GEO4_08UND04 - Atividade_ Jogo da Memória
Plano de Aula
Plano de aula: Matéria-prima X Produto
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção
Por: Giani Peres Pirozzi
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE08: descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagens de materiais escolares;
- Projetor multimídia, computador, quadro;
- Cartolina ou folha para sistematização;
Material complementar:
Folhas impressas para atividade do jogo da memória, disponível no link abaixo:
Link para os vídeos:
ROCHA, Leonardo. Você já parou para pensar como são feitos os clipes de papel? Mega Curioso, 2014. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/utensilios/46852-voce-ja-parou-para-pensar-como-sao-feitos-os-clipes-de-papel.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.
Como é a fabricação da caneta esferográfica. 2017 (3min18seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nlFO89tsatk>. Acesso em: 14 fev 2019.
Como é feito um lápis. 2016 (3min38seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHtzPfNRXhQ>. Acesso em: 14 fev 2019.
Como é fabricado o papel. 2016 (6min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rFqpki-sScM&t=225s>. Acesso em: 14 fev 2019.
Transformando copos descartáveis em réguas. 2013 (2min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8_mz0sPU8qM>. Acesso em: 14 fev 2019.
O plástico como matéria-prima. Disponível em: <http://www.plasticotransforma.com.br/materia-prima>. Acesso em: 27 fev 2019.
De onde vem o plástico. Estudo Kids. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/de-onde-vem-o-plastico/>. Acesso em: 27 fev 2019.
Processo produtivo da borracha natural. 2013 (9min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=63yNzBMVpxc>. Acesso em: 27 fev 2019.
Para você saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:
PENA, Rodolfo Alves. Matéria-prima. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/materiaprima.htm>. Acesso em: 10 fev 2019.
MELO, Priscila. Matéria-prima. Escola Kids. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/materia-prima-definicao-tipos-e-importancia/>. Acesso em: 14 fev 2019.
Material escolar: reflita antes de comprar. Disponível em: <https://edukatu.org.br/cats/2/posts/2617>. Acesso em: 10 fev 2019.
Como são fabricados os materiais escolares. Comércio de Jahu, 16/01/2011. Disponível em: <http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1001605/Como+s%C3%A3o+fabricados+materiais+escolares>. Acesso em 10 fev 2019.
livro infantil
AZEVEDO, Ricardo. Meu material escolar. São Paulo: Moderna, 2000.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.
Indústria: é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.
Material escolar: materiais que utilizamos nas escolas (lápis, caderno, borracha, apontador, tesoura, livro, estojo, mochila, transferidor, réguas, etc).
Celulose: Chamada de pasta química, é a matéria-prima utilizada na fabricação de diversos tipos de papéis.
Plástico: é um derivado do petróleo. Isso significa que o petróleo é a matéria-prima para fazer o plástico. Compostos por moléculas, que são pequenos pedaços que formam os materiais, o plástico pertence ao grupo dos polímeros.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Da matéria-prima ao produto para consumo”.
Comente com os estudantes se eles sabem o que é matéria-prima e como se dá o processo de transformação da matéria-prima nos produtos disponíveis para consumo. Numa espécie de roda de conversa, peça para que eles observem os seus materiais escolares. Dentro das mochilas escolares, quais produtos podem ser encontrados. Espera-se nesse momento que os estudantes citem os produtos: cadernos, livros, colas, canetas, lápis, borracha, réguas, estojo, clipe, etc.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS