Plano de Aula

Plano de aula: A expansão marítima europeia e a chegada dos portugueses ao Brasil

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transporte e comércio

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor digital, material impresso (jogo de cartas), lápis, folhas de sulfite, quadro, marcador para quadro, papel cartão, cola, tesoura, celulares ou tablets ou notebooks ou computadores em sala.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EdKA65z2F9UbVkyRZEwxbcWe6TRsdrmtX9FVJpu6X3zqFWpbjgVctsZMpF6V/his4-07und01-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3tSgb2XTCMY2EvNCwSQXBef9WWykA4TMB8FjAkUnUYXeZpJ4FDbQQaVx5qQ/his4-07und01-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8K7AhMtyhtmCFyXREmF3Uem2vNTgtwDW3Pw2zCFjP8b2NMpdw3pCEaXjjK3g/his4-07und01-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste artigo, são apresentados alguns aspectos importantes sobre o comércio de especiarias do século XV:

https://historiadigital.org/curiosidades/5-especiarias-usadas-durante-a-expansao-maritima/Acesso em 14/03/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos.

Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula para os alunos.

Peça para um dos alunos ler o objetivo e converse com os mesmos:

  • De que assunto vai tratar nossa aula?
  • Que relação pode existir entre um comércio de alimentos e a história do Brasil?
  • Alguém sabe dizer o que foi o processo de expansão marítima europeia? (Conte um pouco aos alunos dizendo que foi uma época da história em que os europeus buscavam explorar o globo terrestre em busca de novas terras e do domínio do comércio e que trouxe consequências para a África e para o Brasil, como a dizimação dos povos indígenas, a escravização de pessoas… e que esse período está relacionado ao trecho “busca por riquezas e especiarias” no objetivo).
  • Alguém sabe o que quer dizer o termo “América Portuguesa”? (Caso os alunos não saibam, explique que esse termo se refere ao Brasil quando ainda não tinha recebido esse nome e que era tido como o Novo Mundo pelos portugueses, ou seja, podemos dizer América Portuguesa pelo fato de os portugueses terem chegado aqui e se apropriado de um espaço que pertencia a outros povos, os indígenas, que foram completamente ignorados na busca por riquezas e conquista de novas terras).

Para você saber mais:

Neste link a autora Vanessa de Souza, apresenta um artigo sobre a relação existente entre a expansão marítima e a chegada dos portugueses ao Brasil.

http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/asgrandesnavegacoeseodescobrimentodobrasil.pdf Acesso em 14 de Março de 2019.

Neste link, mapas mostram as rotas da expansão marítima europeia desde 1500, em imagens ricas em informação.

https://atlas.fgv.br/marcos/grandes-navegacoes/mapas/grandes-navegacoes Acesso em 14 de Março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA