CONTEXTO - sequência fabricação do plástico
Plano de Aula
Plano de aula: Os usos do petróleo
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, quadro, pincel para quadro ou giz, globo ou mapa-múndi, 15 folhas de canson A3 (1 para cada dupla), lápis coloridos, lápis de escrever, canetas hidrocor e fita adesiva.
Se não for usar o projetor, imprimir 1 cópia de cada arquivo do material complementar.
Material complementar:
“HIS4_02UND09 - CONTEXTO - sequência fabricação do plástico”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7aPh4npMvU4jcpUrdYsMzqnvta6PHD5Fpzc7tdPAMV8sYzFSUTqZjBPGUMJ/his4-02und09-contexto-sequencia-fabricacao-do-plastico.pdf
“HIS4_02UND09 - PROBLEMATIZAÇÃO - Titusville”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4s7CsSAMKkPQg4cznbfSSYZyJnrRFmh5S4cSCfHzaJgtHnWdWNbSvy2Y39PC/his4-02und09-problematizacao-titusville.pdf
“HIS4_02UND09 - PROBLEMATIZAÇÃO - uso do petróleo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GV4ms7yF3Swz9wsFFfFTWYvS5EUHDRMBKGKF3wWx755UbKvqwywPsU6X3265/his4-02und09-problematizacao-uso-do-petroleo.pdf
Para você saber mais:
Sobre a história do petróleo, assista
- As cinco primeiras partes do documentário “A épica história do ouro preto”, produzido por “History Channel”, publicado por “e fraga”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=1HwHkAaHis4> (parte 1), <https://www.youtube.com/watch?v=rYILaXrgAlw> (parte 2), <https://www.youtube.com/watch?v=x_orelbFkRw> (parte 3),<https://www.youtube.com/watch?v=P5IAIUMw85c> (parte 4), <https://www.youtube.com/watch?v=2xJ-_XQijrk> (parte 5). Acesso em 01 de março de 2019.
- Ao vídeo “Breve história do Petróleo”, por canal “TN Petróleo”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6x-Mfxutib4>. Acesso em 01 de março de 2019.
- Ao vídeo “História do Petróleo em 2 min”, por canal “Clube do Petróleo”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EEzHpr4JSiM&t=2s>, acesso em 01 de março de 2019.
Sobre o uso do petróleo através dos tempos, leia “O petróleo: da história antiga aos tempos atuais”, por Cetesb/SP, disponível em <https://www.cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/wp-content/uploads/sites/22/2013/12/O-petroleo-historia-antiga-tempos-atuias.pdf>, acesso em 10 de março de 2019.
Também leia o capítulo 1 “O surgimento da indústria petrolífera mundial”, da dissertação de mestrado “Os interesses petrolíferos internacionais em Angola: uma análise da influência do petróleo na vida econômica e política de Angola durante a Guerra Fria (1975-1992)”, por José de Jesus João Ferreira, disponível em <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18977/1/2015_Jos%C3%A9deJesusJo%C3%A3oFerreira.pdf>, acesso em 10 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas produtivas. Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida pergunte: o que vocês acham que é petróleo? Para que vocês acham que ele serve? Que coisas podem ser feitas com ele? E que mudanças vocês acham que ele pode ter trazido para a humanidade?
Estimule para que os alunos deem suas hipóteses, pois nesse primeiro momento a pergunta serve mais para despertar a curiosidade do que para chegar à respostas adequadas.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se tem ou já tiveram brinquedos feito de plástico, se o plástico era duro ou flexível, qual brinquedo era, e se gostavam ou não desse brinquedo. Depois das respostas, pergunte também: De onde será que vem o plástico?
Se algum aluno souber peça que compartilhe seu conhecimento. Depois fale que eles irão assistir um vídeo para os alunos compararem os saberes (o saber mostrado no vídeo e o saber deles).
Se não souberem da resposta, fale que eles assistirão um vídeo sobre uma menina chamada Kika que fez essa mesma pergunta: “de onde vem o plástico?”.
Passe o vídeo “De Onde Vem o Plástico? #Episódio 16”, do Canal “De Onde Vem?”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=uV0R0f1sy4Q>, acesso 24/02/2019. Ou então imprima e mostre as imagens da sequência de como é feito o plástico, do arquivo “HIS4_02UND09 - CONTEXTO - sequência fabricação do plástico”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7aPh4npMvU4jcpUrdYsMzqnvta6PHD5Fpzc7tdPAMV8sYzFSUTqZjBPGUMJ/his4-02und09-contexto-sequencia-fabricacao-do-plastico.pdf
Pergunte: a Kika falou de uma sequência de como é fabricado o plástico, você percebeu como é? Se for preciso, mostre as imagens da sequência novamente, e escreva no quadro, junto com os alunos, a ordem de fabricação: “[...] plástico, que veio do petróleo, que gerou a nafta […] que vai para a indústria, que serve para fazer um montão de coisas [...]”.
Depois, pergunte: se o plástico é feito do petróleo, como as pessoas descobriram isso? Onde? Quando? O petróleo já era usado para alguma coisa? Será que retiravam de plantas como frutas, legumes e verduras? Ou será que retiravam de montanhas como algumas pedras preciosas? Se os alunos souberem das respostas ou quiserem levantar hipóteses peça que as compartilhem e as exponham para a turma.
Fonte da imagem: Canal De Onde Vem?. De Onde Vem o Plástico? #Episódio 16. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=uV0R0f1sy4Q>. Acesso em 24 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Se na sua região estão localizados lugares de exploração, refinamento e/ou distribuição do petróleo, pergunte se algum aluno conhece o nome dessa indústria, onde fica, o que tem lá e se conhecem alguém que trabalha ou trabalhou em alguma delas.
Para você saber mais:
Sobre a história do petróleo, assista as cinco partes do documentário “A épica história do ouro preto”, produzido por “History Channel”, publicado por canal “e fraga”. Disponível em
<https://www.youtube.com/watch?v=1HwHkAaHis4> (parte 1),
<https://www.youtube.com/watch?v=rYILaXrgAlw> (parte 2),
<https://www.youtube.com/watch?v=x_orelbFkRw> (parte 3),
<https://www.youtube.com/watch?v=P5IAIUMw85c> (parte 4),
<https://www.youtube.com/watch?v=2xJ-_XQijrk> (parte 5). Todas com acesso em 01 de março de 2019.
Assista também ao vídeo “Breve história do Petróleo”, por canal “TN Petróleo”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6x-Mfxutib4>. Acesso em 01 de março de 2019.
Assista ao vídeo “História do Petróleo em 2 min”, por canal “Clube do Petróleo”, publicado em 13 de fevereiro de 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EEzHpr4JSiM&t=2s>. Acesso em 01 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Depois das hipóteses da pergunta “como e quando as pessoas descobriram o petróleo”, apresente o slide com a fonte (um mapa panorâmico de uma cidade chamada Titusville no ano de 1896, no estado da Pensilvânia (Estados Unidos)). Ou imprima e mostre a imagem 1 do arquivo “HIS4_02UND09 - PROBLEMATIZAÇÃO - Titusville”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4s7CsSAMKkPQg4cznbfSSYZyJnrRFmh5S4cSCfHzaJgtHnWdWNbSvy2Y39PC/his4-02und09-problematizacao-titusville.pdf. Ou ainda, se possível, acesse a fonte pelo site da Biblioteca Digital Mundial, disponível em <https://www.wdl.org/pt/item/11368/>, acesso em 24/02/2019. Desse jeito, você pode clicar no ícone “Exibir item” e ampliar ou diminuir a resolução da imagem da fonte.
Localize, para os alunos, os EUA, Pensilvânia e Titusville num globo, ou mapa-múndi, ou ainda pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Titusville,+PA+16354,+EUA/@17.2918323,-72.2007772,3z/data=!4m5!3m4!1s0x8832c340b9a28fa3:0x39fcab5d471a48c2!8m2!3d41.6270036!4d-79.6736631?hl=pt-BR&authuser=0>, acesso em 02/03/2019.
Pergunte: Vocês repararam na data? Vocês acham essa data antiga? Se não tivesse a data no mapa, vocês falariam que ele é antigo e por quê? Ainda observando o mapa, quantas construções dá para perceber nesse mapa? Quais são elas? Quais elementos naturais existem?
Direcione-os para que percebam a diferença da quantidade de anos entre a data atual com a de 1896, pedindo para que relacione o resultado à alguém conhecido deles com essa idade - possivelmente não terá. Com as respostas continue conduzindo a ideia de que, se não tivesse a data escrita, daria para perceber que esse mapa não é atual porque nas ruas e avenidas não tem carros desenhados, mas sim figuras parecidas com carruagens e carroças. Além dessas figuras, direcione-os as ideias de que há várias construções como casas, indústrias, estradas, pontes, igrejas e trem, e vários elementos naturais como montanhas, matas, árvores e córrego/rio.
Pergunte também: Vocês acham que esse mapa tem alguma relação com o petróleo? Existe alguma coisa desenhada que faz relação com ele? Será que essa cidade teve alguma importância para as pessoas que usavam o petróleo? Será que pela quantidade de construções tinham muitas pessoas trabalhando com o petróleo?
Mostre que no mapa tem torres/chaminés com fumaça e cilindros parecidos com os da indústria de petróleo, como nas imagens do vídeo “De Onde Vem o Plástico? #Episódio 16”, da etapa do Contexto desta aula. Explique que nessa cidade foram feitas as primeiras torres de perfuração para exploração do petróleo no subterrâneo, e que isso atraiu muitas pessoas para trabalharem com essa matéria-prima em Titusville.
Pergunte: se muitas pessoas trabalhavam com o petróleo, o que pode ter acontecido com a cidade de Titusville? Será que aumentou ou diminuiu o número de habitantes dessa cidade? Será que as construções continuaram as mesmas? Será que precisou desmatar ou poluir durante as perfurações?
Se algum aluno souber as respostas, peça que compartilhe com os colegas, e se não souber peça para dar suas hipóteses. Neste momento não precisa encaminhar para nenhuma conclusão.
Fonte da imagem: Biblioteca Digital Mundial. Mapa de Titusville, Pensilvânia, EUA, 1896. Disponível em <https://www.wdl.org/pt/item/11368/>. Acesso em 24 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Depois das respostas e hipóteses, mostre o mapa de Titusville anterior ao de 1896. Para isso projete esse slide ou imprima e apresente a imagem 2 do arquivo “HIS4_02UND09 - PROBLEMATIZAÇÃO - Titusville”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4s7CsSAMKkPQg4cznbfSSYZyJnrRFmh5S4cSCfHzaJgtHnWdWNbSvy2Y39PC/his4-02und09-problematizacao-titusville.pdf
Peça para que os alunos comparem os dois mapas identificando semelhanças: as pontes sobre o rio/córrego, a linha curva que o rio/ córrego faz, o trem e a ferrovia, as ruas que se encontram formando quadriláteros e as montanhas e florestas ao fundo da paisagem.
Pergunte: vocês percebem alguma diferença entre os mapas? Houve aumento de construções no mapa de 1896 em relação ao outro? Então, por que vocês acham que isso aconteceu?
Mostre com as hipóteses que com a descoberta dos poços de petróleo, muitas pessoas foram atraídas à Titusville com a intenção de ganharem muito dinheiro com eles. Como dá para perceber comparando os dois mapas, em 1896, houve um aumento muito grande de construções, e consequentemente de habitantes.
Pergunte também: se muitas pessoas foram atraídas com a indústria do petróleo, e muitas passaram a morar na cidade e a trabalhar nas extrações de petróleo, o que pode ter acontecido com a cidade de Titusville? Será que aumentou ou diminuiu o número de indústrias dessa cidade?
Mostre que Titusville ganhou mais importância para as pessoas, suas construções foram ampliadas, aumentou o número de indústrias e não só petrolíferas, mas todas que se relacionavam a elas, como a de ferro.
Depois pergunte: será que foram as pessoas de Titusville que acharam e deram usos para o petróleo?
Se algum aluno souber a resposta, peça que compartilhe com os colegas, e se não souber peça para dar suas hipóteses.
Fonte das imagens: Fonte: Canal AutoClub.bg. Toyota Mirai - Fueled By Oil Creek. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=QPyHQqolN7Y>. Acesso em 02 de março de 2019.
Para você saber mais: Sobre a história do petróleo, assista
- As cinco primeiras partes do documentário “A épica história do ouro preto”, produzido por “History Channel”, publicado por “e fraga”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=1HwHkAaHis4> (parte 1), <https://www.youtube.com/watch?v=rYILaXrgAlw> (parte 2), <https://www.youtube.com/watch?v=x_orelbFkRw> (parte 3),<https://www.youtube.com/watch?v=P5IAIUMw85c> (parte 4), <https://www.youtube.com/watch?v=2xJ-_XQijrk> (parte 5). Acesso em 01 de março de 2019.
- Ao vídeo “Breve história do Petróleo”, por canal “TN Petróleo”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6x-Mfxutib4>. Acesso em 01 de março de 2019.
- Ao vídeo “História do Petróleo em 2 min”, por canal “Clube do Petróleo”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EEzHpr4JSiM&t=2s>, acesso em 01 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Depois das hipóteses das perguntas “se foram as pessoas de Titusville que descobriram o petróleo e se foram elas a dar uso para ele”, mostre as imagens projetando o slide ou expondo as impressões do arquivo “HIS4_02UND09 - PROBLEMATIZAÇÃO - uso do petróleo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GV4ms7yF3Swz9wsFFfFTWYvS5EUHDRMBKGKF3wWx755UbKvqwywPsU6X3265/his4-02und09-problematizacao-uso-do-petroleo.pdf
Peça para compararem as hipóteses com as imagens e dizerem, primeiramente, quais usos o petróleo tinha e tem. Pergunte aos alunos se eles sabem o lugar e de qual povo são as produções das imagens 1 e 3, e para que será que esse povo usava o petróleo.
Depois, sobre as imagens 2 e 5, fale que foram os romanos que fizeram bem antigamente e pergunte em que os romanos usavam o petróleo.
Sobre a imagem 4, fale que foram os fenícios que fizeram a embarcação. Depois pergunte: para que será que esse povo usava o petróleo?
Das imagens 6 e 7, pergunte se conhecem o que são as produções nelas (carro e lampião), para que servem, se usam o petróleo e para quê. Fale que foram usadas por muitas pessoas, mas em abundância pelos estadunidenses de 100 a 160 anos atrás.
Sobre a imagem 8, pergunte em que foi usado o petróleo para se fazer a cadeira e quais povos usam?
Mostre que o petróleo era usado nas construções para calefação de pirâmides e embalsamento de mortos pelos egípcios, nas construções de estradas e combustível para tochas pelos romanos, nas embarcações fenícias para vedar buracos pequenos, para combustível de lampiões e de automóveis principalmente nos Estados Unidos e, atualmente, além de ser usado como combustível, também é usado para fabricação de plásticos.
Mostre, num mapa-múndi ou globo, a localização dos povos egípcios no atual Egito, povos romanos a partir de Roma da atual Itália, dos fenícios a partir do atual Líbano e dos estadunidenses, a partir da Pensilvânia, nordeste dos Estados Unidos.
Pergunte: vocês acham esses povos tiveram o seu jeito de viver diariamente mudados com o petróleo e seus derivados? Mostre que o petróleo mudou o jeito das pessoas viverem facilitando suas rotinas, como por exemplo, estradas de pedras bem unidas que ligavam um lugar ao outro, sem necessidade de passar por estrada de terra, uma iluminação mais rápida de ser acesa, transportes mais velozes e sem necessidade de tração animal e plásticos que não enferrujam e que duram mais tempo.
Depois pergunte também: mas será que, por exemplo, o plástico que veio do petróleo, também pode trazer alguma mudança negativa?
Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Pirâmides de Gizé. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pyramids_of_Giza_-_panoramio.jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Estrada romana antiga perto de Tall Aqibrin, na Síria, que ligava Antioquia e Cálcis. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ancient_Roman_road_of_Tall_Aqibrin.jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Fonte da imagem 3: Wikimedia Commons. Anubis, supervisor do processo de mumificação. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WLANL_-_andrevanb_-_kist_uit_de_27-_31e_dynastie_(4).jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Fonte da imagem 4: Wikimedia Commons. Reconstrução de embarcação fenícia naufragada, Mazarrón II, no Museu Nacional de Arqueologia Subaquática de Cartagena (ARQUA). Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pecio_fenicio_II_de_Mazarr%C3%B3n_(retocado).jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Fonte da imagem 5: Wikimedia Commons. Eros segurando uma tocha nos mosaicos romanos que ficam no Museu Arqueológico El Jem, na Tunísia. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:El_Jem_Museum_Roman_mosaics.jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Fonte da imagem 6: Wikimedia Commons. Lampião a querosene para mesa, de 1929. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lamp,_kerosene_(AM_66900-2).jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Fonte da imagem 7: Wikimedia Commons. Automóvel modelo Ford T Touring, de 1923. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1923_Ford_T_Touring.jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Fonte da imagem 8: Wikimedia Commons. Cadeira de plástico. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Plastic_chair.jpg>. Acesso em 03 de março de 2019.
Para você saber mais: Sobre o uso do petróleo através dos tempos, leia “O petróleo da história antiga aos tempos atuais”, por Cetesb/SP, disponível em <https://www.cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/wp-content/uploads/sites/22/2013/12/O-petroleo-historia-antiga-tempos-atuias.pdf>, acesso em 10 de março de 2019.
Também leia o capítulo 1 “O surgimento da indústria petrolífera mundial”, da dissertação de mestrado “Os interesses petrolíferos internacionais em Angola: uma análise da influência do petróleo na vida econômica e política de Angola durante a Guerra Fria (1975-1992)”, por José de Jesus João Ferreira, disponível em <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18977/1/2015_Jos%C3%A9deJesusJo%C3%A3oFerreira.pdf>, acesso em 10 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Fale para os alunos que, para contribuir com as hipóteses deles sobre se o plástico pode trazer uma mudança negativa, eles lerão um trecho da notícia retirada da revista online Ciências Hoje das Crianças (CHC), escrita por Mara Figueira e publicada em 2008.
Leia o trecho ou projete o slide e faça uma leitura colaborativa.
Pergunte: as mudanças que o plástico pode trazer e que estão descritas nesse trecho são positivas ou negativas? Por que vocês acham isso? Vocês acham que essa notícia de 2008 continua atual? Existe alguma solução para o resultado negativo do uso do plástico que demora de 100 a 400 anos para se decompor naturalmente?
Explique que, no texto, a autora traz a ideia de que o plástico prejudica o meio ambiente, como oceanos, praias e rios, pois além da poluição, esses lugares sofrem com a liberação de substâncias químicas da decomposição do produto, e os animais, que comem plástico pensando ser alimento, podem ficar doentes e até morrer, além de ter mutações genéticas.
As outras respostas podem servir para os alunos expressarem suas opiniões e contribuírem com ideias para solucionar o problema do uso do plástico e do petróleo.
Fonte da notícia: É hora da faxina: Dia Mundial de Limpezas de Rios e Praias, por Mara Figueira. Publicado na revista online CHC, em 18 de setembro de 2008. Disponível em <http://chc.org.br/e-hora-da-faxina/>. Acesso em 03 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para os alunos produzirem em duplas, cartazes no papel canson, tamanho A3, com o tema “O uso do petróleo”.
Fale que, como eles já sabem de onde veio o plástico e para onde vai também, deverão elaborar um cartaz que servirá como uma propaganda, mostrando uma curiosidade sobre a história dos seres humanos com o petróleo e uma solução para o uso negativo dos derivados dele, principalmente o plástico.
Depois de terminado, escolha algumas duplas para apresentarem aos colegas.
Fixe os cartazes em um mural para expor todas as produções.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é facilitar a compreensão sobre as mudanças e o desenvolvimento da humanidade a partir da exploração do petróleo e derivados. Inicie a aula através de uma videoconferência, onde você deverá mostrar o slide e discorrer sobre as orientações definidas para essa etapa. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através do e-mail ou Google Classroom, juntamente com as orientações de observação e o questionamento para resolução. Defina uma data para a entrega da resolução das atividades propostas.
Envie o link - uma animação sobre a origem do petróleo (disponível aqui) - para que os alunos saibam mais sobre esse recurso.
Problematização
Envie o link da imagem disponibilizada nesta etapa, para que os alunos tenham uma melhor visualização. Agende uma videoconferência e siga as orientações propostas. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie os links das imagens, juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.
Caso seja possível na realidade de seus alunos, proponha que localizem os países citados nesta etapa através do Google Earth.
Sistematização
Algumas sugestões para que esta atividade seja executada no formato assíncrono: utilize o recurso Padlet - mural colaborativo em grupo; peça para que façam uma filmagem de alguma situação onde haja impacto positivo ou negativo do uso do plástico; solicite que elaborem uma cadeia de informações sobre algum produto que utilize plástico (da fabricação ao descarte).
Siga as orientações propostas. Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que os familiares assistam ao vídeo "Breve história do petróleo" (disponível aqui), e ajudem os alunos a obterem mais informações sobre o “ouro negro”.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Anderson Luís Nascimento
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
Objeto (s) de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
Palavras-Chave: Petróleo; Indústria petrolífera; Plástico; Titusville/PA - EUA.