Plano de Aula

Plano de aula: Recursos Florestais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produtividade, rentabilidade e segurança alimentar

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Como esse plano envolve interpretação e análise de mapa, você pode trabalhar também com a habilidade EF09GE14 que envolve, entre outras ferramentas (como gráficos de barras, setores e mapas esquemáticos ou anamorfoses), o uso e a interpretação de mapas temáticos para analisar, sintetizar e apresentar dados, e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. Caso seja interessante, também poderá abordar a habilidade EF09GE18 que busca identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais em diferentes países.

Materiais necessários: Folha sulfite, caneta ou lápis, se preferir coloridos.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EXuyx7P7gNqfXzUMSaBMebGvaPBE2BmzEPbNqMmV7JAymXCrhmf5MH6KTMNF/geo09-13und05-mapa-variacao-da-cobertura-florestal.pdf

Mapa: Variação da Cobertura Florestal por Região - 1990 - 2010

Link para os mapas:

Mapa: Variação da Cobertura Florestal por Região - 1990 - 2010

Annual change in forest area by region. FAO - Global Forest Resource Assessment. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2019.

Para você saber mais:

Outras informações a respeito do assunto podem ser averiguadas no site da FAO - Global Forest Resource Assessment. Disponível em: http://www.fao.org/forestry/fra/62219/en/, que apresenta outros mapas relativos ao tema.

Também o site: Global Forest Watch, disponível em: https://www.globalforestwatch.org/; oferece dados atualizados, tecnologia e ferramentas para auxiliar pessoas em todos os lugares a protegerem as florestas.

O link: https://blog.globalforestwatch.org/ que apresenta artigos, informações, gráficos e dados recentes sobre a perda florestal no mundo e no Brasil.

Também o link da mesma instituição: https://www.globalforestwatch.org/map que fornece mapas interativos a respeito do mesmo assunto.

O artigo abaixo apresenta informações sobre a substituição dos ambientes naturais por pastagens e cultivos, além de mapa e gráfico sobre a perda de cobertura arbórea entre 2001 e 2014, e projeções para 2050 para perda florestal:

MARQUES, Luis. O Grande Massacre das Árvores. Disponível em: <https://qualidadeonline.wordpress.com/page/18/>. Acesso em: 16 jan. 2019.

DANTAS, Caroline. Empresas produtoras de matéria-prima são ligadas a 27% do desmatamento permanente no mundo, diz estudo. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/09/13/empresas-produtoras-de-materia-prima-sao-ligadas-a-27-do-desmatamento-permanente-no-mundo-diz-estudo.ghtml>. Acesso em: 16 jan. 2019.

É desmatamento quando uma árvore cai? Disponível em: <https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/10/e-desmatamento-quando-uma-arvore-cai>. Acesso em: 16 jan. 2019.

O artigo abaixo explica o conceito de silvicultura detalhadamente, e o seguinte aborda o papel da silvicultura no mundo com dados e exemplos específicos de experiência de manejo florestal.

BENTES-GAMA, Michelliny de Matos. O que é silvicultura? Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/silvicultura>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Silvicultura e manejo. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Disponível em: <http://www.ipef.br/silvicultura/>. Acesso em: 16 jan. 2019.

O site abaixo apresenta experiências nos estados do Paraná, Minas Gerias, Mato Grosso, Pará e Espírito Santo de sistemas agroflorestais:

Reflorestamento: Brasil é um dos maiores produtores de florestas plantadas do mundo. Disponível em: <http://cerradoeditora.com.br/cerrado/reflorestamento-brasil-e-um-dos-maiores-produtores-de-florestas-plantadas-do-mundo/>. Acesso em: 16 jan. 2019.

A silvicultura é uma resposta viável ao consumo de madeira necessário para a produção de itens comuns na vida moderna. Disponível em: <https://www.celuloseonline.com.br/silvicultura-e-uma-resposta-viavel-ao-consumo-de-madeira-necessario-para-producao-de-itens-comuns-na-vida-moderna/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Contextos prévios: Talvez seja interessante que os alunos tenham ciência sobre a diferença entre os termos silvicultura e reflorestamento. Também devem compreender que existe, no setor primário, comercialização de recursos florestais provenientes do extrativismo vegetal, tais como extração de madeira, frutos, sementes, e até mesmo seiva das plantas (ex. látex da seringueira, matéria-prima da borracha).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse plano de aula procura discutir a exploração dos recursos florestais e a função da silvicultura e do reflorestamento no mundo. Você deve dividir a sala em grupos de 3 a 4 alunos para trabalharem em conjunto. Os alunos deverão analisar um mapa da Variação da Cobertura Florestal por regiões entre 1990 e 2010 para compreender a exploração dos recursos florestais no mundo e o papel da silvicultura e reflorestamento na obtenção de matérias-primas e recomposição de espécies.

A ideia é que elaborem um quadro de hipóteses que expliquem as diferenças regionais na perda e ganho de cobertura florestal nas regiões no mundo e troquem entre si as informações de seus quadros para ampliarem as discussões e conclusões acerca do assunto.

Para iniciar leia o título, explique a importância dos recursos florestais no planeta. A exploração florestal é feita para obtenção de frutos, sementes, seiva de plantas e madeira. Como exemplo podemos citar: o açaí, cupuaçu, dendê que são frutos de extrativismo vegetal; as castanhas, avelã, amêndoas que são sementes comercializadas como frutas secas; o látex da seringueira para fazer a borracha e a madeira para uso na construção civil, móveis e papel e celulose. Busque definir, junto aos alunos, a diferença entre silvicultura e reflorestamento.

A silvicultura trata-se da ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado (por exemplo plantio de pínus e eucalipto, para atender o mercado internacional de madeira para móveis planejados, papel e celulose) e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das floresta. Já o reflorestamento busca a recomposição da mata nativa em áreas degradadas, envolve a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento.

É interessante que os alunos tenham ciência sobre a diferença entre os termos silvicultura e reflorestamento. Também devem compreender que existe, no setor primário, comercialização de recursos florestais provenientes do extrativismo vegetal, tais como extração de madeira, frutos, sementes, e até mesmo seiva das plantas (ex. látex da seringueira, matéria-prima da borracha). Caso não conheçam esses conceitos, explique nesse 1º slide com as informações fornecidas em “Orientações”.

Para você saber mais:

A silvicultura é uma resposta viável ao consumo de madeira necessário para a produção de itens comuns na vida moderna. Disponível em: <https://www.celuloseonline.com.br/silvicultura-e-uma-resposta-viavel-ao-consumo-de-madeira-necessario-para-producao-de-itens-comuns-na-vida-moderna/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

BENTES-GAMA, Michelliny de Matos. O que é silvicultura? Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/silvicultura>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Reflorestamento: Brasil é um dos maiores produtores de florestas plantadas do mundo. Disponível em: <http://cerradoeditora.com.br/cerrado/reflorestamento-brasil-e-um-dos-maiores-produtores-de-florestas-plantadas-do-mundo/>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Silvicultura e manejo. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Disponível em: <http://www.ipef.br/silvicultura/>. Acesso em: 16 jan. 2019.

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