Texto problematização
Plano de Aula
Plano de aula: As festas tradicionais e sua continuidade na cultura dos povos das cidades brasileiras
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações locais
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computadores conectados à internet, papel sulfite, tinta e lápis de colorir. Livros, revistas, fontes de pesquisa que tratam sobre a festa do Rosário (previamente selecionados), livros da biblioteca.
Material complementar:
Texto problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf
Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer a história da Folia de Reis assista: https://www.youtube.com/watch?v=LpQgSe7Pem8 (Acesso em 4 de abril de 2019)
Sobre a festa do Rosário: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064 (Acesso em 4 de abril de 2019)
Leia sobre as festas populares por regiões: http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2018/07/festas-populares-movimentam-economia-do-pais (Acesso em 4 de abril de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos para pensarem sobre os festejos que acontecem em sua cidade.
Chame atenção do grupo para a existência de diferentes festas populares e que elas guardam aspectos da cultura dos povos em espaços distintos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida sua turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique aos grupos que esse agrupamento será usado em outro momento da aula. Leia o trecho expresso nos slides e fale rapidamente sobre a importância das festas populares.
Peça aos alunos que analisem as fotos do slide.
Questione seu grupo:
Você conhece esta festa?
Como é celebrada?
Onde é celebrada?
O que as pessoas da foto parecem fazer?
Parece uma festa antiga?
Parece religiosa?
O que as imagens da foto 2 representam?
É comum realizarem esses festejos onde você mora?
Quais outras festas você conhece?
Qual o sentido das homenagens nessas festas?
Indague o grupo explorando as imagens e buscando informações sobre festejos e outras manifestações culturais de sua cidade/ estado.
Explique rapidamente ao grupo que a Folia de Reis é também conhecida como Reisado. É uma festa popular no Brasil e está ligada a aspectos religiosos. Mistura aspectos do folclore com os folguedos. Ela é realizada entre o Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos de pessoas saem pelas ruas da cidade passando pelas casas e tocando músicas populares e bíblicas em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa. A folia de Reis mistura a tradição portuguesa com a cultura dos povos brasileiros. Informe ao grupo que a Folia de Reis começou a ser festejada no Brasil em meados do século XIX e é festejada até hoje em muitas cidades brasileiras.
É esperado que o grupo identifique algumas festas tradicionais e caracterize-as. Não dê respostas, diga apenas que festejos como este da foto acontecem em muitas cidades pelo Brasil e eles têm como objetivo resgatar aspectos culturais importantes de povos que viveram no passado. As festas produzidas podem se relacionar a aspectos religiosos, folclóricos, da culinária, entre outros.
Apresente aos grupos as festas populares que ocorrem em praticamente todo o Brasil como o carnaval e a festa junina. Conversem sobre como eram realizadas essas festas e como são feitas hoje. Mostre aos alunos que as comemoração podem sofrer mudanças com o passar dos anos, mas que carregam elementos importantes que lembram sua origem. Questione os grupos se em todos os lugares elas são comemoradas da mesma forma.
Você pode buscar mais informações sobre essas festas aqui: http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2018/07/festas-populares-movimentam-economia-do-pais
Acesso em: 24/02/2019
Fonte das imagens:
1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Reisado_do_Mestre_Ded%C3%A9_de_Luna.jpg
Acesso: 23/02/2019
2 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/84/Cajueiro_Festa_de_Reis.jpg
Acesso: 23/02/2019
Fonte do trecho:
CRUZ, Mércia Socorro Ribeiro, MENEZES, Santos Menezes, PINTO, Odilon. I Encontro Baiano de Cultura – I EBECULT – FACOM/UFBA. Salvador – Ba, 2008.
Acesso em: 23/02/2019
Para adaptar à sua realidade: Apresente uma festa de sua região para o grupo. Traga imagens, representações de trajes típicos, de comidas e músicas. Pergunte aos alunos como essa festa é comemorada por eles.
Para você saber mais: Para conhecer a história da Folia de Reis assista:
https://www.youtube.com/watch?v=LpQgSe7Pem8
Acesso em: 24/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.
Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf
Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.
Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.
1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:
2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.
3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.
4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:
Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?
Esse tipo de festa acontece com frequência?
Tem origem religiosa?
A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?
Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?
5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.
6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.
Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf
7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.
Imagens dos slides:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg
Acesso: 20/02/2019
Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG
Acesso em: 20/02/2019
Disponível em:
Acesso em: 23/02/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG
Acesso em: 23/02/2019
Fonte do texto:
MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso: 20/02/2019
Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso em: 20/02/2019
Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.
Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf
Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.
Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.
1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:
2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.
3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.
4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:
Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?
Esse tipo de festa acontece com frequência?
Tem origem religiosa?
A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?
Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?
5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.
6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.
Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf
7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.
Imagens dos slides:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg
Acesso: 20/02/2019
Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG
Acesso em: 20/02/2019
Disponível em:
Acesso em: 23/02/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG
Acesso em: 23/02/2019
Fonte do texto:
MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso: 20/02/2019
Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso em: 20/02/2019
Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.
Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf
Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.
Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.
1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:
2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.
3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.
4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:
Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?
Esse tipo de festa acontece com frequência?
Tem origem religiosa?
A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?
Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?
5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.
6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.
Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf
7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.
Imagens dos slides:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg
Acesso: 20/02/2019
Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG
Acesso em: 20/02/2019
Disponível em:
Acesso em: 23/02/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG
Acesso em: 23/02/2019
Fonte do texto:
MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso: 20/02/2019
Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso em: 20/02/2019
Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.
Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf
Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.
Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.
1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:
2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.
3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.
4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:
Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?
Esse tipo de festa acontece com frequência?
Tem origem religiosa?
A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?
Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?
5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.
6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.
Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf
7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.
Imagens dos slides:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg
Acesso: 20/02/2019
Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG
Acesso em: 20/02/2019
Disponível em:
Acesso em: 23/02/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG
Acesso em: 23/02/2019
Fonte do texto:
MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso: 20/02/2019
Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso em: 20/02/2019
Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete ou entregue aos grupos as imagens que mostram fotos da Festa do Rosário.
Link das imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf
Peça aos alunos que analisem as roupas usadas pelas pessoas, os objetos que eles portam, os instrumentos musicais e as construções que aparecem ao fundo.
Os grupos devem construir hipóteses sobre o tipo de festa representada pelas imagens. Para isso é necessário que sejam acompanhados e indagados.
1- Ao final da problematização, espera-se que os grupos construam um texto respondendo às questões do slide 6, para isto:
2 - Leve os alunos para a biblioteca da escola, ou selecione materiais de pesquisa sobre este festejo e deixe a disposição dos grupos. Se for possível, use dispositivos conectados à internet para que pesquisem mais informações sobre essa festa. Informe aos grupos que as fotos representam a festa do Rosário e que esta festa é comemorada em algumas cidades brasileiras.
3 - Organização dos grupos - Auxilie os grupos na busca pelas melhores fontes e no registro de seus textos. Solicite aos alunos que os integrantes dividam suas tarefas de acordo com os momentos de: pesquisa, registro e apresentação. Ao final das pesquisas, o apresentador deve contar para o grupo as suas descobertas. Estimule os grupos a coletarem informações sobre outras festas tradicionais no Brasil.
4- Para que os alunos construam seu texto, indague-os com as questões sugeridas abaixo, a partir das análises das fotos e, na sequência, a pesquisa de dados. Direcione a produção dos alunos com alguns questionamentos:
Que tipo de roupa são usadas? São roupas do dia a dia?
Esse tipo de festa acontece com frequência?
Tem origem religiosa?
A partir da análise de fotos há predominância de alguma etnia?
Essa festa é tipicamente brasileira? Será que foi trazida por algum antepassado?
5 - Projete o slide 5 e dê um tempo para os alunos responderem e se prepararem para a apresentação das descobertas.
6 - Após a apresentação dos alunos leia o texto do slide 7 e 8, para somar informações às descobertas.
Caso prefira, entregue-o impresso. Imprima o link aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf
7 - Caso os grupos pesquisem sobre outras festas populares, peça a eles que guardem essas informações.
Imagens dos slides:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Dan%C3%A7a_das_Fitas_na_Festa_do_Ros%C3%A1rio.jpg
Acesso: 20/02/2019
Disponível em: ttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Festa_do_Ros%C3%A1rio_S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo.JPG
Acesso em: 20/02/2019
Disponível em:
Acesso em: 23/02/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Festa_do_Ros%C3%A1rio.JPG
Acesso em: 23/02/2019
Fonte do texto:
MONTEIRO, Lívia Nascimento. RESGATE - VOL. XXII, N.27 - JAN./JUN. 2014
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso: 20/02/2019
Para você saber mais: Leia o artigo completo aqui:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064
Acesso em: 20/02/2019
Ele servirá como apoio ao seu trabalho de orientação dos grupos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide. Caso não tenha recursos, leia as informações para os alunos.
Agora que os grupos levantaram as informações sobre a festa do Rosário e fizeram a revisão das produções, finalize a aula com as informações do texto:
A festa do Rosário é uma importante manifestação cultural que ocorre em algumas cidades brasileiras. Ela é uma forma de os descendentes dos antigos povos escravizados e demais pessoas da população manifestarem suas crenças religiosas. O festejo mudou em sua forma de ser comemorado e festejado pelos povos, mas é importante ressaltar que os aspectos religiosos ainda permanecem. O uso dos tambores, as roupas e fantasias, além das representações dos personagens principais. É importante que compreendam que muitas manifestações ainda estão vivas em determinados espaços e necessitam se manter vivas, pois muitas fazem parte do cenário religioso, onde as pessoas depositam sua fé, outras refletem a continuidade de tradições familiares, reunião de grupos com crenças e desejos semelhantes. É importante ressaltar que fazem parte da cultura popular e precisam compreender a importância dessas festividades em diferentes espaços.
Os alunos precisam perceber, ao final desta aula, que a continuidade dessas festividades, sejam de caráter religioso ou não, misturando aspectos folclóricos e de diferentes culturas são uma forma de reviver e exaltar a vida de nossos ancestrais, suas crenças e seu modo de vida.
Ao final das discussões, monte um grande mural na sala e peça aos grupos que registrem as informações mais importantes desse festejo. Peça para que ilustrem o mural com imagens e informações que caracterizam e que retratam a festa do Rosário na atualidade. Solicite que produzam uma legenda sobre as imagens. Se possível, traga imagens e entregue aos grupos para que enriqueçam o mural.
Pergunte aos grupos se conseguiram informações sobre outras festas, em caso afirmativo peça a eles para acrescentá-las ao mural.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer a diversidade da cultura brasileira através das tradições do povo. Inicie a aula, através de uma videoconferência e enviando os links das imagens para o WhatsApp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise das imagens. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução da atividade proposta.
Questione os alunos se eles (ou familiares) conhecem e já participaram destas festas.
Problematização
Para a execução desta atividade, será necessário agendar o dia da entrega do material produzido, visto que nem todos os alunos terão condições de executá-lo imediatamente. Faça este agendamento e informe aos alunos que eles poderão utilizar a forma de apresentação que for viável: cartazes (físicos ou usando o PowerPoint), murais virtuais, vídeos, áudios, dentre outros recursos. Caso faça a opção pelo trabalho dividindo a sala em duplas, utilize o recurso do Padlet ou do Google Docs para o trabalho colaborativo. Siga as orientações definidas. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material junto com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa. Utilize os links e arquivos disponibilizados.
Sistematização
Siga as orientações propostas. Na data definida, agende uma videoconferência para que os alunos possam apresentar os trabalhos. Caso faça a opção por aula assíncrona, faça a correção do material enviado pelos alunos, dê um feedback sobre os trabalhos e, se necessário, faça as devidas pontuações e argumentações, para que o objetivo desta aula seja alcançado. Peça que guardem as produções feitas, para que, quando retornarem à escola ,possam fazer um arquivo catalogado deste material para ser disponibilizado na biblioteca para outros estudantes.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que os familiares entrem no clima das festas juninas (outro festejo de grande importância cultural, social e econômico do país). Sugira que assistam ao vídeo “A história das Festas Juninas” (disponível aqui), comentem o que mais gostam neste tipo de festejo, preparem as comidas típicas, decorem a sala de estar, dancem ao ritmo das músicas juninas e se divirtam .
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
Objeto (s) de conhecimento: O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
Palavras Chave: Mudanças e permanências, sujeito histórico , manifestações culturais