PROBLEMATIZAÇÃO - texto sobre proto-jês
Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: quadro, giz/pincel para quadro, lápis, borracha, papel almaço (ou folha pautada) e projetor.
Material complementar: Para fazer cópia do trecho do texto “Escavações revelam hábitos de índios que viveram há mil anos no Sul do país”, acesse o arquivo “HIS4_02UND03 - PROBLEMATIZAÇÃO - texto sobre proto-jês”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Srf3wXvtyQXwPheFfA3pGUgwQuz5KUSTZpbM5HkHMqzAWtPhFu9SJNqvkkMH/his4-02und03-problematizacao-texto-sobre-proto-jes.pdf
Para imprimir e mostrar as imagens sobre povos nômades, acesse o arquivo “HIS4_02UND03 - PROBLEMATIZAÇÃO - imagens de nômades”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m2sKMBn2NKKGh7vgaK4ammS6dyJSvCw35mGGB7dfHZgZJChhVePfKDn3fJqq/his4-02und03-problematizacao-imagens-de-etnias-nomades.pdf
Para você saber mais: Sobre a agricultura e a Revolução Agrícola desde o tempo Neolítico, leia o tópico “HOMINIZAÇÃO E AGRICULTURA” (pp. 57-70), o tópico “AGRICULTURA E HISTÓRIA” (pp. 90-96) e o Capítulo 2 “A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
NEOLÍTICA” (pp. 97-127), do livro de Mazoyer, Marcel; Roudart, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. Tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em:
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Separe os alunos por grupos de 5 componentes, de forma a dar no máximo 6 grupos. Separe-os com a intenção de fazer agrupamentos produtivos.
Os alunos podem ficar em grupo a aula toda, mas se possível, faça as duas primeiras etapas (Contextualização e Problematização) como roda de conversa, com a turma sentada em disposição de círculo ou “U” no chão da sala. Na etapa de Sistematização, com os grupos já divididos, realize a atividade proposta nas mesas que deverão estar dispostas para os agrupamentos.
Projete este slide para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula. Leia-o coletivamente. Pergunte se imaginam qual é o assunto da aula, se sabem o que é agricultura e que tipo de mudanças ela pode gerar no jeito de viver das pessoas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS