Plano de Aula

Plano de aula: Pinturas rupestres e geoglifos: os registros mudando o jeito de viver dos seres humanos

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: quadro, pincel para quadro ou giz, apagador, lápis preto, tiras de folhas sulfites de acordo com a quantidade de alunos (cada folha tamanho A4 pode ser dobrada em 4 partes iguais e se cortadas nas dobras dispõem de 4 tiras), caixa ou recipiente para guardar e sortear as tiras, globo ou mapa-múndi grande e 1 cópia do arquivo “HIS4_02UND04 – contexto – os registros”. Se optar por projetar os slides, você precisará do arquivo desta aula com os slides e um computador conectado a um projetor.

Material complementar:

“HIS4_02UND04 – contexto – os registros”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceSCmYxNyZUkprwrRsB5A9zUtajc3N5RRrt2JA9fJRuvz3PWrHY3jd4sD5Vy/his4-02und04--contexto--os-registros.pdf.

Para você saber mais:

Sobre o povo !Kung Sans e suas pinturas rupestres, leia o trabalho de mestrado “Estratégias reprodutivas e o papel da mulher na sociedade !Kung San”, por Maria Jacinta A. Ferreira d’Almeida Paiva, disponível em http://nautilus.fis.uc.pt/wwwantr/areas/etologia/estrategias/textos/html/kung%20san.htm, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Leia também a notícia “San - a mais velha cultura do mundo”, disponível em ttps://www.dn.pt/globo/interior/san---a-mais-velha-cultura-do-mundo-1256432.html, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Leia a notícia “ DNA revela que bosquímanos são descendentes de primeiros humanos”, disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/dna-revela-que-bosquimanos-sao-descendentes-de-primeiros-humanos-6157271”, acesso em 14 de janeiro de 2019.

E, leia o artigo “Identidade San”, disponível em http://www.afreaka.com.br/identidade-san/, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Sobre o povo Nazca e seus geoglifos, leia “Mistério das linhas de Nazca solucionado. Será?: Linhas eram uma forma de agradecer aos deuses”, disponível em https://seuhistory.com/noticias/misterio-das-linhas-de-nazca-solucionado-sera, acesso em 14 de janeiro de 2019.

O artigo “Como são as novas figuras de Nazca descobertas no Peru”, traz informações sobre descobertas mais recentes de geoglifos anteriores aos já conhecidos, disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43746082, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Também a notícia “Mais de 50 geoglifos são descobertos em deserto de Nazca, no Peru: Imagens têm mais de 2000 anos de antiguidade”, disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/mais-de-50-geoglifos-sao-descobertos-em-deserto-de-nazca-no-peru.ghtml, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Primeiramente organize os alunos em semicírculo com as carteiras dispostas no formato de “U”, de preferência antes de começar a aula com o objetivo.

Projete o slide, ou escreva o objetivo no quadro, e peça para algum aluno ler. Depois releia as expressões “pinturas rupestres” e “geoglifos” e pergunte o que os alunos acham que elas significam. Se eles não souberem exatamente o que significam, comente que “pinturas rupestres” são, em geral, desenhos feitos em paredes de cavernas ou em pedras e que “geoglifos” são, geralmente, grandes desenhos feitos no chão.

Pergunte: será que desenhos podem mudar o jeito que as pessoas vivem?

Não é necessário uma resposta para essa pergunta, pois o propósito principal dela é deixar os alunos interessados pelo objetivo da aula.

Para você saber mais: Sobre pinturas rupestres, leia o artigo “Registros Rupestres”, disponível em http://www.fumdham.org.br/home/registros-rupestres, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Leia o artigo “"Hashtag" da pré-história? Pintura rupestre mais antiga do mundo é encontrada”, por iG São Paulo, disponível em <https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2018-09-13/pintura-rupestre-mais-antiga-mundo.html>, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Também assista o vídeo sobre arte rupestre na Amazônia, “Pinturas Rupestres - Repórter ECO - 08/01/2012”, Canal “TV Cultura Digital”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=oQFkXGpWLP4>, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Sobre geoglifos, leia o verbete “Geoglifo”, disponível em <http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/geoglifo.htm>, acesso em 14 de janeiro de 2019.

E, leia a notícia “O misterioso geoglifo de 2 mil anos que deve se tornar patrimônio brasileiro”, por Edison Veiga, disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46115252>, acesso em 14 de janeiro de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos