Plano de Aula

Plano de aula: Produção do pão

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE08: descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens sobre o processo de produção do pão (plantação de trigo, farinha, padaria, pão pronto para o consumo…)
  • Folhas impressas para atividades;
  • TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.

Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.

Atividade em dupla (ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sK7ZGTNteXtVDYgMw5jvY9YeBs55K7AaR9rRYYHpAgaMHbs789daVsZFA6Ff/ge04-08und02-producao-do-pao.pdf

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico.

QUENTAL, Cristina; MAGALHÃES, Mariana. O ciclo do pão. São Paulo: Leya, 2013. Disponível em: <http://bibliotecadoscorreios.blogspot.com/2011/02/ciclo-do-po-more-powerpoint.html>. Acesso em: 25 jan 2019.

Link para os vídeos:

De onde vem o pão? #Episódio 14. 2015 (4min31seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ>. Acesso em 25 jan 2019.

Música do Pão. Museu do Pão (Portugal). 2009 (5min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=28&v=wgnnGEFXkCM>. Acesso em: 25 jan 2019.

MOURAF, Felipe. Fabricação do pão. 2008 (5min36seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=211&v=qZkJbhqY_IQ>. Acesso em: 25 jan 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Industrialização: é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.

Comércio: Negociação direta por meio do dinheiro. Venda e compra de produtos. O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro: O pão nosso de cada dia.

Pergunte aos estudantes se eles sabem qual é a origem do pão que eles comem. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção desse pão?

Numa espécie de roda de conversa, pergunte que tipo de pão estão presentes no nosso dia-a-dia. Espera-se nesse momento que os estudantes digam quais pães estão presentes em sua vida (seja em casa, na escola ou em outros locais).

Por exemplo: pão de fôrma, pão francês, pão de centeio, pão caseiro, pão doce, pão sírio, bisnaguinha, sovado, etc.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS