GE04_08UNID01 - Sistematização - Imagens da produção de papel
Plano de Aula
Plano de aula: Produção do Papel
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção
Por: Giani Peres Pirozzi
Sobre este plano
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagens da produção do papel (árvores, produção do papel, jornais, revistas, leitura ou escrita (uso do papel), reciclagem do papel, processo de reciclagem, etc);
- Vídeo: Kika - De onde vem o papel? - Episódio 5.
- Folhas de cartolina; cola ou fita adesiva; canetinhas hidrocor;
- TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.
Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.
Link para os vídeos:
Kika - De onde vem o papel? Episódio 5 - O papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k
Acesso em 21/01/2019.
Para você saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:
- HAYASAKA, Enio Yoshinori e NISHIDA, Silvia Mitiko. Origem do Papel. Unesp. Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm Acesso em 23/01/2019.
- Como é fabricado o papel. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/como-e-fabricado-o-papel.htm Acesso em 23/01/2019.
- Papel. Ciclo do papel. Livro do aluno. http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/papel Acesso em 23/01/2019. Neste link é possível encontrar uma apresentação audiovisual em que o ciclo e o fabrico do papel são expostos.
Consulte os materiais antecipadamente. Caso não disponha de acesso à internet no decorrer da aula, salve os arquivos mais relevantes que deseje compartilhar com os estudantes.
Caso você tenha interesse em continuar essa temática em sala de aula, poderá também acessar novos planos da Revista Nova Escola, como é o caso do plano: “Reciclagem do papel” - que abordará a continuidade da produção do papel e sua reciclagem.
Livros infantis:
ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro do papel. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.
Indústria: é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.
Agricultura: é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Produção do Papel. Comente com os estudantes se eles sabem qual é a origem do papel. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção do papel. Numa espécie de roda de conversa, pergunte onde utilizamos o papel do nosso cotidiano. Espera-se nesse momento que o estudante diga que o papel está presente: nos cadernos, nos livros, jornais, embalagens, revistas, papel higiênico, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, utilizamos o papel em diferentes momentos do nosso dia a dia.
Como adequar à sua realidade:
Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente utilizar como exemplo o próprio material escolar dos estudantes e o que mais há na sala de aula que é feito com papel.
Fonte das imagens:
Unsplash. Roman Kraft. Disponível em: https://unsplash.com/photos/_Zua2hyvTBk Acesso em 25/01/2019.
Unsplash. Mr. Cup. Fabien Barral. Disponível em: https://unsplash.com/photos/Mwuod2cm8g4 Acesso em 25/01/2019.
Contextualização
Orientações: Projete o slide, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, utilizamos o papel em diferentes momentos do nosso dia a dia.
Como adequar à sua realidade:
Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente utilizar como exemplo o próprio material escolar dos estudantes e o que mais há na sala de aula que é feito com papel.
Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.
Contextualização
Orientações: Projete o slide acima e, exemplifique outros usos do papel (como papel higiênico, materiais para leitura, etc). Após resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes, apresente o vídeo: Kika: De onde vem o papel? Episódio 5 - O papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k Acesso em 21/01/2019.
O vídeo da Kika sobre a origem do papel será a ação mobilizadora e introdutória de sua aula. Depois pergunte aos estudantes o que eles observaram do vídeo. Que informações do vídeo eles já conheciam, quais informações são novidade. Destaque para os estudantes que para que o papel chegue até nossas mãos, passa por um longo percurso que envolve a industrialização.
Como adequar à sua realidade:
Como sugestão, faça o download do vídeo antecipadamente (4’52”), assim, se não tiver acesso à internet, você poderá exibir o vídeo normalmente. Caso você não consiga exibir o vídeo ou não dispor de internet durante a aula, você poderá acessar outros materiais, sites antecipadamente e trazer outras imagens que considere interessante.
Você pode utilizar alguns livros infantis para fazer essa contextualização. Abaixo segue uma dica de livro infantil na qual você encontrará informações e imagens para ilustrar e contextualizar sua aula acerca dessa temática.
Para você saber mais:
Livros infantis:
ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro do papel. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após assistir ao vídeo: “Kika: De onde vem o papel?”, projete a problematização ou leia para a turma. Instigue-os a pensar sobre o processo de produção do papel, contextualizando o campo e a cidade dentro dessa produção.
Por exemplo, comente: para que todos os estudantes tenham um caderno para fazer as atividades, esse produto passou por um processo de transformação, desde a sua matéria-prima até a industrialização.
Neste momento, você será o escriba da turma. Reconstrua no quadro os passos da produção do papel, sempre esperando que os estudantes tenham a iniciativa da fala e indiquem os caminhos para que você faça essas ilustrações. Desse modo, os estudantes serão instigados a refletir sobre esse processo, desde a matéria prima (eucalipto), passando pelo processo de industrialização, até a disponibilização no comércio, como produto para consumo.
Para você saber mais:
Como é fabricado o papel. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/como-e-fabricado-o-papel.htm Acesso em 23/01/2019.
Papel. Ciclo do papel. Livro do aluno. http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/papel Acesso em 23/01/2019. Neste link é possível encontrar uma apresentação audiovisual em que o ciclo e o fabrico do papel são expostos.
Para você saber mais:
Caso os estudantes tenham interesse em ampliar a discussão acerca dessa temática, pode ser abordada também a questão da reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Ou seja, depois que utilizamos o papel, podemos descartá-lo no lixo reciclável para que seja possível reduzir o consumo de madeira (matéria prima para o papel). Dessa forma, estaremos contribuindo com uma maior sustentabilidade do meio ambiente.
*Acesse o plano da Nova Escola sobre Reciclagem do papel.
Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste momento, divida a classe em grupo (no máximo 4 estudantes por grupo). Entregue uma cartolina e as imagens que estão no arquivo em anexo. Indique que os estudantes recortem as imagens e disponham na cartolina da forma que melhor representem a produção do papel, podendo complementar esse sistematização com flechas, conectores, setas, palavras, título, desenhos, etc. Para que os cartazes não fiquem todos iguais, solicitar aos alunos que componham não só conectores mas que elaborem novos desenhos, símbolos ou fotos outras etapas. Exemplo: plantio dos eucaliptos/pinheiros, corte das árvores, transporte das árvores e do produto final, entre outros.
Imagens para atividade do ciclo do papel: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z3uVdHd6dPVs8Bb74vQVZp6JubzMbCPeMC4Q4rnmqQzM5NhYRsgpm58rkNVH/ge04-08unid01-sistematizacao-imagens-da-producao-de-papel.pdf
Como adequar a sua realidade:
Como adequar a sua realidade: Caso não seja possível a impressão das imagens para recorte, proponha aos estudantes que, após conhecerem a origem do papel, sua matéria prima, registrem por meio de desenhos, a sequência de todo esse processo de produção do papel.
Caso os estudantes tenham que desenhar todas as imagens, necessitarão de maior tempo. Desse modo, reveja a gestão do tempo em sua aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesses minutos finais da aula, cada grupo mostrará os cartazes que construíram sobre a produção do papel e farão uma breve explanação do caminho que percorreram nesta atividade.
Como adequar à sua realidade: Pode ser que alguns grupos não sigam a sequência esperada. No documento com as imagens de apoio para o professor, consta na 2ª página, a sequência esperada que os estudantes sigam. Assim, você, enquanto mediador da turma, fará as intervenções finais neste momento da aula, sistematizando os conhecimentos junto aos estudantes.
Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://images.unsplash.com/photo-1512314889357-e157c22f938d?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=751&q=80 Acesso em 21/01/2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Um dia antes da aula de Geografia, peça que os alunos listem ações do dia a dia em que usam papel. Não entre em detalhes sobre a tarefa. A ideia é que eles tenham conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser ensinado.
Oriente os alunos a compartilharem suas anotações no grupo que estiver sendo usado para comunicação. Como previsto no plano original, espera-se que eles mencionem exemplos com diferentes tipos de papel, tamanhos e formas presentes nos cadernos, livros, jornais, embalagens, revistas, papel higiênico etc.
Contextualização
De maneira assincrônica, siga a proposta do plano de aula original e encaminhe aos alunos:
- os slides da problematização;
- o vídeo “Kika - De onde vem o papel?”, disponível aqui.
Problematização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos a problematização original do plano: “Quais são as etapas que envolvem o processo de fabricação do papel?”. Acrescente à reflexão outras questões, como:
- Será que o processo de fabricação do papel neste momento de combate à Covid-19 se modificou?
- Há algum tipo de papel que está sendo mais comercializado que outro neste momento de quarentena?
Ação propositiva
Neste momento, a ideia é que, com o auxílio dos familiares, os alunos elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, sobre o ciclo de produção do papel. Para isso, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
- “Mapa mental: um método criativo de estudo”, disponível aqui;
- “Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes”, disponível aqui.
Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem no grupo que a classe estiver usando para comunicação.
Sistematização
Nesta etapa, socialize com a sala toda os mapas mentais compartilhados.
Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares a alguns vídeos:
- “Como é fabricado o papel”, disponível aqui;
- “Processo produtivo – Papel”, disponível aqui;
- “O processo de produção da celulose na Fibria”, disponível aqui.
E que leiam as seguintes matérias:
- “Consumo de papel higiênico aumenta 211% durante pandemia, diz estudo”, disponível aqui;
- “Efeitos da Covid-19 na indústria florestal brasileira”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Giani Peres Pirozzi
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar etapas do processo de produção do papel, desde sua matéria-prima até o produto disponível para uso e consumo.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA