Plano de Aula

Plano de aula: O consumo nas grandes cidades

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias. Este plano, em específico, guarda o objetivo de discutir a produção e circulação de mercadorias a partir do consumo em massa motivado pelas propagandas e, por consequência, intensa acumulação de lixo gerado pelo modelo capitalista de desenvolvimento. O plano conta com discussões seguidas de atividades individuais de estudo dirigido, elaboração de gráfico e simulação de texto para matéria de jornal.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (caso não seja possível utilizar o projetor recomenda-se a utilização do quadro)
  • Caderno, lápis grafite, borracha, lápis de cor, régua

Material complementar:

Imagens utilizadas no plano:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JhYDxqajaKWXUesmpHVGCNcxkqEfHetfKVcgwesvW8NT24WtSuQd3uxdvKQW/geo7-06und04-imagens-utilizadas-no-plano.pdf

Link para os mapas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6pUZ9zTp6MCkZpaX6rRWaxeYHGcw5tNyhN4NeMd3qyN7hQgxyM8yBHdmvfyn/geo7-06und04-mapas-utilizados-no-plano.pdf

Para você saber mais:

Em sua obra “O espaço do cidadão”, o professor Milton Santo sugere que, no Brasil, não existem cidadãos, mas sim consumidores, existindo porém, uma forte concepção de que ser cidadão é ser capaz de consumir bens e serviços. Segundo o autor, há um sufocamento da cultura e do exercício da cidadania em detrimento de padrões de consumo pautados em ideais de desenvolvimento econômico movido pelo capitalismo financeiro. Há, desta forma, uma construção do imaginário de “progresso” que se associa à aquisição de bens materiais, sendo a mídia uma grande articuladora e promotora desta ideologia do consumo como forma de satisfação individual e coletiva. O autor propõe um modelo de sociedade na qual os direitos não sejam configurados enquanto privilégios e da quebra de valores subjugados ao consumo.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ªed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. 167 p.

Panorama de resíduos sólidos no Brasil. Relatório referente a 2017. Disponível em:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAEzpKVaApmuCqMUdYr2CaUzhY8dUzjps8kQHs42kfmmadTAVRttgtdVyvqk/panorama-abrelpe-2017.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva no quadro ou projete o tema da aula aos alunos. Pergunte, primeiramente, se eles sabem do que se trata a expressão “consumo em massa” e, caso nenhum dos alunos traga uma concepção em harmonia com a aula, diga que o termo “em massa” se refere a alguma coisa em grande quantidade. Desta forma, exponha que nesta aula será discutida da relação entre a produção de mercadorias e o seu consumo em grandes quantidades pelas pessoas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados