Problematização - textos
Plano de Aula
Plano de aula: A culinária nordestina e a permanência dos costumes indígenas por meio dela
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações locais
Por: Aline Soares Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas A4 (sugestão de folhas padronizadas), lápis coloridos, canetas hidrocor, régua e caneta.
Material complementar:
Texto problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cS88ZNqmQRPd3RYeUZ5WCkFJeasRmsYQEft4FgbssKytV5KR8wz87NYpKcMM/his4-03und05-problematizacao-textos.pdf
Fundo padrão (HQ) Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EZsS5MVN4YpsWC6BNxKuFftYkWdYw6vqbsKKqE7dGFP6vAtmmz3uMcdBXVyH/his4-03und05-problematizacao-hq.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos para pensarem sobre a diversidade da culinária na sua família, na família de amigos e pessoas próximas.
Chame atenção do grupo para a diversidade da culinária brasileira. Pergunte rapidamente sobre os alimentos mais consumidos em alguns estados e regiões, e verifique se conhecem.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS