GE04_08UND02 - Produção do pão
Plano de Aula
Plano de aula: Produção do pão
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção
Por: Giani Peres Pirozzi
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE08: descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagens sobre o processo de produção do pão (plantação de trigo, farinha, padaria, pão pronto para o consumo…)
- Folhas impressas para atividades;
- TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.
Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.
Atividade em dupla (ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sK7ZGTNteXtVDYgMw5jvY9YeBs55K7AaR9rRYYHpAgaMHbs789daVsZFA6Ff/ge04-08und02-producao-do-pao.pdf
Para você saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico.
QUENTAL, Cristina; MAGALHÃES, Mariana. O ciclo do pão. São Paulo: Leya, 2013. Disponível em: <http://bibliotecadoscorreios.blogspot.com/2011/02/ciclo-do-po-more-powerpoint.html>. Acesso em: 25 jan 2019.
Link para os vídeos:
De onde vem o pão? #Episódio 14. 2015 (4min31seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ>. Acesso em 25 jan 2019.
Música do Pão. Museu do Pão (Portugal). 2009 (5min46seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=28&v=wgnnGEFXkCM>. Acesso em: 25 jan 2019.
MOURAF, Felipe. Fabricação do pão. 2008 (5min36seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=211&v=qZkJbhqY_IQ>. Acesso em: 25 jan 2019.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.
Industrialização: é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.
Comércio: Negociação direta por meio do dinheiro. Venda e compra de produtos. O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro: O pão nosso de cada dia.
Pergunte aos estudantes se eles sabem qual é a origem do pão que eles comem. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção desse pão?
Numa espécie de roda de conversa, pergunte que tipo de pão estão presentes no nosso dia-a-dia. Espera-se nesse momento que os estudantes digam quais pães estão presentes em sua vida (seja em casa, na escola ou em outros locais).
Por exemplo: pão de fôrma, pão francês, pão de centeio, pão caseiro, pão doce, pão sírio, bisnaguinha, sovado, etc.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS