Texto problematização
Plano de Aula
Plano de aula: As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações locais
Por: Aline Soares Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computadores, IPads, celulares ou qualquer dispositivo conectado à internet, cartolina e caneta hidrocor. Produtos diversos que se originaram da Floresta Amazônica e seu entorno. Acesso à biblioteca da escola para pesquisa em livros e revistas. Materiais para pesquisa em sala, casa não seja possível a ida a biblioteca.
Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano:
Texto problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf
Texto problematização parte 2 - Trabalho com grupos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf
Imagens problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YtKZ926wu5bY8ywBZDYMEaxwmK8tYyaw3wX6mMUr9pC7EYXHgDgJPUyCpkzW/his4-03und03-imagens-de-apoio-problematizacao.pdf
Sites de apoio para os alunos:
Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb
Acesso em: 17/02/2019
Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/
Acesso em: 17/02/2019
Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/
Acesso em: 17/02/2019
Para você saber mais: Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019
Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte Acesso em: 17/02/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta do objetivo e peça aos alunos que reflitam sobre as populações que vivem no entorno da Floresta Amazônica.
Reflitam:
Onde está essa Floresta?
Quem são esses povos?
Quais atividades estabelecem?
Discuta essas questões para o grupo, mas não dê respostas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS