Contexto (poema)
Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades nômades do passado e do presente
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Quadro, projetor, dicionário e cópias dos materiais e imagens sugeridos.
Acesse aqui mais conteúdos sobre nomadismo para você preparar sua aula:
Poema: Andanças de Cristiane de Oliveira Moura, disponível em:
Texto sobre o conceito de nomadismo:
https://historiadomundo.uol.com.br/pre-historia/nomadismo.htm. Acesso em: 12 nov. 2018.
Texto sobre o povo Nambikwara:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/nambiquara/574488. Acesso em: 16 nov. 2018.
Texto sobre os nômades da atualidade:
https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/suplementos/jc-mais/noticia/2014/11/02/nomades-andarilhos-buscam-mais-do-que-a-sobrevivencia--154082.php. Acesso em: 17 nov. 2018
Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano:
- Trecho do artigo: A Saga Cigana - A história e os segredos do povo mais misterioso do mundo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xm9kuMsyy9vUW3SBTgtKnCFSJFRvQ7RZcu7aRhXYaZmYtWpghRAYpD28q3JQ/his4-04und01-problematizacao-ciganos.pdf
Leia o artigo completo no link: https://super.abril.com.br/cultura/a-saga-cigana/. Acesso em: 26 out. 2018.
- Trecho do artigo: O povo Nambikwara disponível em:
Leia o artigo completo no link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Nambikwara. Acesso em: 07 nov. 2018.
- Trecho da reportagem com os Sr. Orlando Orfeu, disponível em:
Leia a reportagem completa no link: http://www.educacional.com.br/reportagens/circo/orfei.asp. Acesso em: 14 nov. 2018.
Abaixo material para realização de uma atividade extra se for de interesse do professor: Jogo de Bingo, disponível em.
Sistematização (jogo - atividade extra) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F22FUu6VDw8HA6jRPv8FB9KNbwYMMGqhSne4H2zkN9qN3XWgeVBrcj99aQrY/his4-04und01-sistematizacao-jogo-atividade-extra.pdf
Para você saber mais:
Essa proposta traz para o aluno a aproximação do conceito de nomadismo. Esse é um conceito complexo e para que ele seja gradativamente compreendido e elaborado pelos alunos é preciso que compreendam primeiramente duas noções elementares: PERAMBULAÇÃO E DESLOCAMENTO, ambas abordadas aqui.
Segundo os dicionários perambulação significa andar por aí, caminhar por diversos lugares, sair do lugar sem contudo precisar mudar seu local de moradia. Já deslocamento tem o sentido de mover-se, ir para um local diferente. Ambas as ações estão presentes no nomadismo em maior ou menor constância. A princípio, costuma-se associar o nomadismo apenas aos povos do passado bem distante, no tempo dos povos coletores e caçadores. Esses povos só juntavam o que precisavam para sobreviver e não acumulavam. Buscavam no seu entorno o que precisavam e essa busca fazia parte da sua perambulação. Quando não conseguiam mais encontrar o necessário para sobreviver nas proximidades, viam a necessidade de mudar para outro local e deslocar-se. Nesse tempo, praticamente todos os grupos humanos eram nômades por questões de sobrevivência. Com as novas descobertas, como por exemplo a possibilidade de plantar os alimentos e o domínio do fogo, gradativamente alguns foram deixando de ser. Atualmente temos grupos humanos nômades em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, por diferentes motivos: alguns poucos, como no passado, por questões de sobrevivência, a maioria por escolha, razões culturais, estilo de vida ou profissão.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e leia para os alunos.
Indague sobre o significado da palavra nômade. Por ser um termo não usual pode ser que haja dificuldades de compreender a palavra. Pergunte para a turma se há alguma forma de terem certeza sobre o significado. Se nenhum deles mencionar o dicionário, dê esta sugestão. Peça para um aluno ler para a turma o significado da palavra no dicionário. Segundo o dicionário Aurélio, nômade é “pessoa que não tem habitação fixa; itinerante. Tribo ou etnia que não se fixa em lugares e vive se mudando”.
Leia novamente para a turma o objetivo da aula e indague sobre os diferentes tempos. Estimule os alunos a pensarem nesses tempos: passado e presente.
Retome com os alunos o objetivo da aula.
Para você saber mais:
Ampliando o conceito de nomadismo:
https://historiadomundo.uol.com.br/pre-historia/nomadismo.htm. Acesso em: 17 nov. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Organize a turma em duplas ou grupos de 4 alunos, no máximo.
Crie um clima de atenção para a leitura e escuta do poema. Chame a atenção para o título: Andanças. Projete o poema e entregue uma cópia para cada aluno ou grupo. Se a escola não tiver projetor, escreva o poema em um cartaz ou em um quadro.
Peça para os alunos realizarem a leitura individual do texto. Nesta primeira leitura eles irão conhecer o texto, em um contato mais superficial.
Após a leitura individual, peça que coloquem a folha na carteira e se mantenham atentos para ouvir o poema. Assim que a turma estiver atenta e em silêncio para a escuta, declame o poema para eles, com a cadência e o ritmo que ele favorece, possibilitando que a turma possa aflorar seus sentimentos e impressões.
Ao término da leitura, dê um minuto para eles ficarem com a emoção.
Após o momento de reflexão individual dos alunos, oriente-os a trocar suas impressões sobre o poema com os colegas do grupo: o que cada um sentiu, o que despertou, o que cada um compreendeu, entre outras.
Poema: Andanças de Cristiane de Oliveira Moura, disponível em:
Contexto
Orientações:
Com os alunos em grupos projete e leia para eles a proposta desse primeiro momento.
Abra para que um ou dois grupos que desejarem socializem para a sala as sensações proporcionadas pela leitura do poema. Espera-se que na socialização comentem sobre a situação que está sendo vivida por aquele povo: a necessidade de se movimentar e procurar um novo local que possibilite as condições de sobrevivência. Se não for verbalizada pelos grupos que se dispuserem, levante esse questionamento e abra para que algum grupo que tenha refletido sobre essa questão socialize com todos.
Pensando no desenvolvimento das habilidades e no protagonismo da turma, não valide as respostas, favoreça para que a turma chegue a um consenso.
Medeie essa situação para que consigam chegar à compreensão, fundamentar e justificar o que for preciso. Sempre recorra ao texto e às discussões anteriores.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Apresente para os alunos as imagens dos desenhos representando povos nômades em diferentes tempos: Nambikwaras, Ciganos e circenses.
Peça que relacionem cada uma das imagens ao povo que elas representam e qual delas assemelha-se ao modo de vida nômade. Pretende-se com essas hipóteses que a turma inicie a reflexão sobre os povos nômades na atualidade.
No momento de relacionar as imagens ao nomadismo não é preciso chegar a um consenso. A ideia é que o consenso se construa no andamento da proposta.
Imagens dos representantes dos povos ( todos na mesma folha), ilustradora: Thayná M. Almeida (acervo pessoal de Cristiane de O. Moura), disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FCKYzpS4npKkMF8EPXXVeRmvwJZWCFDtwyJ3dSneperNYHUHHeGAdDNk3tju/his4-04und01-problematizacao-imagens.pdf
Problematização
Orientações:
Projete o slide para a turma ou explique oralmente a proposta.
Forme duplas ou pequenos grupos. Eles irão ler trechos de textos sobre os povos nômades da atualidade. Cada dupla ou grupo lerá sobre um destes povos e deverá circular no texto aspectos que considerarem interessantes.
Ao final, oriente que socializem o que aprenderam sobre esses povos, agregando informações novas a cada socialização.
- Trecho do artigo: A Saga Cigana - A história e os segredos do povo mais misterioso do mundo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xm9kuMsyy9vUW3SBTgtKnCFSJFRvQ7RZcu7aRhXYaZmYtWpghRAYpD28q3JQ/his4-04und01-problematizacao-ciganos.pdf
Leia o artigo completo no link: https://super.abril.com.br/cultura/a-saga-cigana/. Acesso em: 26 out. 2018.
- Trecho do artigo: O povo Nambikwara, disponível no link:
Leia o artigo completo no link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Nambikwara. Acesso em: 07 nov. 2018.
- Trecho da reportagem com os Sr. Orlando Orfeu, disponível no link:
Leia a reportagem completa no link: http://www.educacional.com.br/reportagens/circo/orfei.asp. Acesso em: 14 nov. 2018.
Para você saber mais:
Leia a reportagem, ela traz informações sobre os nômades da atualidade: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/suplementos/jc-mais/noticia/2014/11/02/nomades-andarilhos-buscam-mais-do-que-a-sobrevivencia--154082.php. Acesso em: 26 out. 2018.
Povo Nambikwara:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/nambiquara/574488. Acesso em: 16 nov. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Apresente para a turma o diagrama no slide, ou em outro material que você conseguiu preparar.
Peça para alunos alternados realizarem a leitura.
Abra para um ou dois alunos comentarem e relacionarem o diagrama com os povos estudados e com o poema lido. Desafie-os com perguntas que os façam refletir e perceber a temporalidade e as diferentes razões do nomadismo.
Espera-se que a turma perceba as diferentes formas de movimentação nos diferentes tempos: passado e presente.
Sistematização
Orientações:
Apresente e faça a leitura desta tabela para a turma. Cada grupo receberá uma tabela para que retomem oralmente as observações socializadas no grupo, escolham e anotem uma característica do passado e uma do presente sobre os povos nômades.
A anotação deverá ser feita por um dos colegas do grupo e depois socializada no coletivo, formando uma grande tabela com as informações registradas nos grupos.
Tabelas disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gFRu9YZQX7r986mSZ85rMpVMw6PhbsmSR6AzVRPRRV8MmMRFvskx8xRn4YrR/his4-04und01-sistematizacao-tabela.pdf
Sugestão de atividade extra: Essa atividade é uma sugestão para continuidade desta aula. Trata-se de uma proposta de jogo de bingo. O jogo de bingo com a temática estudada poderá ser elaborada em parceria com a turma. Nas aulas de leitura em dupla, os alunos poderão ler os textos indicados ou outros textos sobre os povos nômades, grifando ou anotando as partes que considerarem mais relevantes. Informe desde o início que os trechos destacados por eles farão parte de um jogo que produzirão posteriormente. É importante recolher os trechos para serem inseridos nas cartelas do jogo. O professor também poderá contribuir com anotações. Para favorecer a interação é interessante o trabalho em pequenos grupos tanto para a elaboração como para o momento do jogo. Os desenhos utilizados também poderão ser feitos pelos grupo.
Material sugestivo para a realização do jogo: regras, fichas e cartelas, disponível no link:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom, Padlet, PowerPoint
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer e identificar as principais características dos povos nômades ao longo do tempo. Inicie a aula explicando o objetivo deste Plano, com foco no termo nômade. Converse com os alunos através de uma videoconferência e envie os links das imagens pelo Whatsapp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta, mas inicie a aula declamando o poema para que os alunos percebam a diferença da leitura que fizeram para a sua. Talvez, com a sua leitura, eles consigam entender mais o que a autora quis expressar. Para que os alunos compreendam o significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet).
Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise do texto de abertura. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução da atividade proposta.
Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa. Encaminhe para os alunos todos os textos que se referem aos grupos nômades trabalhados, para que tenham um material mais rico e informativo. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa. Utilize os links e arquivos disponibilizados.
Sistematização
Siga as orientações propostas. Caso faça esta etapa através de uma videoconferência, compartilhe com os alunos o diagrama indicado no Plano. Você pode orientá-los a utilizarem o recurso do Padlet, do Google Docs ou do PowerPoint. Envie todo o material para os alunos, esta etapa seja feita de forma assíncrona. O material produzido pelo aluno poderá ser criado usando o Google Docs, Google Apresentações ou Padlet. Caso não haja possibilidade da utilização dos recursos digitais, diga aos alunos para fazerem o quadro no próprio caderno.
Agende uma videoconferência para que possam apresentar o trabalho executado.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que os familiares joguem Bingo dos Povos Nômades (o arquivo contendo o jogo está disponibilizado no Plano), para que os alunos tenham a possibilidade, ludicamente, de assimilarem melhor este conteúdo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiane de Oliveira Moura
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Palavras Chave: Nômade, nomadismo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA