GE04_08UNID01 - Sistematização - Imagens da produção de papel
Plano de Aula
Plano de aula: Produção do Papel
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção
Por: Giani Peres Pirozzi
Aula
Sobre este plano
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagens da produção do papel (árvores, produção do papel, jornais, revistas, leitura ou escrita (uso do papel), reciclagem do papel, processo de reciclagem, etc);
- Vídeo: Kika - De onde vem o papel? - Episódio 5.
- Folhas de cartolina; cola ou fita adesiva; canetinhas hidrocor;
- TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.
Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.
Link para os vídeos:
Kika - De onde vem o papel? Episódio 5 - O papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k
Acesso em 21/01/2019.
Para você saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:
- HAYASAKA, Enio Yoshinori e NISHIDA, Silvia Mitiko. Origem do Papel. Unesp. Disponível em: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm Acesso em 23/01/2019.
- Como é fabricado o papel. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/como-e-fabricado-o-papel.htm Acesso em 23/01/2019.
- Papel. Ciclo do papel. Livro do aluno. http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/papel Acesso em 23/01/2019. Neste link é possível encontrar uma apresentação audiovisual em que o ciclo e o fabrico do papel são expostos.
Consulte os materiais antecipadamente. Caso não disponha de acesso à internet no decorrer da aula, salve os arquivos mais relevantes que deseje compartilhar com os estudantes.
Caso você tenha interesse em continuar essa temática em sala de aula, poderá também acessar novos planos da Revista Nova Escola, como é o caso do plano: “Reciclagem do papel” - que abordará a continuidade da produção do papel e sua reciclagem.
Livros infantis:
ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro do papel. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.
Indústria: é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.
Agricultura: é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Produção do Papel. Comente com os estudantes se eles sabem qual é a origem do papel. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção do papel. Numa espécie de roda de conversa, pergunte onde utilizamos o papel do nosso cotidiano. Espera-se nesse momento que o estudante diga que o papel está presente: nos cadernos, nos livros, jornais, embalagens, revistas, papel higiênico, etc.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS