Plano de Aula

Plano de aula: Vestígios dos primeiros humanos: “tesouros” de pedra lascada e polida

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Quadro, pincel para quadro/giz, cópias dos arquivos descritos no Material complementar, seis caixas de sapato (com terra, areia, imagem de objeto, pedras e matos ou pedaços pequenos de madeiras), pincéis de pintura, pás pequenas de jardim para retirar/remover a terra e jornais velhos para proteger as mesas de sujeiras. Estes últimos materiais (pincéis, pás e jornais), se possível, podem ser trazidos pelos alunos.

Material complementar: Os arquivos para expor as imagens e fazer a atividade de Sistematização são:

Para você saber mais:

Este plano aborda questões sobre o trabalho do profissional de arqueologia. No vídeo História: a fronteira entre a história e a arqueologia - Pedro Paulo Funari - PGM 08, a entrevista com o arqueólogo Pedro Paulo Funari pode esclarecer algumas ideias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W88EycSnMhA . Acesso em: 23 de novembro de 2018.

Se preferir breves leituras explicativas sobre arqueologia seguem os artigos “COMO TRABALHAM OS ARQUEÓLOGOS?”, disponível em: http://chc.org.br/como-trabalham-os-arqueologos/, acesso em: 23 de novembro de 2018; “Arqueologia”, disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/arqueologia/ , acesso em: 23 de novembro de 2018; e “Arqueologia no Brasil hoje”, de Pedro Paulo A. Funari e André Leonardo Chevitarese, disponível em: http://www.academia.edu/12251772/Arqueologia_no_Brasil_hoje, acesso em: 3 de dezembro de 2018.

Este plano também trata de teorias sobre o surgimento dos primeiros humanos no continente americano. Sobre isso, leia a notícia de Débora Didonê,

“O Brasil antes do Brasil”, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2399/o-brasil-antes-do-brasil , acesso em: 23 de novembro de 2018; e
a notícia sobre recentes estudos da arqueologia que estão causando revisões nas teorias mais aceitas: “DNA de fósseis do Brasil desafia teorias de 'descoberta' da América”, por Evanildo da Silveira, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46098327 , acesso em: 23 de novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Separe os alunos em grupos de cinco componentes, de forma a formar, no máximo, seis grupos. Separe-os com a intenção de fazer agrupamentos produtivos. Eles ficarão em grupo a atividade toda, mas se for possível faça as duas primeiras etapas (Contextualização e Problematização) em forma de roda de conversa e a última (Sistematização), com os grupos já divididos, saia da sala de aula e faça em um ambiente mais amplo, com cada agrupamento em um local.

Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Faça uma leitura coletiva do mesmo.

Pergunte o que acham que significa a palavra “vestígios”. Ouça as hipóteses, e, se for preciso, informe que os objetos deixados pelos seres humanos há muito tempo em um certo lugar podem servir como sinais, e que isso são vestígios.

Proponha aos alunos uma brincadeira de faz de conta em que todos serão aventureiros em busca de um tesouro. Indague sobre personagens aventureiros conhecidos por eles e, se for preciso, cite exemplos como os personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados, como

As aventuras de Tintim, ou Dora, a aventureira.

Se os alunos não se lembrarem de personagens desta temática, mostre ilustrações destes desenhos animados, ou, se for possível, mostre vídeos de aberturas de desenhos animados: As aventuras de Tintim, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=84M7bCY4ga4, acesso em: 3 de dezembro de 2018; e Dora, a aventureira, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90BrxsqFbmo, acesso em: 3 de dezembro de 2018.

Pergunte aos alunos se eles se aventurariam em busca de tesouros escondidos e enterrados, como os personagens citados.

Para você saber mais: Para definições sobre “vestígio”, acesse:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos