Plano de Aula

Plano de aula: A internet como marco na história da humanidade

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: quadro, pincel para quadro ou giz, lápis de escrever, borracha e cópias do arquivo “HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”. A quantidade de cópias será de acordo com a quantidade de grupos na turma (grupos com 4 componentes).

Se não for usar a projeção, será necessário mapa-mundi político ou globo, além das impressões dos arquivos, da etapa da Problematização, descritos logo abaixo, exceto o “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, que dependerá se você vai querer ou não apresentar as imagens para a turma, conforme comentado nas orientações.

Material complementar:

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telégrafo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhaNcxGAFwKegS6433jNDhh5QXH8vQbcYbbDGCjyWRF6xgdbtsQc2ArNWfCh/his4-02und10-problematizacao-telegrafo.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUhUjEvcc3eFvs9DFPzyd6z7zZ4XAv9F7ZZ4AJvKMwjECyTkwtgaWDFgyp2j/his4-02und10-problematizacao-telefones-e-celulares.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - mensagem na atualidade”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sABqWSy4cHXngS2JqDWsuZgGqwanwUvWggxpvDpm3TuNGXcFaHnenY5cCqVQ/his4-02und10-problematizacao-mensagem-na-atualidade.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - charge”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvzPXp5RBUWyENEB4Apn5GKTCkhy7dTsE6uXPMzYcCgJF2RXUNkkn2BVvzsA/his4-02und10-problematizacao-charge.pdf

“HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3bqHwvaKuwhSmJVcdbCSGEbRGuMujFPeng5x48hTtf7uCDcB5YbaQKMyKZjy/his4-02und10-sistematizacao-tabela-de-comparacao-entre-as-atividades.pdf

Para você saber mais:

Sobre o telégrafo e o código Morse, assista ao vídeo “Código Morse e a era da informação - Ciência da Computação - Khan Academy”, por canal Khan Academy Brasil, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS5UYf80Bfo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia “Hoje na História: 1838 - Samuel Morse demonstra o telégrafo”, por Max Altman, disponível em <https://operamundi.uol.com.br/historia/2456/hoje-na-historia-1838-samuel-morse-demonstra-o-telegrafo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia a notícia “O telégrafo, a invenção que deu início à era da informação”, por Blog Oficial da Kaspersky Lab, tradução de Juliana Costa Santos Dias, disponível em <https://www.kaspersky.com.br/blog/telegraph-grandpa-of-internet/5431/>, acesso em 14 de março de 2019.

Sobre a história da internet, leia a reportagem “A invenção da internet”, por Revista Isto É, disponível em <https://istoe.com.br/invencao-da-internet/>, acesso em 11 de março de 2019.

Leia também a notícia “Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA”, por Leonardo Werner Silva, da Folha de S. Paulo, disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml>, acesso em 11 de março de 2019.

Leia também a reportagem “Brasil ganha 10 milhões de usuários da internet em um ano”, por Deutsche Welle, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/brasil-ganha-10-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios-da-internet-em-um-ano/a-46819847>, acesso em 11 de março de 2019.

Sobre as consequências do uso da internet, assista a reportagem “Sempre online: quais as consequências no cérebro?”, por Sigrid Lauff, da DW Brasil, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/sempre-online-quais-as-consequ%C3%AAncias-no-c%C3%A9rebro/av-47570106>, acesso em 11 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Antes de começar sua aula com a leitura do objetivo, organize seus alunos em grupos de 4 componentes. Separe-os de acordo com os conceitos de agrupamento produtivo.

Apresente o objetivo a eles escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte se conhecem a internet, se já usaram ou usam, para que, quando, com quem, e se acham que a internet contribuiu para que as pessoas mudassem o jeito de viver, ou seja, como eles acham que as pessoas se relacionavam (faziam amizade, mandavam mensagens, compartilhavam suas fotos e vídeos) antes da internet ser inventada e popularizada.

Depois das hipóteses, pergunte também o que eles acham que significa a palavra “marco” para a história e se eles se lembram de algum fato ou evento que marcou e mudou a história da humanidade.

Essas respostas servem para aproximar os alunos do assunto, não necessitando de que sejam adequadas.

Para você saber mais: Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos