Textos problematização
Plano de Aula
Plano de aula: As diferentes comunidades indígenas e seus modos de vida nas cidades
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações locais
Por: Aline Soares Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Dois computadores, cartolina, papel sulfite, papéis coloridos, canetinha hidrocor, giz de cera, revistas diversas. Providencie mapas para localização das terras indígenas tratadas nos planos. Podem ser usados atlas escolares também.
Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano:
Problematização - Link para impressão dos textos de trabaho para grupos 1 e 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xxSWYe5bpDfXaBNhEHkEUnZSq9JGy66vc8H8GWngYts7vB5KpeVaHyGMz2eP/his4-03und01-textos-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Aqui você pode encontrar as comunidades indígenas tratadas no plano outras caso queira explorar - https://mirim.org (Acesso em 26 de fevereiro de 2019)
Para mais informações sobre o povo Fulni-ô - https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Fulni-%C3%B4#Os_Fulni-.C3.B4_no_mundo_dos_brancos (Acesso em 26 de fevereiro de 2019)
Para mais informações sobre o povo atikum - https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Atikum (Acesso em 26 de fevereiro de 2019)
Para saber mais do povo Krenak - https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Krenak (Acesso em 26 de fevereiro de 2019)
Para saber mais sobre o povo Ikpeng: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Ikpeng (Acesso em 26 de fevereiro de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os aspectos das culturas indígenas conhecidas, e como eles estão presentes no dia a dia. Pergunte aos alunos se conhecem alguma comunidade indígena e se sabem sobre seu modo de vida. Possibilite que os alunos levantem hipóteses nesse momento.
Chame atenção do grupo para a existência de diferentes comunidades indígenas e que muitas delas possuem maneiras bem distintas de viver e de se organizar. Explique que há índios que vivem nas grandes cidades, levando uma vida um pouco diferente do seu povo e com hábitos culturais incorporados dos não indígenas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS