinense, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=T4VFpLDucBI>, acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Também assista ao vídeo “History of the alphabet | Journey into information theory | Computer Science | Khan Academy”, por canal “Khan Academy Labs”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6NrTrBzC6dk>, acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Sobre os fenícios, leia o artigo “Fenícia”, disponível em <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Fen%C3%ADcia/482205>, acesso em 31 de janeiro de 2019.

Também leia o artigo “Fenícios pelo Mediterrâneo: formas de contato diversificadas”, por Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos, in Cadernos do LEPAARQ, Vol. XV, n° 29, 2018. Disponível em <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/11467/8475>, acesso em 31 de janeiro de 2019.

Leia a notícia “Estudo revela herança genética dos fenícios no Mediterrâneo”, por EFE, disponível em <https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/estudo-revela-heranca-genetica-dos-fenicios-no-mediterraneo-3605117>, acesso em 31 de janeiro de 2019.

E, também leia “Saiba tudo sobre os fenícios e sua importância para o comércio”, por Fábio Marton, disponível em <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/saiba-tudo-fenicios-sua-importancia-comercio-696522.phtml>, acesso em 31 de janeiro de 2019.

Sobre os Incas, leia o artigo “As tradições históricas indígenas diante da conquista e colonização da América: transformações e continuidades entre nahuas e incas”, por Eduardo Natalino dos Santos, disponível em <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18982/21045>, acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Sobre os quipus, leia o verbete “Quipu Inca”, no site do Museu Nacional da UFRJ, disponível em <http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/pre-colombiana/arqprec007.html>, acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Também leia a coluna “QUIPUS – Sistema de registro Incaico”, por Dalton Delfini Maziero, disponível em <https://www.pagina3.com.br/coluna/americamisteriosa/6868-quipus-sistema-de-registro-incaico>, acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Para mais informações e fotografias, acesse o site, em inglês, do “Khipu Database Project”, projeto fundado pela Fundação Nacional de Ciência e pela Universidade de Harvard (EUA), disponível em <http://khipukamayuq.fas.harvard.edu/KGMiscellaneous.html>, acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize as carteiras em 5 grupos e separe os alunos em agrupamentos produtivos. Faça essa arrumação antes de começar a aula com o objetivo.

Primeiramente, apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte o que eles acham que é “escrita alfabética”, como se faz este tipo de registro, e se existem outras formas de fazer registros ou de transmitir uma ideia.

Se souberem, peça que compartilhem, mas se não souberem lembre-se que essas perguntas servem para estimular a curiosidade em relação a aula.

Para você saber mais: sobre como estimular a curiosidade de seus alunos, leia a reportagem “Como estimular a curiosidade científica nos alunos”, por Mara Mansani, disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/12604/blog-de-alfabetizacao-como-estimular-a-curiosidade-cientifica-nas-criancas>, acesso em 14 de janeiro de 2019. E, artigo “4 Estratégias Para Despertar A Curiosidade Nas Crianças”, por Deborah Calácia, disponível em <http://naescola.eduqa.me/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-cognitivo/4-estrategias-para-despertar-a-curiosidade-nas-criancas/>, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos