Plano de Aula

Plano de aula: Os usos do petróleo

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, quadro, pincel para quadro ou giz, globo ou mapa-múndi, 15 folhas de canson A3 (1 para cada dupla), lápis coloridos, lápis de escrever, canetas hidrocor e fita adesiva.

Se não for usar o projetor, imprimir 1 cópia de cada arquivo do material complementar.

Material complementar:

“HIS4_02UND09 - CONTEXTO - sequência fabricação do plástico”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7aPh4npMvU4jcpUrdYsMzqnvta6PHD5Fpzc7tdPAMV8sYzFSUTqZjBPGUMJ/his4-02und09-contexto-sequencia-fabricacao-do-plastico.pdf

“HIS4_02UND09 - PROBLEMATIZAÇÃO - Titusville”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4s7CsSAMKkPQg4cznbfSSYZyJnrRFmh5S4cSCfHzaJgtHnWdWNbSvy2Y39PC/his4-02und09-problematizacao-titusville.pdf

“HIS4_02UND09 - PROBLEMATIZAÇÃO - uso do petróleo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GV4ms7yF3Swz9wsFFfFTWYvS5EUHDRMBKGKF3wWx755UbKvqwywPsU6X3265/his4-02und09-problematizacao-uso-do-petroleo.pdf

Para você saber mais:

Sobre a história do petróleo, assista

Sobre o uso do petróleo através dos tempos, leia “O petróleo: da história antiga aos tempos atuais”, por Cetesb/SP, disponível em <https://www.cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/wp-content/uploads/sites/22/2013/12/O-petroleo-historia-antiga-tempos-atuias.pdf>, acesso em 10 de março de 2019.

Também leia o capítulo 1 “O surgimento da indústria petrolífera mundial”, da dissertação de mestrado “Os interesses petrolíferos internacionais em Angola: uma análise da influência do petróleo na vida econômica e política de Angola durante a Guerra Fria (1975-1992)”, por José de Jesus João Ferreira, disponível em <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18977/1/2015_Jos%C3%A9deJesusJo%C3%A3oFerreira.pdf>, acesso em 10 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas produtivas. Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida pergunte: o que vocês acham que é petróleo? Para que vocês acham que ele serve? Que coisas podem ser feitas com ele? E que mudanças vocês acham que ele pode ter trazido para a humanidade?

Estimule para que os alunos deem suas hipóteses, pois nesse primeiro momento a pergunta serve mais para despertar a curiosidade do que para chegar à respostas adequadas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos