Plano de Aula

Plano de aula: O ser humano e o domínio do fogo

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias da atividade “Decifra mensagens” para sistematização (uma mensagem para cada dupla), caderno, lápis, quadro, giz/pincel e projetor.

Material complementar:

Para você saber mais:

O assunto principal desta aula é o domínio do fogo pelos primeiros grupos humanos. Existem alguns termos que são comumente usados quando tratamos deste conteúdo, como “pré-história”, “Idade das pedras”, “homens das cavernas” entre outros, que reforçam alguns estereótipos feitos por uma divisão tradicional da história (Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea) e que pretendemos superar, uma vez que estão sendo revisados e modificados conforme estudos atuais.

Veja mais em: SOUSA, Rainer Gonçalves. “A Pré-História"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-pre-historia.html. Acesso em: 17 de novembro de 2018; e, por Redação Mundo Estranho. “O que separa a história da pré-história?”. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-separa-a-historia-da-pre-historia. Acesso em: 17 de novembro de 2018.

Para aprofundar no tema “domínio do fogo”, acesse:

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Separe seus alunos em duplas (pode ser por agrupamento produtivo, quando um aluno que demonstra certo tipo de conhecimento pode complementar com um aluno que apresenta outro tipo).

Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Faça uma leitura colaborativa: pergunte se tem palavras desconhecidas, e se algum aluno gostaria de dizer o que entendeu do objetivo.

Reserve espaço no quadro para fazer uma tabela com o título “Domínio do fogo”. Essa tabela terá seis colunas (QUANDO EU ACHO, QUANDO FOI, USO, MATERIAIS, MATERIAIS ATUAIS e USO ATUAL). Coloque o nome de cada coluna somente quando fizer a pergunta relativa a ela. Preencha a tabela conforme forem surgindo hipóteses levantadas pelos alunos.

Pretende-se com essa aula que o aluno identifique as mudanças que a manipulação do fogo trouxe ao longo da história da humanidade, a permanência do uso do fogo na atualidade e os prejuízos que seu “não-domínio” pode causar.

Para você saber mais:

Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos . Acesso em: 12 de novembro de 2018.

O texto traz informações de como o professor pode agrupar seus alunos para melhor produção e compartilhamento de conhecimentos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos